Papa Bento XVI denuncia a secularização dentro da própria Igreja


LISTAR ARTIGOS DESTA CATEGORIA
Artigos




Artigo visto 1622 vezes




Visto: 1622 - Impresso: 46 - Enviado: 22 - Salvo em Word: 42
Postado em: 06/10/10 às 16:50:03 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=6352
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos

08.03.2008 - CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI denunciou neste sábado o fenômeno de secularização que "desnaturaliza o interior da fé cristã", e que, mediante "o hedonismo e o consumismo", se manifesta "dentro da própria Igreja e prejudica a vida eclesiástica".

"A secularização invade todos os aspectos da vida cotidiana e cria o desenvolvimento de uma mentalidade onde Deus está ausente, em parte ou totalmente, da existência da consciência humana", declarou o Papa na assembléia plenário do conselho pontificial para a cultura.

"Esta secularização não é apenas uma ameaça exterior para os crentes, como também se manifesta, há algum tempo, dentro da própria Igreja", enfatizou Bento XVI em um discurso comunicado pelo Vaticano.

"Desnaturaliza, do interior e em profundidade, a fé cristã e, em conseqüência, o estilo de vida e o comportamento cotidiano dos crentes", acrescentou.

O Papa denunciou a "mentalidade hedonista e consumista predominante que favorece, entre os crentes e os guias, uma tendência para a superficialidade e o egocentrismo, prejudicando a vida eclesiástica".

Fonte: Terra notícias

--------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Cardeal Rodé questiona impacto de valores mundanos na vida religiosa

18.02.2008 - ROMA - Em uma entrevista concedida à agência ANSA, o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal Franc Rodé, lamentou que os membros de congregações religiosas se secularizem, careçam de obediência e cada vez sejam mais resistentes a vestir-se como religiosos devido à influência de valores mundanos.

Ao absorver os valores da sociedade ocidental, muitos religiosos se interessam cada vez menos pela oração e a vida comunitária e se interessam mais na "liberdade" individual, explicou o Cardeal.

Segundo o Cardeal Rodé, a diminuição no número de vocações ao sacerdócio e à vida religiosa –que em 2006 só foi de 0,7 por cento- não é o que mais preocupa à Igreja. "Caminhar à deriva em direção aos valores burgueses e o relativismo moral são os dois grandes perigos que enfraquecem a vida religiosa", indicou.

Para o Cardeal, "o principal problema atual é o clima de secularização presente não só na sociedade ocidental senão dentro da própria Igreja", e lamentou que em certas comunidades religiosas se observe "liberdade sem limites, um fraco senso de família, um espírito mundano, baixa visibilidade de vestimenta religiosa, desvalorização da oração, insuficiente vida comunitária e um frágil senso da obediência".

"Hoje, muitos jovens se sentem atraidos para as comunidades comtemplativas porque se trata de uma opção radical de vida. Hoje é muito mais atrativo quem se compromete a uma vida de fé sine glossa (sem notas) como estávamos acostumados a dizer no passado", considerou.

O Cardeal Rodé recordou a ANSA que "a vida religiosa joga um papel chave na Igreja, especialmente no mundo da educação e caridade", indicou.

Fonte: ACI

-----------------------------------------------------------------

Nota

Diz na Sagrada Escritura:

"Porque aqueles que foram uma vez iluminados saborearam o dom celestial, participaram dos dons do Espírito Santo, experimentaram a doçura da palavra de Deus e as maravilhas do mundo vindouro e, apesar disso, caíram na apostasia, é impossível que se renovem outra vez para a penitência, visto que, da sua parte, crucificaram de novo o Filho de Deus e publicamente o escarneceram". (Hb 6, 4 - 6)


www.paideamor.com.br

 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 6.571.287
Visitas Únicas Hoje: 915
Usuários Online: 352