espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10283 - Bispos de todo o mundo concluem debate sobre a nova evangelização (AFP)
Artigo visto 2649




Visto: 2649
Postado em: 06/11/12 às 09:11:08 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10283
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


CIDADE DO VATICAN

O — Os bispos de todo o mundo analisaram o estado geral da nova evangelização, em um ambiente considerado franco, focado na renovação missionária da Igreja, longe da crise do "Vatileaks".


O papa Bento XVI pediu neste domingo aos 262 bispos reunidos no sínodo que levem a "Nova Evangelização" aos quatro cantos do mundo, e os instou a "reavivar" o fogo do Evangelho entre aqueles que "perderam a riqueza da fé".

Ao fim deste encontro de três semanas, o Papa reuniu os bispos para celebrar com eles a missa final do sínodo na basílica de São Pedro.

"Os verdadeiros protagonistas da nova evangelização são os santos, que pelo exemplo de suas vidas e por suas obras de caridade falam uma linguagem compreendida por todos", disse o pontífice.

Bento XVI lembrou o evangelho do dia da cura do cego Bartimeu, e comparou a situação do homem moderno com a do personagem de uma família abastada que ficou cego, levado a mendigar e a seguir o caminho de Jesus com a esperança de ser curado por ele.

O Papa também destacou a "urgência" de se "reavivar" o fogo da palavra de Cristo para que "seja a chama que dê luz e calor a todos".

Entre as linhas pastorais, o Papa mencionou "a exigência de acompanhar" a preparação dos sacramentos "com uma catequese apropriada", a importância do sacramento da penitência, e o novo "dinamismo missionário" pedido aos laicos.

O sínodo apresentou sábado 58 propostas que destacam a qualidade da catequese (ensino) e a vocação de todos os batizados para serem evangelizadores, incluindo os jovens.

Os padres sinodais propõem que uma comissão de dirigentes da Igreja se encarregue de monitorar os ataques à liberdade religiosa e de obter informações exatas em caso de violações.

Em relação ao Islã, apesar das dificuldades, o diálogo deve continuar", considera uma das propostas, no momento em que vários religiosos --árabes, africanos, europeus-- manifestam seus temores relacionados à radicalização do Islã.

Diante do crescente papel dos laicos, os padres sinodais mencionam a possibilidade de as conferências episcopais pedirem à Santa Sé a criação de um "ministério especial do catequista" e defendem a extensão da catequese aos adultos.

Para favorecer a penitência (confissão), uma proposta pede que em cada diocese um lugar seja dedicado a este sacramento com padres presentes de forma permanente.

A evangelização deve "ser respeitada totalmente por cada pessoa, sem nenhuma forma de proselitismo", indica o documento dos bispos.

Olivier Schmitthaeusler, vicário apostólico de Phnom Penh, capital do Camboja, o mais jovem dos bispos participantes, considerou que "não há muitas instituições no mundo que se atrevam a se autoquestionar desta forma".

Apesar disso, não houve referência alguma ao "Vatileaks" durante o encontro, de acordo com os testemunhos dos participantes.

O julgamento do mordomo do Papa deixou mais interrogações do que respostas sobre o chamado "Vatileaks", caso de divulgação de documentos confidenciais do Vaticano que, segundo os analistas, ainda não pode ser dado por concluído.

O julgamento revelou um ambiente de descontentamento e frustração no círculo próximo ao Papa, e não dissipou a suspeita de alguns observadores de que por trás do caso estava sendo organizado um complô contra alguns setores das hierarquias eclesiásticas.


Fonte: http://noticias.uol.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.340
Visitas Únicas Hoje: 1.664
Usuários Online: 522