espacojames



Página Inicial
Listar Terço e Rosário




Artigo N.º 786 - 03) Mistérios Dolorosos
Artigo visto 7437




Visto: 7437
Postado em: 20/12/08 às 15:15:26 por: James
Categoria: Terço e Rosário
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=37&id=786
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Terço e Rosário


Os Mistérios Dolorosos se referem às dores pelas quais Jesus e Sua Mãe, Maria passaram. Nos coloquemos no lugar de Jesus, aquele que para nos redimir, se fez obediente até a morte na cruz e imitemos a disponibilidade de Maria em cooperar ativamente nesta obra salvadora. Maria que chama a si mesma de “Serva do Senhor” estará firme junto à cruz para receber maternalmente a herança de Jesus: seus discípulos e a Igreja. Que Ela nos ajude a fazer nossos, os sentimentos de Cristo na Paixão e a imita-lo em sua mensagem de amor e disponibilidade para com os outros.

A agonia de Cristo no Jardim das Oliveiras

Saiu, então, e foi como de costume, para o Monte das Oliveiras. E os discípulos seguiram também com Ele. Quando chegou ao local, disse-lhes: "Orai para que não entreis em tentação." Depois afastou-Se deles, à distância de um tiro de pedra, aproximadamente; e, posto de joelhos, começou a orar, dizendo: "Pai, se quiseres, afasta de Mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, mas a Tua. " Então, vindo do Céu, apareceu-Lhe um Anjo que O confortava. Cheio de angústia, pôs-Se a orar mais instantemente, e o suor tornou-se-Lhe como grossas gotas de sangue, que caíam na terra. Depois de orar, levantou-Se e foi ter com os discípulos, encontrando-os a dormir devido à tristeza. Disse-lhes: "Por que dormis? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação."

Pai-Nosso, dez Avé-Marias, Glória...
A flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo

Jesus, atraiçoado por um discípulo, abandonado pelos outros, é preso pelos soldados, que O levam às autoridades. Apesar de inocente, Pilatos manda que O flagelem. Disse-Lhe Pilatos: "Logo, Tu és rei!" Jesus retorquiu: "Tu o dizes! Eu sou Rei! Para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a Minha voz." Pilatos replicou-Lhe: "Que é a verdade?" Dito isto, foi ter de novo com os judeus e disse-lhes: "Não acho n'Ele culpa alguma. Vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela Páscoa. Quereis que vos solte o Rei dos judeus?" Mas eles gritaram de novo: "Esse não, solta Barrabás." Ora Barrabás era um salteador. Então, Pilatos mandou que levassem Jesus e O açoitassem. Os soldados despem Jesus, atam-n'O a uma coluna e descarregam sobre Ele, com toda a força e crueldade, muitas dezenas de chicotadas com correias terminadas em pontas de ferro! Assim O vê a Sua Mãe amargurada.

Pai-Nosso, dez Avé-Marias, Glória...
A Coroação de Espinhos

Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e reuniram toda a corte à volta dele. Despiram-no e envolveram-no com um manto escarlate. Tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e uma cana na mão direita. Dobrando o joelho diante dele, escarneciam-no, dizendo: «Salve! Rei dos Judeus!» E, cuspindo-lhe no rosto, agarravam na cana e batiam-lhe na cabeça. Depois de o terem escarnecido, tiraram-lhe o manto, vestiram-lhe as suas roupas e levaram-no para ser crucificado.

Pai-Nosso, dez Avé-Marias, Glória...
A Caminho do Calvário

Quando iam conduzindo Jesus para o Calvário, chamaram um tal de Simão Cirineu, que regressava do campo, e carregaram-no com a cruz do Senhor, para a levar atrás de Jesus. Seguiam Jesus uma grande multidão de povo e umas mulheres que batiam no peito e se lamentavam por Ele. Jesus voltou-se para elas e disse-lhes: «Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos; pois virão dias em que se dirá: ‘Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram.’ Hão-de, então, dizer aos montes: ‘Caí sobre nós!’ E às colinas: ‘Cobri-nos!’ Porque, se tratam assim a árvore verde, o que não acontecerá à seca?» E levavam também dois malfeitores, para serem executados com Ele.

Pai-Nosso, dez Avé-Marias, Glória...
A crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

Quando chegaram a um lugar chamado Gólgota, isto é, "Lugar da Caveira", deram-Lhe a beber vinho misturado com fel; mas, provando-o, não quis beber. Depois de O terem crucificado, repartiram entre si as Suas vestes, tirando-as à sorte, e ficaram ali sentados a guardá-l'O Por cima da Sua cabeça, puseram um escrito, indicando a causa da Sua condenação: "Este é Jesus, o Rei dos Judeus." Foram crucificados com Ele dois salteadores, um à direita e o outro à esquerda. E, cerca da hora nona, Jesus clamou em alta voz: " Elli, Elli, lemá sabactháni? " Isto é: "Meu Deus, Meu Deus, por que Me abandonaste?" Alguns dos que ali se encontravam, disseram ao ouvi-l'O: "Está a chamar por Elias." Um deles correu imediatamente, pegou numa esponja, embebeu-a em vinagre e, fixando-a numa vara, dava-Lhe de beber. Mas os outros disseram: "Deixa, vejamos se Elias vem salvá-l'O!" E, clamando outra vez em voz alta, expirou.

Pai-Nosso, dez Avé-Marias, Glória...




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.850.246
Visitas Únicas Hoje: 539
Usuários Online: 295