Espacojames


Página Inicial
Listar Resposta Católica


Como Baixar o vídeo para seu computador? Copie o link deste vídeo [ https://www.youtube.com/watch?v=hfboo9069Hw ] depois, entre neste site: [ http://pt.savefrom.net ] cole o link no campo indicado e clique na seta > para baixar. Não precisa instalar nada, todo o processo é online.


Artigo N.º 9656 - 79 – A Resposta Católica: “Como posso cooperar com Deus para desenvolver em mim as virtudes teologais?”
Artigo visto 1935 vezes




Visto: 1935
Postado em: 17/04/12 às 17:23:00 por: James
Categoria: Resposta Católica
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=197&id=9656
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Resposta Católica

As virtudes teologais (fé, esperança e caridade) são dons infusos por Deus no momento do Batismo. Sendo assim, é possível perdê-los? E, como cooperar com Deus que deseja operar em cada ser humano? O Pe. Leo J. Trese, em sua obra "A Fé Explicada", diz que:

Essas três virtudes, junto com a graça santificante, são infundidas em nossa alma pelo sacramento do Batismo. Mesmo uma criança, se estiver batizada, possui as três virtudes, ainda que não seja capaz de praticá-las enquanto não chegar ao uso da razão. E, uma vez recebidas, não se perdem facilmente. A virtude da caridade, a capacidade de amar a Deus com amor sobrenatural, só se perde pelo pecado mortal. Mas mesmo que se perca a caridade, a fé e a esperança permanecem. A virtude da esperança só se perde por um pecado direto contra ela, pelo desespero de não confiar mais na bondade e na misericórdia divinas. E, é claro, se perdemos a fé, perdemos também a esperança, pois é evidente que não se pode confiar em Deus se não se crê nEle. E a fé, por sua vez, perde-se por um pecado grave contra ela, quando nos recusamos a crer no que Deus revelou.

O relacionamento com Deus exige uma ação, uma cooperação de cada um. Não é um amor que só se doa ou que só recebe. É uma via de mão dupla, pois, quanto mais o homem se dá a Deus, mais recebe e quanto mais recebe de Deus, mais quer se configurar a Ele. As virtudes auxiliam no processo de configuração a Jesus Cristo, o homem como Deus sonhou, o homem que amou Deus como Ele quer ser amado, o homem-modelo de todos os homens.

Potencializar as virtudes humanas que são "atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais da inteligência e da vontade que regulam os nossos atos, ordenando nossas paixões e guiando-nos, segundo a razão e a fé" (CIC 1804), ajuda a praticar com mais regularidade e perseverança as virtudes cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança). Por fim, habituando-se a estas virtudes mais forte será a ação das virtudes teologais.

Porém, nada disso é possível sem a ajuda de Deus. Neste vídeo, Padre Paulo Ricardo oferece um pequeno roteiro de como podemos cooperar com Deus.




LEIA TAMBÉM
78 – A Resposta Católica: “Posso sonhar em vencer na vida?”
77 – A Resposta Católica: “Qual é o destino do espírito que é condenado ao inferno?”
76 – A Resposta Católica: Como posso me tornar um bom catequista?
75 – A Resposta Católica: Como posso ser dispensado de um voto?
74 – A Resposta Católica: “Qual é a posição que o sacrário deve ocupar na Igreja?”
73 – A Resposta Católica: “Posso comungar tendo o vício da masturbação e da pornografia?”
72 – A Resposta Católica: É proibido ajoelhar-se durante a consagração?
71 – A Resposta Católica: “Formas de penitência e suas razões”
70 – A Resposta Católica: “As missas inculturadas são permitidas?”



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.173.064
Visitas Únicas Hoje: 433
Usuários Online: 150