espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 9671 - OS TIPOS DE CATÓLICOS: EM QUAL VOCÊ SE ENCAIXA?
Artigo visto 5632




Visto: 5632
Postado em: 21/04/12 às 07:47:05 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=9671
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


A Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam com todos!

Refletindo e observando bastante a juventude e as outras massas (idade) de católicos, resolvi escrever um post sobre os diferentes tipos de católicos existentes. Não vou discriminar os corretos e nem os errados, mas vou enumerá-los e mostrar suas características somente para uma profunda reflexão de onde estamos, e como está a nossa fé.

Primeiramente gostaria de falar do "CATÓLICO DINOSSAURO"



Normalmente é aquele tipo de pessoa que vive a muito tempo em cargos na paróquia. Está quase todo dia religiosamente na paróquia, ou não. Possui quadro de destaque. Uns são amáveis, outros não. Alguns são acolhedores, estão dispostos a aumentar a messe da Igreja, já outros se sentem pressionados com a chegada de novas pessoas dispostas a servir na paróquia, com medo de perderem o "poder". Na grande maioria, os "dinossauros" são ignorantes em doutrina, procuram fazer tudo usando o "jeitinho brasileiro" e como conseqüência, acabam atrapalhando a fé de outras pessoas menos desprovidas de contato com a Sã Doutrina.

--

"CATÓLICOS CHEIOS DE FOGO"

A principal característica é sempre o sorriso no rosto. Usam frases a todo momento como : "Jesus te ama", "ô glória", "Deus tem um propósito na sua vida", "Jesus está me dizendo....".
Gostam de fazer lual, cantar e cantar e muitas das vezes, em Missas de adeptos da Renovação Carismática, bagunçam a liturgia pensando que estão em grupos de oração. Suas orações geralmente são bem altas, principalmente em grupos de oração. Existem aqueles que possuem essas características, mas têm o pé mais no chão, preferem o silêncio nas missas, obedecem e a Liturgia, sabem o momento certo de orar com fogo do Espírito Santo, ou seja, num grupo de oração, e, procuram conhecer realmente a Sã Doutrina.

--

"CATÓLICO RELATIVISTA"

Em muitas das vezes é aquele que freqüentemente está nas Missas, servem a paróquia nas suas necessidades, mas têm um pensamento diferente do que a Igreja prega.

Essas pessoas ditam o que é pecado pra elas mesmas, geralmente não são obedientes e nem querem obedecer a Sã Doutrina, e ainda por cima, ficam colocando idéias erradas na cabeça do povo.

É bem assim que funciona:

"Eu sou muito católico, mas eu não concordo que os sacerdotes tem que ser celibatários"
"Eu rezo o terço todo dia, mas eu acredito que o aborto deveria ser aprovado"
"Sou muito fiel a Sã Doutrina, mas escuto thê thê rê thê, ai se eu te pego, e freqüento lugares que promovem essas músicas, afinal, a vida é pra se curtir"
"Pra quê se confessar?, eu não roubei, não matei"
"Sim, eu sou sacerdote, mas não quero usar o hábito, quero vender muito CD, não tenho tempo pra celebrar a Missa, falo pra todo mundo se converter, mas é muito desgastante pra mim ouvir confissões"

--


"CATÓLICO TRADICIONALISTA"

(Orlando Fedeli, falecido e fundador da Organização Montfort"

Geralmente são muito rígidos com a Sã Doutrina, mas querem ser mais que o Papa. Não concordam com o Concílio Vaticano II em nenhuma espécie, falam mal do Papa de forma feroz e não estão abertos ao dialógo. Criminalizam a Missa Nova de Paulo VI (que celebramos hoje) e só aprovam a Missa Tridentina.

Fazem até certo um bem em questão doutrinária, mas pecam no diálogo.

--

"CATÓLICO CONSERVADOR"



Esse aí da foto é o Padre Paulo Ricardo, sacerdote conservador, usa o hábito, quer obedecer a Igreja.

As características do católico conservador são ligadas com todos os tipos de católicos que mostrei acima, mas ao contrário deles, são mais coerentes. São pecadores, afinal quem não é? Mesmo sendo pecadores, sabem muito bem o que é pecado e sabem do que precisam para se manter na Graça de Deus.

Eles filtram muito bem tudo aquilo que é ensinado por sacerdotes e leigos, e vêem se esses ensinamentos são baseados na Sã Doutrina. Geralmente estudam muito os ensinamentos da Igreja e procuram viver tudo aquilo que é proposto pela Igreja. São bastante ativos na internet, mas não conseguem ser tão ativos nas suas paróquias devido a mentalidade dos "dinossauros maus" e "relativistas".

São muito perseguidos por quererem ser retos e obedientes e, se a pessoa não estiver com disciplina na oração e na freqüência dos sacramentos, geralmente deixam de abraçar a Cruz de Cristo.

--


CATÓLICO: "A ESPERA DE UM MILAGRE"

A característica deles vem do protestantismo. Tem muito anseio por milagres que envolvem coisas materiais, profissão, cura de doenças (dor na unha) e etc. Mas existem os mais centrados quem procuram milagres não só materiais, mas espirituais. Pedem dons de sabedoria, humildade, castidade e abraçam a cruz se precisar abraçar.

--


"CATÓLICO QUE FOGE DA CRUZ"

Esse tipo de católico se parece um pouco com o católico relativista, alguma parte do católico cheio de fogo e do que espera milagres.

Procuram a religião pra se livrar dos problemas, não só pedem, mas determinam que Jesus faça um milagre na sua vida profissional, saúde e etc.

Quando a cruz chega, geralmente perde a fé pois pensa que o paraíso é aqui na Terra.
São bastante sentimentalistas, escolhem a fé que quer seguir, constroem suas verdades e idolatram a si próprios.

--

CATÓLICO SINCRETISTA

É aquele tipo de católico que quer juntar todas as religiões num rito só. Eles sentem muita "peninha" dos protestantes, dos espíritas, dos adeptos da umbanda e etc.

Pra eles, respeito à outras religiões é unir tudo fazendo uma farofada de doutrina.

Um exemplo clássico que acontece no Brasil, é trazer músicas protestantes para a Liturgia, convidar outras religiões e tirar o sentido do cristianismo.

Respeito à religião alheia é uma coisa, trazer elementos de outras religiões que são opostas a nossa fé para agradar os outros é totalmente diferente.

E você meu amado, em qual tipo de católico você se encaixa?

 


Fonte: http://servusmaria.blogspot.com.br/2012/04/os-tipos-de-catolicos-em-qual-voce-se.html



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.510
Visitas Únicas Hoje: 1.834
Usuários Online: 397