Espacojames


Página Inicial
Listar Estudos Bíblicos




Artigo N.º 15146 - Seja vigilante - Satanás quer devorar você!
Artigo visto 748 vezes




Visto: 748
Postado em: 31/12/18 às 16:41:06 por: James
Categoria: Estudos Bíblicos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=4&id=15146
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Estudos Bíblicos

Sejam vigilantes. Seu adversário, o Diabo, anda em volta como leão que ruge, procurando a quem devorar.’ — 1 PEDRO 5:8.

COMO UM ANJO DE LUZ SE TORNOU SATANÁS?

ANTES ele tinha amizade com Deus. Mas depois essa criatura espiritual, ou anjo, criou um desejo errado. Ele queria ser adorado pelos humanos. Ele deveria ter rejeitado logo esse desejo, mas não fez isso. Deixou o desejo crescer e acabou pecando. (Tiago 1:14, 15) Nós não sabemos qual é o nome original dele, mas hoje nós o chamamos de Satanás. Ele “não permaneceu firme na verdade”. Ele se rebelou contra Deus e se tornou “o pai da mentira”. — João 8:44.

 

O QUE AS PALAVRAS: SATANÁS, SERPENTE E DRAGÃO MOSTRAM SOBRE O MAIOR INIMIGO DE DEUS?

Desde que Satanás se tornou rebelde, ele passou a ser o maior inimigo de Deus e um inimigo dos humanos. As palavras que a Bíblia usa para falar de Satanás mostram que ele é realmente muito mau. Satanás significa Opositor. Isso mostra que esse anjo mau odeia o governo de Deus e luta contra isso com todo o seu poder. O que ele mais deseja é ver o fim do governo de Javé.

Em Revelação 12:9, Satanás é chamado de Diabo, que significa Caluniador. Quem é caluniador mente para prejudicar outra pessoa e foi o que Satanás fez. Ele sujou o nome de Deus quando chamou Deus de mentiroso. As palavras “serpente original” nos lembram de que Satanás usou uma cobra para enganar Eva. E a expressão “grande dragão” nos faz pensar num monstro agressivo, cruel e mau. Satanás é esse tipo de pessoa. Ele não quer que o propósito de Jeová dê certo e quer destruir o povo de Deus.

 

O QUE TEMOS QUE APRENDER NESTE ARTIGO?

Vemos então que Satanás é a maior ameaça que enfrentamos para ficar fiéis. Por isso, a Bíblia nos avisa: “Mantende os vossos sentidos, sede vigilantes. Vosso adversário, o Diabo, anda em volta como leão que ruge, procurando a quem devorar.” (1 Pedro 5:8) Assim, vamos estudar neste artigo três características de Satanás que mostram por que é importante nos protegermos desse inimigo cruel de Javé e seu povo.

 

SATANÁS É PODEROSO

Dê exemplos que provam que os anjos são muito poderosos. (b) Em que sentido Satanás tem “os meios de causar a morte”?

Os anjos são muito poderosos. (Salmo 103:20) Eles têm mais inteligência e força do que os humanos. Os anjos fiéis usam esse poder para fazer o bem. Por exemplo, certa vez um anjo de Javé salvou o povo de Deus de seus inimigos, matando numa noite 185 mil soldados assírios. Isso seria impossível para um humano e difícil até mesmo para um exército. (2 Reis 19:35) Em outra ocasião, um anjo usou sua inteligência e poder para libertar os apóstolos de Jesus da prisão. Os guardas que estavam perto não viram o anjo destrancar as portas, libertar os apóstolos e depois trancar novamente as portas. — Atos 5:18-23.

Os anjos fiéis usam seu poder para fazer o bem, mas Satanás usa seu poder para fazer o mal. E, com certeza, Satanás tem grande poder e influência. A Bíblia o chama de “governante deste mundo” e de “deus deste sistema de coisas”. (João 12:31; 2 Coríntios 4:4) A Bíblia até diz que Satanás tem “os meios de causar a morte”. (Hebreus 2:14) Isso não significa que ele mesmo mata todas as pessoas. Então em que sentido ele causa a morte? Primeiro, no sentido de que esse mundo está cheio do ódio e da violência de Satanás. Segundo, no sentido de que todos os humanos pecam e morrem porque Eva acreditou na mentira de Satanás e porque Adão desobedeceu a Deus. (Romanos 5:12) Jesus disse que Satanás é um assassino. E ele é isso mesmo. (João 8:44) Sem dúvida, ele é um inimigo poderoso.

 

Sem a ajuda de Javé, nunca conseguiríamos vencer nossa luta contra Satanás

 

COMO OS DEMÔNIOS JÁ MOSTRARAM QUE SÃO PODEROSOS?

Ao ficarmos contra Satanás, também ficamos contra aqueles que o apoiam e  que se rebelam contra o governo de Deus. Entre eles, estão muitos anjos rebeldes, que são chamados de demônios. (Revelação 12:3, 4) Esses demônios são bem mais fortes do que os humanos. Eles já mostraram muitas vezes isso, fazendo os humanos sofrer. (Mateus 8:28-32; Marcos 5:1-5) Devemos sempre lembrar que precisamos ter cuidado porque os demônios e seu governante são muito poderosos. (Mateus 9:34) Sem a ajuda de Javé, nunca conseguiríamos vencer nossa luta contra Satanás.

SATANÁS É CRUEL

Qual é o objetivo de Satanás? Por que você acha que este mundo é cruel como Satanás?

O apóstolo Pedro comparou Satanás a um “leão que ruge”. Um livro explica que a palavra grega que foi traduzida “ruge” indica o grito ou o barulho que uma fera faz quando está com muita fome. Essa comparação mostra bem como Satanás é cruel e mau. Ele já controla o mundo inteiro, mas isso não é o suficiente para ele. Satanás é como um leão que está com muita fome e procura mais vítimas. (1 João 5:19) Ele quer pegar principalmente os ungidos que estão na Terra e que são ajudados pelas “outras ovelhas”. (João 10:16; Revelação 12:17) O objetivo de Satanás é destruir o povo de Javé. A perseguição que os cristãos verdadeiros sofrem desde a época dos primeiros cristãos até os dias de hoje prova que Satanás é muito cruel.

 

Como Satanás atacou a nação de Israel? Dê exemplos. Por que motivo especial Satanás queria atacar o Israel antigo? Como você acha que o Diabo se sente hoje quando um servo de Deus comete um pecado sério?

Satanás mostra que é cruel também de outro modo. Um leão com muita fome não tem dó de sua presa. Antes de matar, ele não tem compaixão, nem se sente culpado depois. Da mesma maneira, Satanás não tem compaixão quando ataca suas vítimas. Por exemplo, os israelitas cometeram pecados. Como acha que Satanás se sentia cada vez que isso acontecia? Pense em quando Zinri cometeu imoralidade ou quando Geazi foi ganancioso. Sem dúvida, Satanás ficou contente com o resultado desses pecados. Isso foi uma vitória para ele. — Números 25:6-8, 14, 15; 2 Reis 5:20-27.

Satanás tinha um motivo especial para querer atacar o Israel antigo. Afinal, o Messias viria dessa nação e era o escolhido para esmagar a Satanás e provar que Javé tem o direito de governar. (Gênesis 3:15) Satanás não queria que os israelitas tivessem a aprovação de Deus, por isso fazia tudo o que podia para eles pecarem. Como ele se sentia quando isso acontecia? Não pense que Satanás ficou com dó quando Davi cometeu adultério ou quando Moisés perdeu a chance de entrar na Terra Prometida. Na verdade, Satanás fica muito feliz quando um dos servos de Deus comete um pecado grave. O Diabo usa essas vitórias para zombar de Deus. — Provérbios 27:11.

 

Por que Satanás talvez quisesse atacar Sara?

Mas era de todas as gerações da família em que o Messias nasceria que Satanás tinha mais ódio. Por exemplo, pense no que aconteceu com Sara depois de Jeová ter dito a Abraão que ele se tornaria “uma grande nação”. (Gênesis 12:1-3) Enquanto Abraão e Sara estavam no Egito, Faraó mandou levar Sara para a casa dele e queria que ela se tornasse sua esposa. Mas Jeová protegeu Sara e a tirou daquela situação difícil. (Leia Gênesis 12:14-20.) Mais tarde, antes de Isaque nascer, Abimeleque, da cidade de Gerar, também tentou casar com Sara. (Gênesis 20:1-7) Será que Satanás estava por trás dessas situações? Sara tinha saído da rica cidade de Ur para morar em tendas. Então, será que Satanás queria usar os palácios luxuosos de Faraó e de Abimeleque como uma tentação para Sara? Será que Satanás achou que ela trairia Abraão, e até Jeová, casando com um daqueles reis? A Bíblia não diz, mas é bem provável que o Diabo teria ficado muito feliz se Sara tivesse perdido a chance de se tornar parte de uma das gerações da família do Messias. Satanás não teria tido nenhum sentimento de culpa se aquela boa mulher tivesse destruído seu casamento, seu bom nome e sua amizade com Jeová. Como Satanás é cruel e mau!

 

Satanás não se importa com o que é certo ou errado

Depois do nascimento de Jesus, de que forma Satanás mostrou que é cruel? O que você acha que Satanás pensa sobre os jovens que amam e se esforçam para servir a Deus?

Muito tempo depois de Abraão, Jesus  nasceu. Não pense que Satanás achou que Jesus era um lindo bebê. Ele sabia que aquele bebê cresceria e se tornaria o Messias prometido. Jesus era a parte principal do descendente de Abraão e, mais tarde, iria “desfazer as obras do Diabo”. (1 João 3:8) Acha que Satanás em algum momento pensou que seria cruel demais matar uma criança? Não. Ele não se importa com o que é certo ou errado. E ele não demorou em tentar matar Jesus.

13 Quando os astrólogos contaram ao Rei Herodes que o “rei dos judeus” tinha nascido, Herodes ficou muito bravo e quis matar aquele bebê. (Mateus 2:1-3, 13) Então, ele mandou matar todos os meninos de 2 anos ou menos em Belém e nos seus distritos. (Leia Mateus 2:13-18.) Jesus sobreviveu a essa matança horrível. Mas o que isso mostra sobre nosso inimigo, Satanás? O Diabo não dá o menor valor à vida humana. Ele não se importa nem mesmo com crianças. Satanás é mesmo um “leão que ruge”. Nunca se esqueça de que ele é muito cruel!

 

SATANÁS É ENGANADOR

Como Satanás tem “cegado as mentes” das pessoas?

Só existe uma maneira de Satanás fazer as pessoas ficarem contra nosso amoroso Deus. Ele engana as pessoas. (1 João 4:8) Satanás engana os humanos para que eles não fiquem “cônscios de sua necessidade espiritual”, ou seja, para que eles não se deem conta de que precisam ter uma amizade com Deus. (Mateus 5:3) O Diabo tem “cegado as mentes” das pessoas para que elas não vejam a verdade sobre Javé. — 2 Coríntios 4:4.

Uma das maiores armas que Satanás usa para enganar as pessoas é a religião falsa. Javé quer que nós adoremos somente a ele, e Satanás sabe disso. (Êxodo 20:5) Então, imagine como Satanás gosta quando vê pessoas adorando a natureza ou os animais, ou seja, adorando qualquer pessoa ou qualquer coisa, menos Javé. Infelizmente, até mesmo muitos que pensam que estão adorando a Deus da forma correta, na verdade, estão acreditando em coisas falsas e praticando rituais inúteis. Os israelitas do tempo de Isaías estavam numa situação parecida. Javé perguntou a eles: “Por que continuais a pagar dinheiro por aquilo que não é pão e por que é a vossa labuta por aquilo que não resulta em saciedade? Escutai-me atentamente e comei o que é bom, e deleite-se a vossa alma com a própria gordura.” — Isaías 55:2.

Satanás pode enganar até mesmo servos zelosos de Deus

Por que Jesus disse para Pedro: “Para trás de mim, Satanás”? Como Satanás poderia nos enganar e nos levar a deixar de ser vigilantes?

Satanás pode enganar até mesmo servos zelosos de Deus. Por exemplo, pense no que aconteceu quando Jesus disse a seus discípulos que faltava pouco tempo para ele ser morto. O apóstolo Pedro amava muito a Jesus e disse:  “Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.” Jesus respondeu: “Para trás de mim, Satanás.” (Mateus 16:22, 23, Almeida Revista e Corrigida) Por que Jesus chamou Pedro de “Satanás”? Porque Jesus sabia que logo ele morreria como sacrifício de resgate e provaria que o Diabo é um mentiroso. Aquele era um momento muito importante da história e não era hora de Jesus ter “compaixão” de si mesmo. Satanás teria pulado de alegria se Jesus tivesse deixado de ficar vigilante.

O fim deste mundo mau está perto. Então, nós também estamos vivendo um momento muito importante da história. Satanás quer que tenhamos “compaixão” de nós mesmos, ou seja, que nos concentremos em buscar uma vida boa neste mundo. Ele quer que esqueçamos que vivemos nos últimos dias e deixemos de ser vigilantes. Não deixe isso acontecer com você! Ao contrário, continue vigilante. (Mateus 24:42) Satanás mente dizendo que o fim está longe ou que nem virá. Nunca acredite nisso!

O que Satanás quer que nós acreditemos? (b) Como Jeová nos ajuda a ficar vigilantes?

Satanás tenta nos enganar também de outro modo. Ele quer que nós acreditemos que não merecemos o amor e que Deus nunca vai perdoar nossos pecados. Mas isso é uma mentira. Pense bem: quem realmente não merece o amor de Deus? É Satanás. Quem nunca será perdoado por Deus? É Satanás. Veja o que a Bíblia diz para os servos de Javé: “Deus não é injusto, para se esquecer de vossa obra e do amor que mostrastes ao seu nome.” (Hebreus 6:10) Deus sempre dá valor a tudo o que fazemos para agradar e servir a ele. (Leia 1 Coríntios 15:58.) Então, não se deixe enganar pelas mentiras de Satanás.

Como vimos, Satanás é poderoso, cruel e enganador. Como podemos vencer a luta contra um inimigo assim? Deus nos ajuda. Na Palavra que podemos aprender o que Satanás faz para nos atacar. A Bíblia diz que nós sabemos como ele age. (2 Coríntios 2:11) Então, por conhecermos as diferentes maneiras como ele nos ataca, é mais fácil ficarmos vigilantes. Mas só conhecer o que Satanás faz não é o suficiente. A Bíblia diz: “Oponde-vos ao Diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7) 


 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 6.943.213
Visitas Únicas Hoje: 2.356
Usuários Online: 530