espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 11436 - A fé não é utopia, a fé é certeza daquilo que não se vê”, afirma Dom Giovenale
Artigo visto 2778




Visto: 2778
Postado em: 14/09/13 às 13:19:24 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=11436
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


"A fé não é utopia, a fé é certeza daquilo que não se vê", afirmou Dom Flávio Giovenale, bispo da Diocese de Santarém, no primeiro dia do IX Encontro da RCC-PA que reúne católicos de todo o Estado. Durante a homilia, Dom Giovenale conclamou o povo cristão para a paz entre os povos e destacou a fé para a vitória cristã.

Segundo Giovenale, todos os sentimentos são conquistados, não são visíveis aos olhos, mas podem ser sentidos como a fé e o amor de Deus. "Vamos acreditar. É com esse amor de Deus que vamos para frente. Se vier o adversário, as adversidades da vida, vamos fazer o quê? Sempre gosto de dizer que na época em que tinha todos os cabelos, todos os dente - agora estou ficando careca e banguela - naquela época uma das coisas mais belas que fiz na vida foi ser professor de matemática. Sei que todo mundo gosta, especialmente os jovens gostam. Quando os professor chega e diz que tem três problemas para a resolver, o que os alunos fazem? Pulam de alegria, porque dizem: Vamos vencer esse desafio.", de forma contagiante interagiu Dom Flávio.
 
"Quinze dias atrás o mundo dizia não tem jeito, já está determinado. Quem ficou contente foram os fabricantes de armas. Mas chegou o Papa, pediu para fazermos uma semana de oração e jejum e disse [Papa Franscico] contra a guerra. Com a guerra não se ganha", Giovenale referindo-se ao episódio violento na Síria e a atitude da Igreja para a paz mundial.
 
O prelado ainda destacou as três virtudes cristãs: "Fé, amor e esperança. Esperança cristã, o que é? É a esperança do cristão que diz que pode esperar sentado? Só pra dizer que passou para trás. A esperança em Cristo, diz a Bíblia, não decepciona. Cristo é fiel. Esperança é a certeza da vitória. Por causa da fé em Cristo, por causa do amor de Deus, temos a esperança que a cera da nossa vitória".
 
Dom Flávio ressaltou o tema do encontro que este ano aborda: "Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé". Ele também leu a mensagem de Dom Bernardo Johannes Bahlmann, bispo da Diocese de Óbidos, que não pode estar no encontro, mas agradeceu ao convite desejando bom encontro a todos.
 
Giovanale ainda invocou que todos pudessem clamar de pé exclamando frases que ressaltaram o amor, a vitória e a fé. O bispo da Diocese de Santarém finalizou: "Quando era criança, se dizia que a vida iniciava nos 40, porque todo mundo morria aos 75, 60 anos. Agora que a vida está mais estimada, eu que passei dos 50, digo que a vida começa dos 50. Mas 40 anos é uma geração. Agora, fé em Deus e pé na tábua. Como disse o Papa aos bispos do Brasil, no Rio de Janeiro, tenho até doenças infantis. Se a Renovação já teve doenças infantis, já foram superadas. Se teve birra de adolescente, já foram superadas. Agora, com maturidade, não quer dizer: acabou e vamos ficar sentados. Então, 40 com entusiasmo de 15 anos. Vocês veem nossos jovens de 15 anos, pulam, tocam, aprontam, desaprontam. É isto, com entusiasmo de 15 anos e a maturidade dos 40. É isto, com a benção de Deus vamos em frente".
 
Neste sábado (14), a programação contará pela parte da manhã, de 8 às 12h, com as seguintes pregações: "Revive Renovação", Kátia Roldi Zavaris; "E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé", Dom Alberto Tavera, arcebispo de Belém (PA); "Renovação Carismática - Sua História", Reinaldo Bezerra. Já tarde, 14 às 17h, "Fé Carismática", por Lázaro; "RCC Pará: nossa história, nossos desafios", Ronaldo Lima; Depoimentos de ex-coordenadores e pioneiros. Às 17h haverá celebração eucarística. Às 20:30h ocorrerá noite cultural na orla da cidade com queima de fogos de artifícios e o parabéns em comemoração aos 40 anos.
 
Por Júlio César Guimarães (ASCOM - IX Congresso RCC-PA)


Fonte: http://www.rccpa.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.182
Visitas Únicas Hoje: 1.506
Usuários Online: 417