espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 14183 - Frades franciscanos na Síria escolhem permanecer em territórios ocupados por extremistas.
Artigo visto 2443




Visto: 2443
Postado em: 20/03/16 às 10:51:35 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=14183
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


O Custódio da Terra Santa, Padre Pierbattista Pizzaballa, Superior dos Franciscanos no Oriente Médio, consultou aos religiosos da região se desejam ser transferidos a lugares mais seguros ou permanecer junto às comunidades cristãs, algumas das quais foram severamente reduzidas pela violência.

 “Quase todos expressaram claramente a perspectiva de que só é correto permanecer nos povoados, sem considerar o número de fiéis ou o perigo que significa”, indicou o Superior, segundo o informativo Breitbart.

O sacerdote indicou também que os frades franciscanos “nunca abandonaram os lugares e as pessoas que a Igreja lhes confiou, inclusive com risco” e que “não poucos de nossos mártires, inclusive em tempos recentes, morreram em circunstâncias não muito diferentes da situação atual”.

Um pastor não abandona seu rebanho e não pergunta se suas ovelhas valem muito ou pouco, se são numerosas ou se são jovens”, acrescentou o Custódio. “Para um pastor todas as ovelhas são importantes e ele as ama a todas da mesma maneira”. Nos territórios sob influência de grupos extremistas, os crentes não podem realizar manifestações públicas de Fé, como o são as procissões, o toque dos sinos e a exibição de símbolos cristãos ou imagens religiosas.

Um antecedente preocupante da situação atual se registrou em 2014, quando o sacerdote franciscano Frei Hanna Jallouf acudiu a uma corte de uma área ocupada por rebeldes a denunciar os abusos de brigadas extremistas contra o mosteiro. Como resposta, o presbítero foi encarcerado junto com vários jovens fiéis sob acusações de cooperação com o regime do presidente sírio. Eventualmente se permitiu mudar sua sentença para prisão domiciliar. (GPE/EPC)


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.553
Visitas Únicas Hoje: 877
Usuários Online: 335