espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15234 - 10 tradições da Sexta-feira Santa ao redor do mundo
Artigo visto 1470




Visto: 1470
Postado em: 18/04/19 às 23:51:57 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15234
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


De procissões a brincadeiras como soltar pipa: fique por dentro das muitas tradições que envolvem este dia santo

A Sexta-feira Santa marca o dia em que Jesus foi morto. Ao redor do mundo, os cristãos celebram a data de várias formas, que variam de acordo com a tradição cultural e religiosa.

Na maioria dos países, multidões participam de procissões e encenações que representam a Paixão de Cristo.

No Brasil, a encenação mais conhecida é a que acontece em Nova Jerusalém, no estado de Pernambuco. A cidade tem o maior teatro ao ar livre do mundo e, desde 1968, o espetáculo “A Paixão de Cristo” já foi assistido por mais de quatro milhões de pessoas. Todos os anos, atores famosos representam os personagens bíblicos que marcaram os últimos momentos de Cristo na Terra. 

Israel: Ao longo do caminho em que Cristo teria sido levado à sua crucificação no Gólgota, arredores de Jerusalém, os cristãos se reúnem para seguir Seus passos. No percurso comovente, alguns devotos carregam cruzes para que possam imaginar o sofrimento de Jesus

 

México: Como em muitos países cristãos, os moradores participam de uma procissão que lembra a caminhada de Cristo até a morte. Em Iztapalapa, dos 4.000 atores que participam do evento, um homem corajoso é escolhido para representar o papel de Jesus. Vestindo uma coroa de espinhos, ao longo da jornada ele é açoitado e até carrega uma cruz de 90 quilos por dois quilômetros!

 

El Salvador: Os jovens católicos deste país da América Central são muito criativos na sexta-feira santa. Semelhante ao que acontece em várias partes do mundo no dia de Corpus Christi, eles passam horas criando "tapetes" que retratam as diferentes cenas da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Após o longo e árduo trabalho, a procissão da Páscoa passa por cima dos tapetes, honrando os esforços dos jovens.

 

Perú: Em Lima, a tradição da Sexta-feira Santa é participar de uma procissão que leva a crucifixo pintado à mão chamado "Senhor dos Milagres", que foi feito em 1600 por um escravo. O ícone religioso sobreviveu a vários terremotos ao longo dos séculos.

 

Alemanha: Em Bensheim, na Alemanha, a comunidade italiana participa de uma procissão que retrata os últimos dias da vida de Cristo na terra, da traição à Sua crucificação. Um ator que representa Jesus é "pregado" à cruz e as pessoas têm que olhar - você terá que olhar de perto para ver que realmente é um homem, não um boneco.

 

Inglaterra: Se acontecer de você estar em uma viagem a Londres na Sexta-feira Santa, então vá direto para a Trafalgar Square para assistir a uma  apresentação de 90 minutos sobre a Paixão. A peça é gratuita. As apresentações aconteça ao meio-dia e às 15h45, no horário local.

 

Bermuda: Além de comer bolinhos quentes de bacalhau, os moradores da ilha no Oceano Atlântico vão às praias e empinam pipas na Sexta-feira Santa. A brincadeira serve para ilustrar e representar a ascensão de Cristo ao Céu.

 

Espanha: Se você já viu as muitas procissões de Páscoa que acontecem na Espanha durante a Semana Santa, e especialmente na Sexta-feira Santa, você pode ter ficado surpreso ao ver os participantes vestindo capuzes brancos semelhantes aos usados pela Ku Klux Klan. No entanto, esses chapéus são um retrocesso à famosa Inquisição Espanhola, onde os culpados usariam um chapéu cônico e seriam forçados a andar nas ruas em meio às zombarias das multidões.

 

Vaticano: Parece certo que talvez o mais espetacular evento da Sexta-feira Santa aconteça no Vaticano, lar de católicos em todo o mundo. Os fiéis fazem uma procissão até uma enorme cruz iluminada por tochas, erguida do lado de fora do Coliseu. A multidão segura velas, enquanto ouvem o Papa ler a Via-Sacra. Uma verdadeira peregrinação espiritual neste dia santo.

 


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.275
Visitas Únicas Hoje: 599
Usuários Online: 297