LISTAR ARTIGOS DESTA CATEGORIA
LISTAR MENUS

Artigos



Artigo visto 2152 vezes




Visto: 2152 - Impresso: 100 - Enviado: 15 - Salvo em Word: 43
Postado em: 30/05/11 às 21:56:46 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=7927
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos

Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, título tão próprio para expressar a relação entre a Virgem Maria e a Santa Eucaristia.

Nesse pequeno artigo pretendo apresentar a relação entre Nossa Senhora e a Sagrada Eucaristia.

A base da relação entre Maria e a Eucaristia, é o mistério da Encarnação.

Podemos dizer que é este o ponto mais fundamental de nossa fé: o Verbo tomou carne no seio de Maria. Como dizia Santo Agostinho: “O corpo de Jesus Cristo que está na Eucaristia é o mesmo corpo que nasceu da Virgem Maria, o mesmo corpo de que o Verbo se revestiu na Encarnação, o mesmo corpo que padeceu na cruz.”

Pois é este Verbo que se encarnou que está na Eucaristia. Maria, Mãe do Verbo encarnado, continua Mãe do Verbo para sempre: Mãe do Verbo na infância, Mãe do Verbo na Paixão dolorosa, Mãe do Verbo na Eucaristia, Mãe do Verbo que está glorioso no céu.

Não se pode falar de Cristo sem falar de Nossa Senhora. Assim, não se pode falar do Cristo Eucarístico sem falar de Nossa Senhora de quem Ele nasceu. O Cristo Eucarístico permanece sendo o mesmo Verbo Encarnado, que assumiu de Maria a carne e o sangue que nos são dados sacramentalmente.

A participação de Maria no mistério da Eucaristia corresponde, em primeiro lugar, à participação que ela teve na Encarnação. O Corpo que recebemos na hóstia é aquele que nasceu de Maria: dado fundamental, dado assombroso, pois esse corpo nascido de uma mulher é o corpo de Deus.

Maria é mulher eucarística na totalidade de sua vida. A Igreja, vendo em Maria o seu modelo, é chamada a imitá-la também na sua relação com este mistério santíssimo. Maria praticou a sua fé eucarística ainda antes de ser intuída a Eucaristia, quando ofereceu seu ventre virginal para a encarnação do Verbo de Deus.

Peço a Maria que nos ajude a penetrar mais profundamente no mistério da Eucaristia, e a vivê-lo com maior fé e amor. Contribuiremos assim para a vinda eucarística de Jesus no nosso tempo, para uma transformação do destino humano e dos povos, segundo o desígnio do Pai.

Com Ela, a Mãe da eucaristia, o Mãe do Pão do Céu, celebremos o amor de Deus que nos dá a graça de participar no Banquete Sagrado

 

Fonte: Enviado por email ao espacojames: Ana Pierin

 
Total Visitas Únicas: 6.491.483
Visitas Únicas Hoje: 1.028
Usuários Online: 205