espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10533 - 9 milhões de católicos veneram o “Nazareno Negro” em procissão nas Filipinas.
Artigo visto 2988




Visto: 2988
Postado em: 16/01/13 às 08:23:26 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10533
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Por volta de nove milhões de fiéis católicos participaram da tradicional procissão do “Nazareno Negro” e das celebrações ocorridas durante a última quarta-feira, 9, em em Manila (Filipinas).

Nesta data, a venerada imagem de Jesus Nazareno, talhada no México em 1606 e venerada na Basílica Menor de Quiapo, é carregada por ruas da cidade em memória de seu traslado à atual basílica. A enorme procissão se repete, de uma forma muito mais silenciosa e solene, a cada Sexta-Feira Santa.

O Arcebispo de Manila, Cardeal Luis Antonio Tagle, valeu-se do notável entusiasmo dos devotos para motivá-los à prática cotidiana de sua expressão de piedade. “Os devotos reais do Nazareno Negro podem se reconhecer através da profundidade de sua Fé”, explicou. O purpurado pediu à multidão para trabalhar com o intuito de erradicar a violência e o crime, além de opor-se às iniciativas que atacam a família, como a recente lei antinatalista e o projeto de legalização do divórcio. “Os verdadeiros devotos lutarão contra as falsidades que não só destroem as pessoas e a comunidade, mas atacam ao Filho de Deus”, exortou.


A quantidade de devotos requereu a ação das autoridades durante a Santa Missa para evitar que os fiéis avançassem sobre o altar montado especialmente para o Nazareno. Durante a celebração, os “mamamasans” (encarregados diretos da proteção da imagem) se situaram sobre o veículo do Nazareno para protegê-lo da multidão que, por sua fama de milagres, tenta tocá-lo ou colocar alguma prenda sobre sua madeira.

O reitor da Basílica de Quiapo, Dom José Clemente Ignacio, explicou à CBCP News que a procissão tem tradicionalmente um caráter efusivo, com muitos fiéis que tentam aproximar-se e beijar a imagem no percurso, o qual acarreta dificuldades logísticas. Muitos outros fiéis “mais calmos”, esperam para participar das Missas que são celebradas de hora em hora, durante o dia da festa, em sua Basílica.

A imagem do Nazareno Negro obteve sua característica cor escura, segundo a tradição, em um incêndio do qual foi milagrosamente preservado. Em 1650, o Papa Inocêncio X aprovou o culto à invocação e autorizou a criação da Confraria de Nosso Senhor Santo Jesus Nazareno. (EPC/GPE)

Com informações da CBCP News Via Gaudium Press


Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.861.873
Visitas Únicas Hoje: 2.010
Usuários Online: 560