Recorde de acesso em:
23/03/2016
é de 7.940
Total Visitas Únicas: 5.286.521 Visitas Únicas Hoje: 1.990
Usuários Online: 300
Sistema de Busca
Documento sem título

Qual a aparição de Nossa Senhora mais importante na História?

Medjugorje

Fátima














Newsletter Espacojames
Receba nossas atualizações diretamente no seu Email - Grátis!
 

Estudos Bíblicos




Salvar em PDF






Visto: 3463 - Impresso: 69 - Enviado: 20 - Salvo em Word: 77
Postado em: 03/08/12 às 08:02:11 por: James
Categoria: Estudos Bíblicos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=4&id=10002
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Estudos Bíblicos

Enviado por email ao espacojames: adas.jose.clovis


O que é uma blasfêmia contra o Espírito Santo?

A própria Bíblia ensina que existem casos em que a pessoa vai para tão longe de Deus que não é possível mais voltar, e cita trechos como o que fala dos corações endurecidos e do próprio Jesus que fala do solo que foi pisoteado e compactado a ponto que nenhuma semente pode germinar. Onde não existe a aceitação do Espírito Santo, não há mais nada que Deus possa fazer, então o destino final desta pessoa – após a morte do seu corpo – é a morte do seu espírito em um fogo eterno.


Por fim, quem será o nosso advogado perante os homens?

O Espírito Santo! Os primeiros anos do Cristianismo foram muito difíceis e Jesus precisou preparar seus discípulos para o que eles iriam enfrentar quando Ele partisse. As provações seriam imensas. Mas o testemunho deles, morrendo em nome de Jesus, seria a prova de que eles acreditavam na mensagem do Mestre até as últimas consequências.

Que saibamos receber o Espírito Santo e deixemos que Ele aja em nós!

Até nisso Jesus pensou e ensinou o que devemos fazer para que o Espírito possa agir: “Não fiqueis preocupados. O Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer”. É quando aquietamos o nosso coração que podemos ouvir o sussurro do Espírito Santo a nos guiar. Quem vive no barulho dos próprios pensamentos, como se tivesse medo de escutar a voz da própria consciência, não vai saber do que estou falando. Mas pode experimentar. Basta querer! O Espírito Santo se move em você.

Assim, blasfemar contra o Espírito Santo é retirar-se ou afastar-se de Deus. É desligar-se. É o abandono. Rebelião, deserção e queda. Apostatar: significa cortar o relacionamento salvífico com Cristo ou apartar-se da união vital com Ele e da verdadeira fé nEle. Só é considerado apóstata aquele que já experimentou a salvação, a regeneração e a renovação pelo Espírito Santo. O nosso advogado perante o Pai será o próprio Jesus, que dará testemunho de nós, contanto que nós também demos testemunho dEle aqui, neste mundo, perante os homens.

Jesus chega a dizer que aceita até que falem mal dEle, que serão perdoados, mas não aceita que blasfemem contra o Espírito Santo. E este é um ponto que deve ser refletido.

O que é uma blasfêmia contra o Espírito Santo?

É importante saber, já que este é o único pecado que não tem perdão e o próprio Catecismo da Igreja Católica afirma que é o único pecado que leva para a condenação eterna.

Quando negamos a ação do Espírito Santo estamos precisamente dizendo que não acreditamos no Pai que criou o mundo, no Filho que veio para salvar o mundo e no Espírito Santo que é o Santificador. É importante saber que o Pai tem a vontade de perdoar sempre e, quando Ele perdoa, estamos salvos. A única maneira dEle não perdoar é quando não reconhecemos que pecamos ou não nos arrependemos do pecado. Neste caso não haverá perdão.

Pai, seja eu instruído pelo Espírito Santo, para estar sempre pronto a dar testemunho corajoso de minha fé em teu Filho Jesus

E o que é blasfêmia contra o Espírito Santo?

QUEM É O ESPÍRITO SANTO E QUAL A SUA OBRA?

"É o Espírito Santo que nos dá o discernimento e nos convence do pecado" (João 16.8);

"Ele derrama o amor de Deus em nossos corações" (Romanos 5.5)

"Produz o nascimento de uma nova criatura" (João 3.1 a 7);

"Ele nos fortalece para andarmos no caminho da verdade" (João 16.13).

"O Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas, porque não sabemos como havemos de pedir, mas Ele intercede por nós junto ao Pai, até com gemidos inexprimíveis" (Romanos 8.26).

O Espírito Santo de Deus realiza um trabalho íntimo na alma humana, é pessoal e todo desejo de santificação é nutrido por Ele. Cada impulso para o bem e para a verdade é implantado por Ele. Seu trabalho é indispensável à convicção, ao arrependimento e conversão para a salvação da vida eterna.

O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO

"Jesus, mediante o Espírito Santo, bate à porta do coração e pede entrada" (Apocalipse 3.20).

"Alguém” não abre a porta, deixa-O esperando do lado de fora, com isso estará entristecendo o Espírito Santo do Senhor" (Efésios 4.30).

"Talvez com medo de que Ele entre, esse alguém resiste, pois não deseja ter a sua companhia" (Atos 7.51).

"A consciência e o coração se tornam endurecidos" (Hebreus 3.15).

"Procura afastá-lo, e acaba extinguindo o Espírito Santo" (I Tessalonicenses 5.19).

Finalmente o Espírito Santo o abandona.

Que triste e terrível fim. Ele bateu em sua porta e você não abriu, deixou-O esperando do lado de fora, resistiu-O, entristeceu-O, endureceu a sua consciência e o seu coração, procurou extingui-lo. Está consumado o pecado imperdoável contra o Espírito Santo, a persistente rejeição contra os apelos do Espírito, e a desobediência, consumou. Portanto como diz o Espírito Santo, "se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração" (Hebreus 3.7, 8).

Muitos indagam a si mesmo, será que já blasfemei contra o Espírito Santo do Senhor?

Mas é importante evidenciar, em que condições o Senhor Jesus declara a blasfêmia como pecado imperdoável.

Justamente por ocasião da acusação dos escribas e fariseus, os quais imputavam a ELE a expulsão dos espíritos malignos pelo poder de belzebu, príncipe das potestades do mal. Os escribas e fariseus não criam em Jesus Cristo como filho de Deus negavam as virtudes do Espírito Santo de Deus, "pelo qual Jesus foi por Deus ungido e fazia muitas curas, milagres e maravilhas" (Atos 10.38).

A palavra do Senhor afirma que a desobediência e a constante rejeição contra os apelos do Espírito Santo também acaba constituindo em pecado imperdoável:

Lucas 10.16 – Disse Jesus: "Quem ouve a vós a mim me ouve; e quem rejeita a vós a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou".

Atos 3.22 e 23 – Moisés disse: "O Senhor, vosso Deus, levantará dentre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a Ele ouvireis em tudo quanto vos disser. E acontecerá que toda alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo."

I Samuel 2.25 - "Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele? "

OS AÇOITES

- Lucas 12:47 e 48, disse Jesus: “O servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites. Mas o que a não soube e fez coisas dignas de açoites com poucos açoites será castigado. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá”.

A CONDENAÇÃO

- A palavra do Senhor na Carta Universal do Apóstolo Tiago 1.15 diz que havendo a concupiscência concebida, dá a luz o pecado; e o pecado sendo consumado gera a morte. E em I João 3.8 a palavra diz ainda que quem comete pecado é do diabo, porque o diabo pecou desde o princípio, sendo necessário que Cristo morresse na cruz para desfazer as obras do diabo.

Em Hebreus 6.4 a 6 diz: "Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo."

E provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus e o expõem ao vitupério.

"Mas se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados" (Hebreus 10.26).

II Carta Universal de Pedro 2.4 a 9: "Porque se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, havendo-os lançado no inferno, os entregou a cadeia da escuridão, ficando reservado para o juízo; e não perdoou ao mundo antigo, guardando Noé com mais sete pessoas ao trazer o dilúvio sobre os ímpios e condenou a subversão as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, livrando Ló, o justo; assim sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos e reservar os injustos para o dia do juízo."

João 3.17 e 18 – Disse Jesus: "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado."

João 12.47 e 48 - Disse Jesus: “Se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o há de julgar no último dia”.

Romanos 6.23 – "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."

Apocalipse 21:8 - "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte."

Provérbios 8.36 – Disse o senhor: "O que pecar contra mim violentará sua própria alma, todos os que me aborrecem amam a morte."

 

 














Postado por: James - www.espacojames.com.br em: 03/08/12 às 08:02:11 h.


Saiba como contribuir com nosso site:

1) O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!   [ Leia + ]

2) - Receba diariamente os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui! é grátis!
 
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por aqui!

4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações clique no botão abaixo.




LEIA TAMBÉM











Copyright 2006 - 2015 - www.espacojames.com.br - Todos os Direitos Reservados - Santarém - Pará - Brasil
Desenvolvido por: ESPACOJAMES