espacojames



Página Inicial
Listar Devoção




Artigo N.º 7421 - A Devoção e uso do Escapulário - A NOSSA SENHORA DO CARMO
Artigo visto 7078




Visto: 7078
Postado em: 05/03/11 às 17:11:19 por: James
Categoria: Devoção
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=36&id=7421
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Devoção


“Na Virgem do Carmo, deponho Toda minha esperança e
com esta confiança hei de triunfar sempre”. ( Pio XII )



ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO 

Ó Santíssima e Imaculada Virgem Maria, Ornamento e glória do Carmelo, vós que velais tão particularmente sobre os que vestem vosso sagrado escapulário, velai também sobre nós e cobrí-nos com o manto da vossa maternal proteção.

Fortalecei nossa fraqueza com o vosso poder e dissipai com a vossa luzas trevas do nosso coração, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade. Ornai nossa alma com todas as virtudes, afim de que ela se torne sempre mais amada pelo vosso divino filho.

Assistí-nos durante a vida, consolai-nos com a vossa amável presença na hora da morte, e apresentai-nos a Santíssima Trindade como vossos filhos e servos fiéis, para que nós possamos louvar-vos eternamente no céu. Assim seja.

(três Ave-Marias)

Nossa Senhora do Carmo... Rogai por nós!



DEVOÇÃO AO ESCAPULÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Conheça-o para tomar posse da graça! Não é um sinal mágico de proteção, mas uma arma para os cristãos que se deixam guiar pela fé, pela esperança e pelo amor. Quem o veste experimenta o milagre da fé.

O QUE É O ESCAPULÁRIO?

Símbolo de devoção composto por duas pequeninas peças de pano bento unidas entre si por dois cordões, fios ou correntinhas, para ser usado pendente ao pescoço, sobre o peito e sobre as costas.

O Escapulário do Carmo é um dos muitos sinais da devoção cristã que Deus quis utilizar como testemunho da fé ao auxílio da Virgem Mãe. É também, um sinal da proteção de Maria e um forte escudo contra os inimigos da alma e do corpo.

Inicialmente, era grande e usado apenas pelos Carmelitas. Entretanto, no decorrer dos séculos, a Igreja tornou-o popular, a fim de que todos os cristãos participassem dos privilégios e bens espirituais ligados a ele.

"A devoção do Escapulário do Carmo fez descer sobre o mundo copiosa chuva de graças espirituais e temporais". (Pio XII, 6/8/50)

O SENTIDO DO ESCAPULÁRIO

O escapulário é uma devoção comprometedora. Ao usá-lo a pessoa assume uma ligação com Nossa Senhora e compromete-se a seguir seus passos, agindo com dignidade de filho de Deus.

É um ato de consagração e, desta forma, nos une ao Senhor e a Sua vontade, realizando o maior de todos os milagres: nossa união com Ele durante a vida, no momento da morte e sempre.

É impressionante o fato narrado na vida de São João Maria Vianney ( Santo confessor, com o dom da ciência). Ele confessava uma moça. Entre outras perguntas, propôs o santo esta:

- Lembra-se de um baile, em que você esteve, no qual um rapaz muito elegante dançou com outras moças, menos com você, fazendo-a sentir-se depreciada?

Imediatamente, ela respondeu sim e São João continuou:

- Lembra-se de que, ao se retirar do salão, ele parecia andar sobre chispas azuis? Pois bem, aquele rapaz era o demônio, e não se aproximou porque você estava usando o escapulário. Feliz companhia de Nossa Senhora!

Outro fato interessante ocorreu em winchester, na Inglaterra. Um homem chamado Walter se debatia em dolorosa agonia. Como ímpio que era, blasfemava horrivelmente dizendo:

- Não me falem em sacramento. Se há inferno, quero o inferno e o diabo. Que ele venha buscar minha alma.

Os que assistiram esta horrível cena chamaram São Simeão Stock – grande devoto de Nossa Senhora do Carmo – que, ao chegar ao local, ficou impressionado com o estado do homem.

Tomou, então, o seu escapulário, estendeu-o sobre o enfermo e, abrindo os braços em cruz, pôs-se a rezar para a Virgem, banhado de compaixão. Imediatamente, o pobre pecador acalmou-se e disse humildemente:

- Quero me salvar; perdôo meus inimigos.

E comovido, professou a fé e o seu desejo de morrer como cristão: e recebeu os sacramentos com grande piedade, dizendo:

- O demônio tudo fez para me perder, mas o escapulário da Virgem me salvou.

Esta conversão tornou-se conhecida em toda região. Como diz São Germano, Nossa Senhora é condutora do poder invencível.

Portanto, o verdadeiro valor e sentido do escapulário está no que ele representa: a presença constante de Nossa Senhora na consciência e na vida de quem a ela se consagra.

Quem o veste conscientemente faz acontecer o milagre da fé, da conversão interior, de uma vida humilde diante de Deus e dos homens. Aqueles que morrerem nele revestidos não arderão nas chamas do inferno e suas penas no purgatório serão abreviadas.

Entre as devoções aprovadas pela Igreja no decorrer dos séculos, deve-se contar com o Santo Escapulário da Virgem do Carmo” ( Papa Paulo VI)

Na noite de 16 de julho de 1251, no Convento de Cambridge, no condado de Kent, Inglaterra, assim rezava São Simão Stock na sua cela: "Flor do Carmelo, Vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar!".

Terminada esta prece, levanta os olhos marejados de lágrimas, vê a cela encher-se, subitamente, de luz. Rodeada de anjos, apareceu-lhe a Virgem Santíssima, revestida de esplendor, trazendo nas mãos o Escapulário dizendo a São Simão Stock, com inexprimível ternura maternal: "Recebe, filho queridíssimo, este Escapulário de tua Ordem, como sinal peculiar de minha fraternidade, como privilégio para ti e para todos os Carmelitas. Quem morrer revestido dele não sofrerá o fogo eterno. Eis um sinal de salvação, de proteção nos perigos, eis uma aliança de paz e de eterna amizade".

Nossa Senhora voltou ao céu e o Escapulário permaneceu como sinal de Maria. Na última aparição de Lourdes e de Fátima, Nossa Senhora traz o Escapulário. São passados 733 anos, desde o dia 16 de julho de 1251.

Todos os que trouxeram o Escapulário, com verdadeira piedade, com sincero desejo de perfeição cristã, com sinais de conversão, sempre foram protegidos na alma e no corpo contra tantos perigos que ameaçam a vida espiritual e corporal. É só ler os anais carmelitanos para provar a proteção e a assistência de Maria Santíssima.

A segunda promessa de Nossa Senhora foi feita ao Papa João XXII. Referindo-se aos que levarem o escapulário durante sua vida, diz o seguinte: “Eu mãe bondosa, descerei no primeiro sábado após a sua morte, e a quantos achar no purgatório, livrarei e levarei ao monte santo da vida eterna". O próprio Papa confirmou esta indulgência plenária em favor daqueles que usassem o escapulário. Destas promessas, surgiu a seguinte máxima, sobre Nossa Senhora do Carmo: "Na vida protejo, na morte ajudo e depois da morte salvo".

O Valor e o Significado do Escapulário:

Maria acompanha carinhosamente durante a vida aos que levam o seu escapulário, está junto a eles na hora importante da morte e não os abandona após a morte, querendo vê-los na felicidade eterna. O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sinal de Maternidade Divina de Maria. Como tal, representa o compromisso de seguir Jesus como Maria, o modelo perfeito de todos os discípulos de Cristo.

O uso do Escapulário a Virgem nos ensina a:

* Viver abertos a Deus e à sua vontade;
* Escutar e praticar a palavra de Deus;
* Orar em todo momento, descobrindo Deus presente em todas as circunstâncias;
* Estar aberto à caridade e as necessidades da Igreja;
* Alimentar a esperança do encontro com Deus na vida eterna pela proteção e intercessão de Maria.

O Escapulário do Carmo NÃO é:

* Um sinal de proteção mágica ou amuleto;
* Uma garantia automática de salvação;
* Uma dispensa de viver as exigências da vida Cristã

O Escapulário em suas normas práticas

* É importante saber que o primeiro escapulário deve ser abençoado e colocado por um sacerdote, no qual chamamos de imposição do escapulário. Se isto não for possível use da mesma forma o escapulário e na primeira oportunidade possível, deixe-o impor pelo sacerdote.
*Uma vez colocado o escapulário, nunca mais se deve ficar sem ele. Deve-se levar contínua e constantemente, dia e noite, até a morte.
*Se por algum motivo realmente justo não se puder levá-lo ao pescoço, carregue-o ao menos consigo e a noite antes de deitar coloque-o e reze três Ave- Marias em honra de Nossa Senhora e agradeça assim a graça de sua fé e a proteção que recebeu da Mãe de Deus durante o dia.
* Comprometer-se com uma vida autêntica de Cristãos que se conformam com as exigências evangélicas, recebem os sacramentos e professam uma especial devoção à Santíssima Virgem.

ESCAPULÁRIO VERDE

Quando na família há algum familiar ou amigo que se encontra longe da fé queremos fazer algo a respeito, Maria Mãe Santíssima nos deu uma forma de convertê-los quando Ela apareceu à Irmã Justina Bisqueyburu em 1840, levando "a vestidura da conversão - O escapulário verde." Ela disse:” Esta Insígnia Santa de Meu Imaculado Coração há de ser uma grande meio para a conversão das almas..."

Por um período de mais de seis anos, A Virgem apareceu à Irmã Justina e respondeu muitas perguntas com relação ao escapulário e a seu uso. A Virgem Maria disse que o Escapulário Verde não necessita de nenhuma bênção especial, e não necessita de qualquer inscrição como o Escapulário Café. Pode ser abençoado por qualquer sacerdote. Se a pessoa que nós queremos que se beneficie deste escapulário não convém em levá-lo consigo, este pode ser colocado em qualquer lugar de seu quarto, dentro do travesseiro. Todos os dias deve dizer a seguinte oração: “Imaculado coração de Maria, rogai por nós agora e na hora de nossa morte, Amém. "

Se a pessoa por quem se tem intenção no escapulário não vai dizer a oração, então aquele que o presenteia deve rezar no seu lugar, todos os dias. A Virgem Maria disse: "As maiores graças são obtidas pelo uso do escapulário, mas estas graças vêm em proporção direta com o grau de confiança que o usuário tenha em mim".
Santa Brígida tinha tal confiança na Virgem Maria. Por isto a Virgem lhe revelou: "Não há pecador no mundo, que embora se encontre em inimizade com Deus, não possa voltar a Deus e recuperar sua Graças se ele ou ela vem a mim pedir assistência.”


CONSAGRAÇÃO À SANTISSIMA
VIRGEM DO CARMO

Nossa Senhora do Carmo, condutora do poder invencível,
sabendo que não acontecerá jamais que se perca
algum fiel de Deus e vosso verdadeiro devoto,
venho me consagrar à vossa poderosa proteção.
Como prometes a todos os fiéis: __ “Sofres muito?
Não desanimes. Eu nunca te deixarei;
meu coração verá o refúgio e o caminho
que te conduzirá até Deus.
Por esta promessa, apresento-vos todas minhas inquietações,
confiante e seguro na vossa intervenção.
Na dor, na amargura, na tristeza, no sofrimento,
minha Mãe Virgem do Carmo é minha esperança!
Nas privações e perdas, doença e no abandono,
na carência e pobreza, vós sois a Mãe da Misericórdia.
Nas dúvidas e temores que me assaltam,
nas tentações e perigos,
nas perseguições e calunias,
nos desprezos e humilhações,
vós sois a Mãe do Perpetuo Socorro!
Nos trabalhos e lutas deste dia e em todas as
situações que preciso da luz divina,
vós sois a Mãe do impossível!
Senhora Virgem do Carmo.
Coloco em vós minha esperança e com
esta confiança fiel de triunfar sempre.
Ó Gloriosa Rainha dos céus, Virgem sem mácula
excelsa Mãe de Deus, Maria Santíssima!
Vós sois minha Mãe e Senhora: suplico-Vos
que me aceiteis por vosso filho e servo,
porque já não quero ter outra Mãe e Senhora senão Vós.
Faço o firme propósito de nunca me apartar de Vós,
de jamais fazei ou permitir que súdito meu faça,
coisa alguma contra a vossa honra e glória.

Amém!


Enviado por email ao Espacojames: Mônica Rivarolli de Morais



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.220
Visitas Únicas Hoje: 1.544
Usuários Online: 423