espacojames



Página Inicial
Listar Livro Aberto




Artigo N.º 9087 - Livro: As Profecias e Revelações de Santa Brígida - Parte 37
Artigo visto 3739




Visto: 3739
Postado em: 03/11/11 às 20:54:38 por: James
Categoria: Livro Aberto
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=180&id=9087
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Livro Aberto


Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo à sua esposa escolhida e muito amada, Santa Brígida; sobre a proclamação de sua santíssima encarnação; a rejeição, profanação e abandono de nossa fé e batismo; e como Ele convida sua amada esposa e todo o povo cristão a amá-Lo.

Baixe o livro completo em nosso site no artigo N.º 4917

http://www.espacojames.com.br/?cat=99&id=4917

--

As Profecias e Revelações de Santa Brígida da Suécia - Livro 3

Avisos e instruções para o bispo sobre como comer e vestir e rezar e como ele deve comportar-se antes de refeições, em refeições, após as refeições e também sobre seu sono e como ele deverá efectuar o ofício do Bispo sempre e em toda parte.

Livro 3 - Capítulo 1

Jesus Cristo, Deus e Homem, que veio à terra para assumir uma natureza humana e salvar almas através de seu sangue, que divulgou o verdadeiro caminho de céu e abriu seus portões, ele próprio enviou-me a todos vós. Ouve, filha, tu a quem foi dado a ouvir verdades espirituais. Se este bispo se propõe a seguir o caminho estreito tomado por poucos e para ser um desses poucos, deixa-o primeiro deixar de lado a carga que o oprime e pesa-lhe para baixo - refiro-me a seus desejos mundanos - usando o mundo apenas para necessidades coerentes com o modesto sustento de um bispo. Trata-se do que esse homem bom Mateus fez quando ele foi chamado por Deus.

Deixando para trás a carga pesada do mundo, ele descobriu um fardo leve. Em segundo lugar, o bispo deve ser cingido, preparado para a viagem, para usar as palavras da escritura. Tobias estava pronto para sua viagem, quando ele descobriu o anjo lá de pé cingido. O que significa dizer que o anjo foi cingido? Isso significa que cada bispo deve ser cingido com o cinto da Justiça e Caridade Divina, pronto para seguir o mesmo caminho daquele que disse: "eu sou o bom pastor e eu entreguei minha vida por minhas ovelhas." Ele deve estar pronto para falar a verdade nas suas palavras, prontos para executar a justiça em suas acções, tanto sobre si próprio e sobre outros, não negligenciar Justiça devido às ameaças e provocações, ou amizades falsas ou receios vazios. Para bispo assim cingido, Tobias, ou seja, os justos, deverão vir, e eles o seguirão em seu caminho.

Em terceiro lugar, ele deveria comer pão e água antes de ele empreenda a sua jornada, como podemos ler sobre Elias, que, acordado de seu sono, encontrou pão e água à sua cabeceira. O que é este pão dado ao profeta, se não os bens materiais e espirituais que lhe foram concedidos? Porque o pão material foi dado a ele no deserto como uma lição. Embora Deus pudesse ter sustentado o Profeta sem comida material, ele queria que o pão material fosse preparado para ele para que as pessoas pudessem compreender que fosse vontade de Deus que eles utilizassem as dádivas de Deus moderadamente para o alívio das necessidades do corpo. Além disso, uma infusão do espírito inspirou o profeta quando ele prosseguiu por quarenta dias com a força daquele alimento. Porque, se nenhuma unção interior da graça tivesse sido inspirada em sua mente, ele teria certamente desistido durante as dificuldades e tentações daqueles quarenta dias, porque, por si mesmo ele era fraco, mas em Deus, ele teve força para concluir tal viagem.

Por conseguinte, na medida em que o homem vive de cada palavra de Deus,imploramos que o bispo tome o bocado de pão, ou seja, amar a Deus acima de tudo. Ele vai encontrar esta bocado em sua cabeça, no sentido de que sua própria razão diz-lhe que Deus é para ser amado acima de tudo e antes de todas as coisas, tanto devido à criação e redenção e também devido à sua paciência e bondade duradouras. Nós o convidamos também a beber um pouco de água, ou seja, a pensar intimamente sobre a amargura da paixão de Cristo. Quem é digno de poder meditar sobre a agonia da natureza humana de Cristo, que ele estava sofrendo no momento em que ele rezou para o cálice da sua paixão ser afastado d’Ele e quando gotas de Seu sangue estavam escorrendo para o chão? O bispo deve beber desta água juntamente com o pão de caridade e ele será fortalecido para seguir o caminho de Jesus Cristo.

Assim que o bispo partir no caminho da salvação, se ele quiser fazer mais progressos, é útil para ele dar graças a Deus com todo seu coração desde a primeira hora do dia, considerando suas próprias acções cuidadosamente e pedindo ajuda a Deus para cumprir Sua vontade.

Em seguida, quando ele estiver se vestindo, ele deve rezar desta forma: "Cinzas devem ficar com cinzas , poeira com poeira. Porém, porque sou bispo por providência de Deus, eu estou colocando essas roupas feitas a partir do pó da Terra sobre ti, meu corpo, não pelo amor à beleza ou ostentação, mas como uma cobertura, para que sua nudez não possa ser vista. Não me importa se teu vestuário é melhor ou pior, mas apenas que o hábito do Bispo deve ser reconhecido por reverência a Deus e que através de seu hábito possa ser reconhecida a autoridade do Bispo para a correção e instrução dos outros. E, portanto, Deus amável, peço a vós que me deis firmeza de espírito para que eu não me orgulhe de minhas preciosas cinzas e poeiras e nem me glorifique tolamente nas cores de pura poeira . Concedei-me fortaleza para que, assim como o traje de um bispo é mais distinguido e respeitado do que outros devido a sua autoridade divina, o traje da minha alma pode ser aceitável diante de Deus, para eu não seja atirado às profundezas por ter exercido autoridade de maneira indigna e sem valor,para que eu não seja ignominiosamente despido por ter tolamente vestido meu traje venerável para minha própria condenação. »

Depois disso, ele deve ler ou cantar as horas. Quanto mais alta a posição à qual uma pessoa sobe , mais glória ela deve dar a Deus. No entanto, um coração puro apraz a Deus tanto em silêncio como no cantar, desde que uma pessoa esteja ocupada com outras tarefas justas e úteis. Após a missa for rezada, o bispo deve cumprir suas funções episcopais, tendo diligente cuidado não dar mais atenção a coisas materiais do que a espirituais. Quando ele vier à mesa de jantar, este deve ser seu pensamento: "Senhor Jesus Cristo, vós comandais que o corpo corruptível seja sustentado com alimentos materiais, ajudai-me a dar ao meu corpo o que precisa de forma que a carne não cresça vergonhosamente em insolência contra a alma devido ao comer supérfluo nem em preguiça e lerdeza no seu serviço devido a abstinência imprudente.

Inspirai em mim uma moderação adequada para que quando este homem da Terra alimenta-se com coisas da terra, o Senhor da terra não seja provocado à raiva, por sua criatura da Terra. » Enquanto à mesa, ao Bispo é permitido a ter o tipo de recreação moderada e conversa em que vaidade insensata é evitada e nenhuma palavra é proferida ou ouvida que possa oferecer aos ouvintes uma ocasião do pecado. Pelo contrário, deveria todos ser adequada e salutar.

Se pão e vinho estiverem faltando à mesa material, tudo perde seu sabor; da mesma forma, se boa doutrina e exortação estiverem ausentes da mesa episcopal e espiritual, tudo ali posto parece sem gosto para a alma. E assim, para evitar qualquer ocasião de frivolidade, algo deve ser lido ou recitado à mesa que pode ser de proveito para aqueles sentados ali. Quando a refeição é encerrada e a benção de ação de graças tiver sido rezada a Deus, o bispo deve planejar o que ele tem de fazer ou ler livros que podem provocar-lhe em direção à perfeição espiritual. Depois do jantar, porém, ele pode se entreter com os companhias de seu lar. No entanto, exatamente como uma mãe ao dar leite para o bebê unta seus mamilos com cinzas ou alguma outra substância amarga até que ela desmame gradualmente o bebê e o acostume a alimentos sólidos, assim também o bispo deverá colocar os seus companheiros mais próximos a Deus através do tipo de conversa em que eles possam vir a temer e amar a Deus, tornando-se desta forma não só seu pai através da autoridade divina nele, mas também sua mãe através da formação espiritual que lhes dá.

Se ele estiver claramente consciente de que qualquer pessoa em seu lar está no estado de pecado mortal e não se arrependeu apesar de advertências, então, ele deve separar-se dele. Se ele lhe retiver por conveniência e consolação temporais, ele não estará imune do pecado do outro. Quando ele for para cama, ele deve examinar cuidadosamente os atos e impressões do dia que passou, com os pensamentos seguintes: Ó Deus, criador do meu corpo e alma, assisti-me na sua misericórdia.

Concedei-me vossa graça, para que eu não fique morno e indiferente no seu serviço pelo muito dormir nem fique fraco no seu serviço devido ao sono perturbado, mas concedei-me, para vossa glória, essa medida de sono que prescrevestes para nós para dar o descanso ao corpo. Dai-me fortaleza para que meu inimigo, o diabo, não possa perturbar-me, nem arrastar-me para longe de sua bondade. » Quando ele se levantar do leito, ele deve enxaguar em confissão quaisquer lapsos que pode ter sofrido a carne, para que o sono da noite seguinte não possa começar com os pecados da noite anterior."

Palavras da Virgem para sua filha sobre a solução oportuna para as dificuldades que o bispo encontrará no caminho estreito, e sobre como a paciência é simbolizada pelo vestuário e os dez mandamentos, por dez dedos, e o desejo de eternidade e a aversão pelas coisas mundanas por dois pés, e sobre três inimigos para o bispo em seu caminho.

Livro 3 - Capítulo 2

Novamente a mãe de Deus fala: "Dize ao bispo que, se ele partir por este caminho, ele irá encontrar-se com três dificuldades. A primeira dificuldade é que é um caminho estreito; o segundo, que não existem espinhos pontiagudos nele; o terceiro, que é um caminho rochoso e desnivelado. Dou-lhe três conselhos nesta matéria. A primeira é que o bispo deverá vestir roupas robustas e firmemente tecidas em preparação para o caminho estreito. A segunda é que ele deveria manter seus dez dedos na frente de seus olhos e olhar através delas, como através de grades para não se ser arranhado pelos espinhos.

A terceira é que ele deve caminhar cautelosamente e testar cada e todo passo que ele der para ver se o seu pé obtém uma posição firme quando ele o firmar no chão, e ele não deve apressadamente pôr ambos os pés ao mesmo tempo sem primeiro assegurar-se das condições do caminho. Este caminho estreito simboliza senão a malícia do povo malvado em relação aos justos, o tipo de pessoas que despreza atos corretos e perverte os caminhos e avisos retos dos justos, que dá pouco valor a qualquer coisa relacionada a humildade e piedade. Para enfrentar essas pessoas, o bispo deve vestir-se em traje de paciência firme, uma vez que paciência torna encargos agradáveis e alegremente aceita os insultos que recebe.

Os espinhos simbolizam nada mais do que as dificuldades do mundo. Para confrontá-los, os dez dedos dos mandamentos e conselhos de Deus e devem ser mantidos para que, quando o espinho de provações e pobreza o arranharem, ele possa lembrar-se do sofrimento e a pobreza de Cristo. Quando o espinho da ira e da inveja o arranharem, ele deve lembrar-se do amor de Deus que nós somos ordenados a guardar. O verdadeiro amor não insiste em obter o que é seu mesmo, mas abre-se inteiramente para a glória de Deus e ao benefício do próximo.

Que o bispo deve caminhar cautelosamente significa que ele deva ter toda uma atitude de prudência inteligente em todo lugar. Porque uma boa pessoa deve ter dois pés, por assim dizer. Um pé é um desejo de eternidade. A outra é uma aversão pelo mundo. Seu desejo de eternidade deve ser cauteloso, no sentido de que ele não deve desejar coisas eternas para si próprio sozinho como se ele fosse digno delas; ao contrário, ele deve colocar todos os seus afetos e desejos, bem como sua recompensa nas mãos de Deus. Sua aversão para o mundo deve ser cautelosa e cheia de temor, no sentido de que esta aversão não deve ser resultado de suas dificuldades no mundo ou impaciência com a vida, nem deve ser pelo amor a uma mais vida calma ou sendo liberado de realizar trabalho benéfico para outros. Pelo contrário, só deverá ser o resultado de seu repúdio pelo pecado e seu desejo de eternidade.

Uma vez que estas três dificuldades forem superadas, eu avisaria o bispo sobre três inimigos no seu caminho. Como vês, o primeiro inimigo tenta assobiar nos ouvidos do Bispo para bloquear a sua audição. O segundo está na sua frente para arrancar seus olhos. O terceiro inimigo está a seus pés, gritando bem alto e segurando um laço para prender seus pés, quando ele os levantar do chão. O primeiro são aquelas pessoas ou aqueles impulsos que tentam afastar o bispo do caminho certo, dizendo: “ por que assumes tanto trabalho sobre ti mesmo e por que razão tornas teu caminho tão estreito? Vai, em vez disso, para o caminho verdejante onde tantas pessoas estão a andar. O que te importa como esta pessoa ou aquelas pessoas se comportam? Por que te incomodas a ofender ou censurar as pessoas que poderiam homenagear-te e gostar de ti ? Se eles não ofenderem a ti e aqueles perto de ti, por que te importas com o modo que vivem ou se ofendem a Deus? Se tu mesmo és um homem bom, por que te incomodas em julgar os outros? Melhor trocar presentes e serviços! Faze uso das amizades humanas para ganhar elogios e uma boa reputação durante tua vida. "

O segundo inimigo quer cegar-te, como os filisteus fizeram a Sansão. Esse inimigo é beleza e pertences mundanos, vestuário suntuoso, as armadilhas da pompa, privilégios e favores humanos. Quando tais coisas são apresentadas a ti e agradam aos olhos, a razão é cegada, os mandamentos de Deus se tornam fracos e mornos, pecado é cometido livremente e, uma vez cometido, não é levado a sério. Portanto, quando o bispo tem um moderado suprimento de bens necessários, ele deve ficar contente. Pois todas as demais pessoas hoje em dia acham mais agradável a ficar com Sansão com o jugo do desejo em vez de amar a Igreja com uma disposição louvável para o ministério pastoral.

O terceiro inimigo grita bem alto , carrega um laço e diz: “ por que estás andando com tal cuidado e com a cabeça inclinada para baixo? Por que razão te humilhas tanto, tu que deves ser e poderias ser homenageado por muitas pessoas? Sê um sacerdote para te sentares entre aqueles da elite! Sê um bispo para seres homenageado por muitos! Avança a postos superiores para obteres melhor serviço e desfrutares de um maior descanso! Armazena um tesouro com os quais podes ajudar a ti mesmo, bem como a outros, e ser confortado por outros como retribuição, feliz onde quer que estejas! "

Quando o coração torna-se inclinado a esses sentimentos e sugestões, a mente em breve dirige seus passos na direção de apetites terrenos e mundanos, levantando o pé como se fosse o pé do desejo mais imoral , com o que ele fica tão enredado na armadilha de cuidados mundanos que praticamente não consegue se elevar à consideração da sua própria miséria ou das recompensas e castigos de eternidade. Nem isso é surpreendente, pois a escritura diz que quem aspira à função de bispo deseja uma tarefa nobre para a honra de Deus. Agora, contudo, há muitos que querem as honras mas fogem à tarefa em que é encontrada a eterna salvação da alma. Por isso que este bispo deverá permanecer na posição que ele detém e não procurar uma mais elevada, até que Deus lhe queira dar outra."

Uma explicação completa da Virgem ao bispo sobre como ele deve exercer o cargo episcopal para dar glória a Deus e sobre a dupla recompensa por ter cumprido sua missão de Bispo de forma verdadeira e sobre a dupla desgraça por tê-la exercido de maneira falsa, e sobre como Jesus Cristo e todos os Santos saúdam um verdadeiro e correto bispo.

Continua...


Fonte: Extraído do Livro As Profecias e Revelações de Santa Brígida



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.240
Visitas Únicas Hoje: 1.564
Usuários Online: 447