espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 13859 - De drogado a franciscano: uma trajetória de sofrimento, conversão e, finalmente, paz!
Artigo visto 2290




Visto: 2290
Postado em: 21/10/15 às 13:14:39 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=13859
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Antes do chamado de Deus, a vida deste jovem de 32 anos era marcada pelo sofrimento

O italiano Daniele Maria Piras é um jovem franciscano de 32 anos, nascido na ilha da Sardenha e protagonista de uma vida que, antes do chamado de Deus à Ordem dos Frades Menores, foi marcada por um profundo sofrimento e falta de sentido.

Desde que eu era pequeno, principalmente por causa de problemas econômicos, a minha família vivia grandes dificuldades de relacionamento, em especial entre a minha mãe e o meu pai. Quando terminei o ensino médio, comecei a trabalhar com o meu pai na empresa dele de construção. Naqueles anos, para fugir da pressão da família, comecei a ter ‘más companhias’, a beber, usar drogas ‘leves’, depois mais pesadas… Inclusive para anestesiar a dor que eu sentia no coração”, conta Daniele na ‘Rivista Porziuncola’, dos franciscanos.

O abuso das drogas o transformou em dependente químico aos 16 anos. “Durante sete anos eu não consegui sair daquela escravidão. Sabia que era ruim, mas já estava no círculo vicioso, não podia evitar. Eu era muito fraco e, quando quis sair, notei que era tarde e que a minha vontade estava muito frágil. Procurei psicólogos, tomei medicamentos para a abstinência, mas os resultados foram poucos”.

Daniele escondeu a situação da família no começo, mas seus pais se deram conta com o tempo. “A minha mãe me deu força, ficou perto de mim e me amava do jeito que eu era”.

Foi justamente por meio da mãe que a paz voltou para o lar de Daniele: “Quando ela era jovem, logo depois que recebeu os sacramentos, a minha mãe tinha se afastado da Igreja, mas, vários anos depois, se reaproximou por causa da relação dolorosa que estava vivendo com o meu pai. Aquela relação era a sua cruz: aquela cruz tinha um nome, meu pai, Carlo, que estava numa situação muito difícil depois de ter perdido o trabalho”.

O jovem franciscano conta que a mãe encontrou consolo num grupo de amigas que rezavam o terço: “Maria a reconduziu ao Filho dela: na oração, na Palavra, nos sacramentos. Foi lá que ela encontrou a força para viver aquela situação de dor e decidiu ficar do lado do meu pai e amá-lo como ele era (…) Isso ajudou Aquele que venceu a morte a levar a salvação para a nossa família e renovar todas as coisas”.

O testemunho de fé da mãe logo serviu de exemplo para a irmã de Daniele, Chiara Redenta, que sentiu o chamado de Jesus e entrou na ordem das clarissas em 2005. “A minha experiência de morte, assim como o testemunho da minha mãe e da minha irmã, me levaram a pedir ajudar e eu comecei a invocar o nome do Senhor”.

A conversão chegou em novembro de 2006, quando a mãe o convidou a participar de um congresso na Solenidade de Cristo Rei do Universo. “A Palavra que guiava o Congresso era um versículo do Salmo 107, 14: ‘Ele os tirou das trevas e da sombra de morte e rompeu as suas correntes’. Participei da catequese de um padre franciscano. Parecia que eu tinha contado a minha história para ele… Ele explicava como o mal, através das atrações do mundo, que apresenta uma felicidade aparente, tenta destruir o nosso corpo, que é o templo do Espírito Santo, morada de Deus, lugar onde podemos fazer a experiência d’Ele”.

O jovem decidiu falar com o sacerdote franciscano, contar que era viciado em drogas e pedir orações. “O frade me convidou a pedir que Jesus interviesse, me abençoasse, e eu voltei para o meu lugar. Depois passou um sacerdote com Jesus Eucaristia no meio de 600 pessoas (…) Jesus passou do meu lado! Depois voltou para o altar e eu senti dentro de mim o desejo de ir lá tocá-lo (…) Eu o toquei e voltei para o meu lugar”.

Menos de dois anos depois desta experiência, em 29 de setembro de 2008, e após duas convivências com os franciscanos em Assis, o jovem Daniele entrou no postulantado dos Frades Menores.

“O sofrimento da nossa família se revelou pedagógico: acolhido na fé, ele preparou os nossos corações para acolher o Mistério (…) Só Ele diz: ‘Eu vim para que tenham vida e vida em abundância”, compartilha o jovem franciscano.

 

Com informações dos sites assisiofm.it


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.826.530
Visitas Únicas Hoje: 919
Usuários Online: 271