espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10766 - Imprensa européia se rende a Papa Francisco, “chegado do fim do mundo”.
Artigo visto 3350




Visto: 3350
Postado em: 16/03/13 às 23:03:38 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10766
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


A notícia da eleição do novo Papa Francisco monopolizou as capas dos principais meios italianos e europeus que se renderam diante da humildade do Papa Francisco, o primeiro americano a ser eleito o Bispo de Roma.

Em Roma, os jornais dedicam em sua edição de hoje dezenas de páginas exclusivamente ao Pontífice argentino, filho de imigrantes italianos.

“La Repubblica” dedicou ao Papa argentino 19 páginas colocou na sua notícia de capa “A nova Igreja do Papa Francisco”. O jornal italiano faz referência às raízes piamonteses do Pontífice (Piamonte é uma região no noroeste da Itália) e o descreve como um homem próximo ao povo, apaixonado pelo futebol e o tango.

 

O jornal, que não costumam simpatizar com a Igreja, destacou a humildade do novo Papa, quem levou em sua primeira saudação a cruz de ferro em vez da de ouro, e descartou a capa vermelha que distingue os Pontífices.

O periódico Corriere della Sera colocou em sua capa “A surpresa de Francisco”, e dedicou 17 páginas a descrever a simplicidade do nome escolhido, Francisco, recordando o santo italiano de Assis.

 

Outro jornal da Itália, o diário “La Stampa” dedicou 15 páginas à notícia e abriu sua edição de hoje, 14, com uma grande foto do Pontífice saudando os fiéis do balcão e a titulou “Francisco. O argentino Bergoglio. Papa no terceiro escrutínio”.

O jornal apresenta ao Francisco como “o Pontífice latino que viaja de ônibus, voa em companhias aéreas baratas”, e “leva o Evangelho aos pobres”. Também destaca seu gosto pela comida italiana, em particular a turinesa.

 

Além disso, publica uma imagem da humilde casa da família de Bergoglio antes de partir para a Argentina, por volta de 1929. “Das colinas do Piamonte à Pampa. A viagem do emigrante Bergoglio”, lê-se entre suas páginas.

Outro periódico secular, “Il Fatto Quotidiano”, publica em sua capa outra imagem do Papa sorridente: “Sou Francisco e venho de muito longe”, e dedica nove páginas ao Papa, um homem “franco e reformador”, que prefere “viajar de bicicleta, metro e ônibus”, antes que em automóvel próprio.

 

O Papa Francisco também monopolizou a capa do jornal “Il Messagero”, que dedica onze páginas à notícia e escreve em seu titular “O Papa Francisco. O primeiro pontífice não europeu e um jesuíta argentino”.

Em toda a Europa

 

Na França, os jornais Figaro e Libération, dedicaram suas capas ao Papa argentino e o chamaram o “Papa da fraternidade”.

O jornal inglês The Guardian parafraseou as primeiras palavras do Papa e titulou sua capa “Buona sera (boa noite), Pope Francis”. O Daily Mirror apelou à ironia e ao humor para titular a notícia como “novamente a mão de Deus”, em alusão ao jogador de futebol Diego Armando Maradona que marcou um gol com a mão em um campeonato mundial e o atribuiu “à mão de Deus”.

 

Na Alemanha, todos os jornais o apresentaram em capa e o jornal Morgen Post fez ênfase em que se trata de um cardeal que “luta contra com a pobreza”.

Na Espanha, o jornal El Pais dizia “A eleição de Bergoglio augura um giro na Igreja”; Já o Jornal “El Mundo” usou como titular “Jesuíta e argentino” e La Razão titulou sua edição desta quinta-feira:”Papa Francisco, um pastor humilde que reza em espanhol”.


http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.413
Visitas Únicas Hoje: 1.737
Usuários Online: 499