Espacojames


Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 15326 - Quer viver em plenitude? Siga o exemplo de São José
Artigo visto 299 vezes




Visto: 299
Postado em: 16/06/19 às 00:36:06 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=15326
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos

Um homem de poucas palavras e muitas ações

Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome este glorioso santo (São José) por mestre e não errará no caminho” – Santa Tereza

José era um homem simples, trabalhador. A Sagrada Escritura diz que ele era justo, ou seja, piedoso, temente a Deus, caridoso. Por isso foi escolhido pelo Criador para ser o pai adotivo de Jesus.

Nos Evangelhos não enocontramos nenhuma palavra dita por São José. Porém ele é reconhecido por suas atitudes. Se suas falas não ficaram registradas, pelo menos seus atos mostram a importância dele na vida e na vinda do filho de Deus.

Depois de saber que Maria esperava um filho que não era dele, seu coração se encheu de dúvida. Como era um homem justo, pensou em fugir, para não denunciar a jovem prometida em casamento. Mas o anjo do Senhor lhe apareceu em sonho. O filho que Maria trazia em seu ventre era obra do Espírito Santo (Mat 1, 20-21).

Foi a partir deste momento que José recebeu Maria em sua casa. E este homem escolhido por Deus continuou sua missão, sempre amparado pelo anjo do Senhor. Logo depois do nascimento de Jesus, eles tiveram que fugir para o Egito. Após a visita dos três reis Magos, o anjo apareceu novamente em sonho e disse a São José que levasse Maria e o menino. Temendo perder o trono, o rei Herodes mandou matar todos os meninos com menos de dois anos (Mat. 2, 16-17).A sagrada família permaneceu no exílio até a morte de Herodes. No retorno, se estabeleceu em Nazaré.

São José volta a ser citado, desta vez no Evangelho de São Lucas, quando eles vão até Jerusalém por ocasião da festa da Páscoa. Na volta para casa, andaram por um dia e os pais começaram a procurar pelo filho na caravana. Não encontrando, os dois voltaram a Jerusalém, numa busca por notícias de Jesus, que tinha 12 anos. Depois de 3 dias, foi encontrado no templo, entre os doutores da Lei. São José não disse uma palavra, mas estava ao lado de Maria, apoiando e seguindo sua missão de ser o provedor e o protetor da família (Luc 2, 41-52).

Segundo a tradição, São José morreu amparado por Maria e Jesus. Para nós fica o exemplo de fé e dedicação. Confiar e acreditar que o plano de Deus para nossa vida nos leva à salvação.


Fonte: www.aleteia.org



LEIA TAMBÉM
O Espírito Santo não toca em carne morta
Por que nada mais é sagrado hoje em dia?
O conselho de Santo Agostinho para os desorganizados e distraídos
Versículos da Bíblia que falam do amor de Deus por nós
Pentecostes e o surgimento da Igreja Missionária
Um Salmo para te ajudar a dormir em paz
Um Salmo para trazer confiança e paz ao seu coração
O truque jesuíta para curar feridas do passado
Por que você deveria parar de falar palavrões… e como fazer isso



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.162.549
Visitas Únicas Hoje: 1.960
Usuários Online: 435