espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 7048 - Quem é Bento XVI - Biografia
Artigo visto 3670




Visto: 3670
Postado em: 09/01/11 às 14:56:39 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=7048
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


"Doce Cristo na terra"
(Santa Catarina de Sena, Carta n° 196, 3 a Gregório XI, papa)

Infância e juventude

Joseph Ratzinger quando criança, em imagem reproduzida do acervo
do museu que funciona na casa da família (foto: Fernando Scheller)

Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, uma pequena vila na Baviera, na Alemanha, filho de um comissário de polícia do Reich. Seu pai era um inimigo amargo do Nazismo, crendo que este conflitava com a fé Católica. Em 1941, um dos primos de Ratzinger, um menino de 14 anos de idade com síndrome de Down, foi morto pelo regime nazista em sua campanha eugênica. Em 1937 seu pai, então sexagenário, aposentou-se e a família mudou-se para Traunstein.



A família, em 1938. Ratzinger está à esquerda.
Ao lado, o irmão Georg, a mãe Maria, irmã Maria e pai Josef


Casa onde Joseph Ratzinger nasceu em 1927, Marktl am Inn no sudeste da Bavária.


Quando fez catorze anos (1941), Joseph teve de aderir à Juventude Hitlerista e, de acordo com o seu biógrafo John Allen, não era um membro entusiasta. A pertença à juventude hitlerista para crianças alemãs foi oficialmente obrigatória desde 1938 até o fim do terceiro Reich em 1945. Ele estudou de graça por pertencer a esse grupo, mesmo não participando de seus encontros, graças à amizade com um professor de história filiado ao partido Nacional Socialista, que lhe lecionou no seminário.



Serviço militar



Aos dezesseis anos, de uniforme militar



Em 1943, com dezesseis anos, foi incorporado no Exército Nazista Alemão, numa divisão da Wehrmacht encarregada da bateria de defesa anti-aérea da fábrica da BMW nos arredores de Munique. Fez treino básico de infantaria e foi enviado para a Hungria, onde colocou minas de defesa anti-tanque, até fugir em Abril de 1944 (arriscando-se à pena de morte).

Ratzinger foi dispensado do serviço militar em novembro de 1944 por motivos de saúde não declarados, permanecendo até as forças aliadas invadirem a Alemanha. Entrega-se e chega a ser preso por um curto período. Em 1945 foi detido num campo aliado para prisioneiros de guerra em Ulm, sendo libertado em Junho.



Vida religiosa e acadêmica

Com o irmão, Georg Ratzinger, Joseph entrou num seminário católico. Em 29 de Junho de 1951, foram ambos ordenados sacerdotes pelo Cardeal Faulhaber, Arcebispo de Munique.

Ratzinger cardeal

A partir de 1952 iniciou a sua atividade de professor na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising, lecionando teologia dogmática e fundamental. Em 1953, obteve o doutoramento em teologia com a tese "Povo e Casa de Deus na doutrina da Igreja de Santo Agostinho". Sob a orientação do professor de teologia fundamental Gottlieb Söhngen, obteve a habilitação para a docência apresentando para isto dissertação com título de "A teologia da história em São Boaventura".


Lecionou ainda em Bonn (1959 - 1963); em Münster (1963 - 1966) e em Tubinga (1966 - 1969) onde foi colega de Hans Küng e confirmou uma certa visão tradicionalista como oposição às tendências marxistas dos movimentos estudantis dos anos 60. A partir de 1969, passou a ser catedrático de dogmática e história do dogma na Universidade de Ratisbona, onde chegou a ser Vice-Reitor.

No Segundo Concílio do Vaticano (1962 – 1965), Ratzinger assistiu como peritus (especialista em teologia) do Cardeal Joseph Frings de Colônia. Foi também quem apresentou a proposta da realização da missa em língua local em vez do latim.

Recebeu o título de doutor honoris causa das seguintes instituições: College of St. Thomas em St. Paul (Minnesota, Estados Unidos), em 1984; Universidade Católica de Eichstätt, em 1987; Universidade Católica de Lima, em 1986; Universidade Católica de Lublin, em 1988; Universidade de Navarra (Pamplona, Espanha), em 1998; Livre Universidade Maria Santíssima Assunta (LUMSA, Roma), em 1999 e da Faculdade de Teologia da Universidade de Wroclaw (Polônia) no ano 2000 e era ainda Membro honorário da Academia Pontifícia das Ciências.

Ratzinger foi nomeado em 25 de março de 1977, pelo Paulo VI, Arcebispo de Munique e criado Cardeal no consistório de 27 de junho de 1977 com o título presbiteral de "Santa Maria da Consolação no Tiburtino".

Em 1981, foi apontado como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé pelo Papa João Paulo II, cargo que manteve até ao falecimento do seu antecessor. Foi designado bispo-cardeal da Sé Episcopal de Velletri-Segni em 1993, e tornou-se Decano do Colégio Cardinalício em 2002, tornando-se o bispo titular de Ostia.

Ratzinger foi durante o período de João Paulo II como Papa um dos influentes integrantes da Cúria Romana. Durante vinte e três anos (no período do Papa João Paulo II), foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, (forma como o Tribunal da Santa Inquisição passou a ser chamado a partir de 1908).

Era um velho amigo de João Paulo II e compartilhava das posições ortodoxas do Papa. A sua posição como prefeito da Congregação da Doutrina da Fé o colocava como um dos mais importantes defensores da ortodoxia católica. O ex-frade Leonardo Boff, brasileiro, um dos expoentes da Teologia da Libertação, teve voto de silêncio imposto por Ratzinger em 1985 devido às suas posições políticas marxistas.



Ratzinger torna-se Bento XVI

Aos 78 anos, o Cardeal Joseph Ratzinger é eleito papa pelo colégio de cardeais. O conclave findo em 19 de abril de 2005 foi um dos mais rápidos da história, tendo apenas quatro votações e duração de apenas 22 horas. No dia 24 de abril do mesmo ano tomou posse em cerimônia na Basílica de São Pedro em Roma.



Eleição

Às 17h50 do dia 19 de Abril de 2005 (hora do Vaticano), fumaça branca saía da chaminé na Capela Sistina. O nome do cardeal alemão foi anunciado cerca das 18h40 locais, da varanda da Basílica de São Pedro, onde o novo Papa surgiu minutos depois usando o solidéu branco, aclamado por milhares de pessoas que preenchiam a Praça de São Pedro, o coração do Vaticano.

 

Anúncio (Habemus Papam)


Primeira declaração

Em resposta a esse anúncio, sua primeira declaração ao público, depois de eleito Papa, segue:

"Queridos irmãos e irmãs:
Depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram a mim, um simples humilde trabalhador na vinha do Senhor. Consola-me o fato de que o Senhor sabe trabalhar e atuar com instrumentos insuficientes e, sobretudo, confio nas vossas orações. Na alegria do Senhor ressuscitado, confiados em sua ajuda permanente, sigamos adiante. O Senhor nos ajudará. Maria, sua Santíssima Mãe, está do nosso lado. Obrigado."


O nome "Bento"

A escolha do nome Bento é uma provável homenagem ao último papa que adotou o nome Bento, que foi o italiano Giacomo della Chiesa, entre 1914 e 1922. Conhecido como o "Papa da paz", Bento XV tentou, sem sucesso, negociar a paz durante a Primeira Guerra Mundial. O seu pontificado foi marcado por uma reforma administrativa da igreja, possuindo um caráter de abertura e de diálogo. Além do que o papa sempre foi muito ligado espiritualmente ao mosteiro beneditino de Schotten, perto de Ratisbona, na Baviera.

 

 

Annuntio vobis gaudio magno; habemus Papam:

Anuncio-vos com grande alegria; já temos o Papa:

Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum,

O Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor

Dominum Josephum

D. José

Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Ratzinger

Cardeal da Santa Igreja Romana, Ratzinger

qui sibi nomen imposuitBenedicti Decimi Sexti.

Que adotou o nome de Bento XVI.

 


Fonte:http://www.filhosdapaixao.org.br/igreja/papa_bento_xvi.asp



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.710
Visitas Únicas Hoje: 1.166
Usuários Online: 398