Espacojames


Página Inicial
Listar Obras Malignas




Artigo N.º 10702 - A banda da "macumba": Grupo de metal faz sucesso com despachos nos shows
Artigo visto 7415 vezes




Visto: 7415
Postado em: 08/03/13 às 07:09:53 por: James
Categoria: Obras Malignas
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=31&id=10702
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Obras Malignas

A maior queixa do grupo Gangrena Gasosa é ver que os brasileiros estão mais religiosos e “caretas”. Igrejas já fizerem inclusive campanhas contra suas apresentações em certos lugares. Também, o apelo às "forças ocultas" é agressiva, em alguns shows o grupo realiza despachos no palco e jogam cachaça e farofa sobre os fãs.

Zé Pelintra e Omulú no vocal, Exú Caveira na guitarra, Exú Lúcifer no baixo, Ogum na bateria e Pomba Gira na percussão. Esta é a formação da mais polêmica banda de metal onde cada integrante é apelidado com nome e a características de entidades de religiões afro-brasileiras. O grupo, do Rio de Janeiro, inventou o estilo musical “saravá metal”.

Eles já lançaram vários CDs e estão prestes a divulgar nos cinemas um DVD duplo, que mescla um documentário com um show recente num bar de São Paulo chamado “Clube Inferno”. O filme/DVD chama-se “Desagradável” e foi realizado pela ‘BlackVomit Filmes’.

As letras do grupo fazem invocações e brincam com vários elementos culturais. O primeiro CD, de 1993, foi “Welcome to Terreiro”, que trazia músicas como “Exu Noise Terror”. Em 2000, gravou o CD “Smells Like a Tenda Espírita”, uma brincadeira com a música “Smells like teen spirit”, do Nirvana. Nesse disco está a canção “Centro do Pica-Pau Amarelo”, em que a letra faz com que os personagens de Monteiro Lobato virem uma entidade de Umbanda. O disco mais recente do grupo, de 2012, chama-se “Se Deus é Dez Satanás é 666”.

Mas nem todo mundo acha a brincadeira engraçada, “Já deixamos de tocar em festivais cheios de bandas de black metal por conta dos organizadores dizerem que ‘mexemos com forças muito negativas”, conta o vocalista.

Ao fazer um balanço dos 22 anos de carreira, ele conta: “Já teve ex-integrante que quase morreu atropelado depois de ser puxado por uma Pomba Gira para a linha do trem, centro de macumba próximo ao Garage que teve que parar as atividades na hora do show da banda por conta de só descerem espíritos malignos na hora da saída de "santo", possessões, perseguições da Igreja Universal aos shows do grupo, motorista de van dormindo ao volante, quase fomos expulsos do programa Jô Soares enfim, esse monte de bandalheira será detalhado no DVD que, de tanta história, deve ser duplo”.

Mesmo assim, em breve o Gangrena irá fazer a sua 2ª turnê europeia. Eles comemoram o apoio dos fãs que financiaram as gravações do DVD em esquema crowdfunding, em que cada um doa uma quantia de dinheiro voluntariamente.

Zé Pelintra e Omulú no vocal, Exú Caveira na guitarra, Exú Lúcifer no baixo, Ogum na bateria e Pomba Gira na percussão


Fonte:
http://www.patiogospel.com.br/2013/
02/a-banda-da-macumba-grupo-de-meta
l-faz.html

 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 6.945.012
Visitas Únicas Hoje: 646
Usuários Online: 312