espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 7224 - A vivencia do amor gera a santidade sta Agnes
Artigo visto 3579




Visto: 3579
Postado em: 01/02/11 às 21:32:08 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=7224
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Memorial: 19 de novembro(1197-1253 )

Santa Agnes de Assis nasceu em 1197 em Assis, Itália. Ela era a filha do Conde Favorino Scifi e da beata Hortulana, e a irmã mais jovem de Santa Clara de Assis , a abadessa das Damas Pobres.

A mãe da santa, a beata Blessed Hortulana, pertencia à família nobre de Fiumi, e seu primo Rufino um doscélebres “Três Companheiros” de São Francisco. Agnes era uma menina muito bonita. Como menina era conhecida como uma menina sensível, gentil e muito católica. Clara ouviu Francisco de Assis pregando nas ruas de Assis sobre uma nova ordem mendicante e foi movida por suas palavras. Quando ela tinha 13 anos, ela recusou o casamento, afirmando que não podia ter um cônjuge mas sim Jesus Cristo.

Em 18 de março de 1212, Clara sua irmã mais velha, inspirada no exemplo de Francisco, saiu de casa da seu pai para se tornar uma seguidora do santo. Dezesseis dias depois Clara renunciou à sua herança da família e fundou as Clarissas, Ordem Franciscana de Clausura. Agnes jse juntou a ela no mosteiro beneditino de Santo Angelo em Panso, onde recebeu sua formação inicial.

A família tentou trazê-la de volta pela força, arrastando-a do mosteiro, mas seu corpo se tornou tão forte que vários cavaleiros não puderam move-la. Seu tio Monaldo tentou bater nela, mas foi temporariamente paralisado. A família deixou Agnes e Clara em paz.

O nome de Agnes lhe foi dado por São Francisco, quando lhe cortou os cabelos com suas próprias mãos; deu-lhe o hábito de pobreza e escolheu-a para fundar e governar uma comunidade das Pobres Clarissas em Monticelli, perto de Florença. Em 1216, Clara aceitou o papel de madre de São Damião e defendeu as tentativas dos prelados em impor uma regra mais rigorosa sobre eles que mais se assemelhava a Regra de São Bento do que de São Francisco.

Não é a parte menos importante do trabalho de Clara ao ajudar no incentivo que deu a Francisco, seu pai espiritual. Foi a ela que ele se virou quando em dúvida e foi ela quem o incentivou a continuar sua missão na pregação quando ele pensou que sua vocação era de se tornar um eremita.

Após receber os estigmas, cego, doente e moribundo, Francisco veio pela última vez a São Damião. Clara construiu uma pequena cabana de junco para ela fora do claustro. Foi lá que compôs seu magnífico “Cântico das Criaturas” na primavera de 1225.

Agnes morreu em 16 de novembro de 1253 no Mosteiro de São Damião de causas naturais com 56 anos de idade, pouco depois de sua irmã Clara. Daí se pode deduzir que ela nasceu em 1197. Ela foi enterrada na igreja de Santa Chiara, em Assis, na Itália. Deus tinha favorecido Agnes com muitas manifestações durante sua vida celeste, glorificou seu túmulo após sua morte com vários milagres.

Em 15 de agosto de 1255, o Papa Alexandre IV canonizou Clara como Santa Clara de Assis. Em 1263, o Papa Urbano IV oficialmente mudou o nome da Ordem das Pobres Damas para Ordem de Santa Clara.

 


Fonte: http://reporterdecristo.com/santa-agnes-de-assis/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.851.966
Visitas Únicas Hoje: 290
Usuários Online: 419