Espacojames


Página Inicial
Listar Resposta Católica


Como Baixar o vídeo para seu computador? Copie o link deste vídeo [ https://www.youtube.com/watch?v=j2rMNnU083o ] depois, entre neste site: [ http://pt.savefrom.net ] cole o link no campo indicado e clique na seta > para baixar. Não precisa instalar nada, todo o processo é online.


Artigo N.º 12361 - 181 – A Resposta Católica: Como aumentar a minha fé?
Artigo visto 1707 vezes




Visto: 1707
Postado em: 04/06/14 às 23:04:20 por: James
Categoria: Resposta Católica
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=197&id=12361
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Resposta Católica

Para responder a essa pergunta é preciso levar em consideração em qual estágio se encontra a fé da pessoa: se é um principiante ou se é uma pessoa que está na caminhada. Comecemos pela fé dos principiantes.

A fé é um dom de Deus. Uma graça que toca a inteligência e a vontade do homem. Deus fala com o homem por meio da Palavra, da vida dos santos, das experiências da vida. E então surge a fé, que é uma realidade na qual o homem se sente atraído para Deus e, por força da sua vontade, fala para o intelecto "creia". Reconhece que é Deus que está falando. A fé acontece por causa da autoridade de Deus que fala. Para o principiante, portanto, é preciso pedir a fé: a vida de oração.

O exemplo do pai do menino epilético (Mc 9, 29), "eu creio, mas aumentai a minha fé" é bastante oportuno. Todos que estão iniciando a caminhada devem pedir a fé, Deus a dará, porém, é bom observar que, no início, ela ainda é frágil e o inimigo não está interessado que se fortifique, assim usará de vários meios para fazer com que a pessoa se perca pelo caminho. Um deles é a sugestão, a tentação, a imaginação.

Para evitar essas armadilhas diabólicas, um primeiro conselho é fugir delas. Sim, fugir. Pois não se coloca um broto de árvore no meio da tempestade. Fugir das conversas vãs, dos lugares de pecado, das leituras perigosas e também resistir intelectualmente, pois a tentação vem por meio de questionamentos intelectuais, das dúvidas. Faça o sinal da Cruz, distraia-se e, nesse momento, não pense, não dê azo aos maus pensamentos. Um outro conselho é evitar a soberba intelectual, recordando-se de que ainda é um principiante na fé e que precisa aprender muito. Para tanto, seja humilde.

Finalmente, aumente a sua cultura religiosa, lendo o Catecismo da Igreja Católica, a vida dos santos etc. Uma dica de leitura é ler as várias regras de Santo Inácio de Loyola para o sentire cum ecclesiae, que podem ser encontradas ao final dos Exercícios Espirituais.

Alimentando a fé, ela cresce e pode se tornar uma árvore frondosa quando, então, a pessoa poderá passar para o próximo estágio.


Fonte: www.padrepauloricardo.org





LEIA TAMBÉM
180 – A Resposta Católica: Qual o caminho para um país mais justo?
179 – A Resposta Católica: O que é uma ideologia?
178 – A Resposta Católica: O que significa "in persona Christi"?
177 – A Resposta Católica: O que significa Christo Nihil Praeponere?
176 – A Resposta Católica: Um adulto precisa fazer catequese paroquial antes de aproximar-se da Sagrada Comunhão?
175 – A Resposta Católica: Existia morte antes do pecado original?
174 – A Resposta Católica: Como não ser esmagado pela cruz do dia a dia?
173 – A Resposta Católica: O que fazer contra a aridez espiritual?
172 – A Resposta Católica: Como devemos nos preparar para a morte?



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.142.617
Visitas Únicas Hoje: 848
Usuários Online: 402