espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 13077 - Eu vejo mortos-vivos. Em toda parte.
Artigo visto 2498




Visto: 2498
Postado em: 13/03/15 às 10:29:46 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=13077
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Mas a teologia do corpo pode nos salvar do apocalipse zumbi

O apocalipse zumbi não está à nossa espera num distante futuro distópico. Ele já está acontecendo. Nós vivemos no meio dele.

Você duvida? Assista a um ou dois episódios da série de televisão “The Walking Dead”.

Para quem não a conhece, a série norte-americana conta a história de uma catástrofe em que, por causas desconhecidas, grande parte da humanidade se tornou zumbi. Eles não estão nem vivos nem totalmente mortos. Eles andam. Eles comem. Eles gravitam em torno uns dos outros, movendo-se em bandos. Mas eles não se sentem. Eles não se lembram. Eles não sabem quem são nem veem a beleza do mundo ao seu redor. Para eles, todos os seres vivos, sejam pessoas, sejam animais, não são nada além de comida.

O foco da série, porém, não são os mortos-vivos. É uma série sobre a vida. É uma história sobre a busca não só de sobrevivência, mas, mais importante ainda, de preservação da própria humanidade num mundo enlouquecido.

Parece familiar?

É verdade que os mortos-vivos do mundo real têm menos sangue cenográfico em suas roupas do que os zumbis do mundo apocalíptico retratado na série. Mas o mundo da série e o mundo real são fundamentalmente o mesmo mundo.

Veja os noticiários. Navegue pelo Facebook. Você verá mortos-vivos em todos os lugares para onde olhar. São homens e mulheres zanzando pela existência, mortos por dentro, em pecado mortal, distantes de Deus, com feridas e chagas abertas na alma.

Em nossa cultura, os mortos-vivos são uma legião. Eles vivem na escuridão, de costas para o amor e para a verdade, com Deus expulso da sua alma. São mortos espiritualmente, embora seus corpos sobrevivam. Como os zumbis da televisão, eles não sabem quem são. Não conhecem a sua dignidade e beleza. Definham de fome e sede, em busca de alguma saciedade indescritível. Entregam seus corpos das formas erradas, nos momentos errados, para as pessoas erradas. Veneram a juventude e têm pavor da idade.

Não sabem se foram criados, nem sabem o que significa viver uma vida plenamente humana. Não veem sentido nem propósito na criação. Não ouvem os céus que proclamam a glória de Deus. Procuram significado nas coisas, embora duvidem da existência de alguma verdade: procuram-no em carros, no dinheiro, no sexo, na comida, na bebida. Buscam o prazer sem importar o custo e evitam o sofrimento sem importar a recompensa. Seus instintos são seus deuses e o consumismo é o seu culto.

Os nossos mortos-vivos também não conseguem ver a dignidade das pessoas ao seu redor. Eles as vêem como objetos a ser usados ​​– para o prazer, para a satisfação sexual, para algum tipo qualquer de ganho – ou, pior ainda, como inconvenientes dos quais se livrar. À sua maneira, através da fofoca, da traição, da indiferença, eles também canibalizam o próximo.

A luta perpétua de cada um de nós, assim como a dos protagonistas de “The Walking Dead”, é para não nos juntarmos a eles. É para manter a nossa humanidade num mundo cada vez mais desumano. É para manter a vida de Deus em nossas almas, tratando os feridos com misericórdia e compaixão, esperando e construindo, no meio do caos cultural, um mundo melhor.

O nosso apocalipse zumbi, no entanto, é muito mais fácil de combater do que o da série de televisão.

Na série, a única maneira de lidar com os mortos-vivos é cravar uma faca em seu crânio. Aqui, os mortos-vivos podem ser curados. Eles podem ser ressuscitados para a vida através da graça dos sacramentos. E a graça é abundante aqui na terra: ela está em cada igreja católica, em cada confessionário, em cada Eucaristia.

Além disso, temos a teologia do corpo, que é, ao mesmo tempo, um antídoto e uma vacina contra o apocalipse zumbi. Proposta à Igreja por João Paulo II no final da década de 1970, a teologia do corpo não é uma teologia do sexo. Ela nos proporciona, sim, muitos lampejos sobre a sexualidade humana e o amor conjugal, mas isto é apenas uma parte da teologia do corpo.

Em conjunto, ela engloba masculinidade e feminilidade, maternidade e paternidade, sacerdócio e vida religiosa, além de amizade e trabalho, liturgia e sacramentos, comida e moda, tecnologia e mídia, dieta e exercícios e até a direção de veículos e as tatuagens. Basicamente, tudo o que fazemos em nossos corpos é de competência da teologia do corpo, já que, em sua essência, ela estuda o que significa ser pessoa humana, feita à imagem de Deus.

A teologia do corpo, em outras palavras, é uma antropologia, não uma sexologia, e se enraíza em 2.000 anos de Escritura e Tradição, mas sua linguagem é adequada para os ouvidos pós-modernos.

Partindo do corpo humano, a teologia do corpo nos ajuda a reaprender a ler o mundo com a razão, lembrando-nos do que somos: imagens vivas do Deus vivo. Ela nos ressalta o significado e o propósito da criação, mostrando-nos um mundo repleto de graça, onde cada abelha, borboleta e homem, de forma única e maravilhosa, revela alguma verdade sobre o Criador.

A teologia do corpo também nos ensina a amar. Ela nos chama a não usar os outros, mas a nos dar em amor aos outros, tornando-nos um dom, e a honrar a todos, também, como dons de Deus.

Tudo o que o apocalipse zumbi arranca de nós – dignidade, beleza, capacidade de amar como Deus ama e de nos doar como Deus se doa –, a teologia do corpo ajuda a restaurar. Ela nos chama à plenitude, a ser os homens e mulheres que Deus nos criou para ser. E nos ensina a fazer isso em nossa vida diária – no trabalho, na oração, no lazer – lembrando-nos que a forma da nossa eternidade flui da forma dos nossos dias.

Não é uma jornada que possamos completar em 16 episódios. Muito tempo depois de os “caminhantes” de “The Walking Dead” terem ido para o seu descanso eterno, nós ainda estaremos caminhando por um mundo em que podemos escolher entre a vida e a semivida. Alimentados pelos sacramentos e guiados pela teologia do corpo, faremos mais do que sobreviver a um mundo devastado por mortos-vivos.

Escolhamos a cura!


Fonte: http://www.aleteia.org/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.851.523
Visitas Únicas Hoje: 1.816
Usuários Online: 337