Espacojames


Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 15308 - O conselho de Santo Agostinho para os desorganizados e distraídos
Artigo visto 289 vezes




Visto: 289
Postado em: 11/06/19 às 10:44:44 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=15308
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos

Veja como evitar a situação difícil por não conseguir encontrar algo importante

Este artigo é para pessoas como eu que ocasionalmente entram em pânico quando não conseguem encontrar algo urgente. Talvez você tenha passado por isso: você precisa de um documento oficial – uma certidão de nascimento ou de casamento, talvez – e quando você começa a procurar, percebe que não é onde você tinha certeza de que havia deixado. Você começa a procurar em todos os lugares, verificando os mesmos lugares várias vezes, e começa a sentir um nó no estômago.

Isso acontece com todos os tipos de coisas – desde as chaves do carro até os contratos e as fotos da família. Você sabe que colocou em algum lugar por perto, mas agora está completamente perdido. Você sabe que cada coisa deve ter o seu lugar, mas continua reconhecendo que vai levar algum tempo até se organizar melhor. E agora você se encontra nessa situação, suando frio por não encontrar algo importante. Essa experiência deve nos convencer a finalmente tomar as medidas necessárias para que isso nunca mais aconteça conosco. Então vamos fazer isso!

Santo Agostinho tem um excelente conselho que pode nos ajudar a evitar esse tipo de estresse no futuro: proteja a ordem e a ordem protegerá você. Agostinho pode ter vivido 16 séculos atrás, mas seu bom senso e ampla experiência de vida brilham em seu conselho, que é tão útil hoje quanto era naquela época.

O que significa “proteger a ordem”? Santo Agostinho disse em um contexto mais amplo, que incluía nossa vida espiritual, bem como nossas faculdades mentais e assuntos práticos. No entanto, neste caso específico, em relação a coisas materiais, isso significa que devemos deixar tudo em seu lugar sempre que terminarmos de usá-lo, seja uma simples tesoura ou óculos de sol, uma certidão de nascimento ou uma foto de casamento. Precisamos manter “um lugar para tudo e tudo em seu lugar”.

O inimigo real aqui é a maneira como nos enganamos, dizendo: “vou deixar aqui por um minuto”, ou “vou colocar isso em seu lugar mais tarde, quando tiver tempo”.

Mas a realidade é: se não colocarmos imediatamente algo em seu lugar, poderemos esquecer de fazê-lo mais tarde, e quando realmente precisarmos do que estamos procurando, sofreremos por nossa falta de previsão. Pode parecer que é preciso um esforço quase heróico para manter as coisas em ordem o tempo todo, em vez de tomar atalhos e deixar para organizar as coisas mais tarde, mas o esforço vale a pena!

Manter as coisas materiais em ordem não é apenas uma maneira de economizar tempo mais tarde; isso também afeta nossa mente e alma. Se “protegermos a ordem”, vamos sentir a paz interior e a calma, sabendo que podemos encontrar as coisas imediatamente quando precisarmos delas, porque elas estão onde deveriam estar. Isso reduzirá nossa ansiedade e nos permitirá nos concentrar em coisas mais importantes.

Imitar a conversão de Santo Agostinho e seu caminho para a santidade pode parecer inatingível, mas se começarmos com este conselho simples, isso pode mudar nossa vida – e talvez nos ajude a perceber que, passo a passo, podemos imitá-lo (e outros santos) em outras coisas também, e quem sabe revolucionar mais do que apenas a maneira como guardamos as coisas.


Fonte: www.aleteia.org



LEIA TAMBÉM
Versículos da Bíblia que falam do amor de Deus por nós
Pentecostes e o surgimento da Igreja Missionária
Um Salmo para te ajudar a dormir em paz
Um Salmo para trazer confiança e paz ao seu coração
O truque jesuíta para curar feridas do passado
Por que você deveria parar de falar palavrões… e como fazer isso
Pe. Zezinho: “Mundo se divide entre defensores de Abel e defensores de Caim”
Tudo bem se eu pedir um “sinal” para Deus?
15 dicas do Pe. Pio para você que está sofrendo



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.170.302
Visitas Únicas Hoje: 546
Usuários Online: 218