espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 9860 - EXISTEM SANTOS NO BRASIL?
Artigo visto 3478




Visto: 3478
Postado em: 15/06/12 às 07:55:05 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=9860
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


O SENTIDO DE SE CANONIZAR UM SANTO

Como diz o dito popular, “o povo é que faz o santo”, e por espontânea iniciativa dos fiéis, desde o início do cristianismo essas pessoas foram cercadas de admiração e veneração.

A Igreja aprovou essa veneração não só porque via que eram grandes intercessores diante de Deus, mas porque eram um exemplo a ser seguido.

Desde o início a Igreja acompanhou esse movimento, reconhecendo como algo inspirado por Deus, mas que necessitava sempre de um verdadeiro discernimento, para evitar que se deturpasse ou levasse ao erro. Nem tudo que reluz é ouro.Assim, a canonização tem uma função eclesial, isto é, declarar alguém santo tem um objetivo na Igreja: propor essa pessoa como um exemplo de vida cristã, de pessoa que fez a vontade de Deus de modo extraordinário, e, por isso mesmo, propô-la também como intercessora junto a Deus.Por isso é lógico que não se canoniza ninguém para retribuir o que ela fez em vida, como se fosse um prêmio ou honraria póstuma. A pessoa já está com Deus, tem Tudo, nada mais pode aumentar a sua felicidade.

A canonização foi feita para beneficiar a nós que estamos no mundo, os fiéis. É em base às nossas necessidades que ela é realizada. Essa é a regra básica, a nossa utilidade.
Daqui se segue que, mesmo que uma pessoa seja uma grande santa diante de Deus, se a sua canonização não representa um benefício para a comunidade dos fiéis, sua causa não é encaminhada para a canonização. Ao contrário, quanto maior o benefício dos fiéis com a canonização, maior é a sua conveniência em apresentá-la como modelo e intercessora.

Canonização x santidade

Por aí se torna evidente que não existe um mecanismo automático de canonização das pessoas consideradas santas, como muitas pessoas imaginam, quase que por um passe de mágica. A impressão que muitos tem é que todas as pessoas santas serão necessariamente canonizadas. Se a pessoa não é canonizada, é porque ela não é santa. Por conseguinte, se o Brasil não tem santos canonizados, é porque ele não tem pessoas santas.

Ora, uma coisa são as causas de canonização, outra coisa é a ocorrência da santidade.As causas de canonização seguem determinadas regras da Igreja, que está sujeita aos processos normais da vida humana, o que é perfeitamente natural. A Igreja se esforça por acompanhar o que Deus lhe apresenta. Já a santidade não está presa ou limitada às causas de canonização, ou a impedimentos de ordem burocrática, com suas limitações. O mundo da santidade obedece outra regra: a disposição de Deus.Concluindo: pode ser que existam muitos santos, muita santidade, e nenhuma dessas pessoas seja canonizada. Cabe a nós ajudarmos a Igreja a encaminhar os processos de canonização.



Fonte: SANTOS DO BRASIL
http://www.santosdobrasil.org/?system=news&action=read&id=232&eid=249



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.850.946
Visitas Únicas Hoje: 1.239
Usuários Online: 301