O que todo católico deve fazer durante o Tríduo Pascal?


LISTAR ARTIGOS DESTA CATEGORIA
Destaque




Artigo visto 113 vezes




Visto: 113 - Impresso: 0 - Enviado: 0 - Salvo em Word: 0
Postado em: 18/04/19 às 23:58:49 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15236
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Sabia que durante esta celebração é possível obter a indulgência plenária?

O Tríduo Pascal começa na tarde da Quinta-feira Santa e vai até a manhã do Domingo de Páscoa.

Em 1999, São João Paulo II se referiu a esta importante celebração:

O Triduum Sacrum, os dias santos por excelência, durante os quais misteriosamente participamos no regresso de Cristo ao Pai, por meio da Sua Paixão, Morte e Ressurreição. De fato, a fé garante-nos que essa passagem de Cristo ao Pai, ou seja, a Sua Páscoa, não é um acontecimento que diga respeito só a Ele; também nós somos chamados a tomar parte nela: a Sua Páscoa é a nossa Páscoa”.

Durante o Tríduo Pascal, também é possível receber a indulgência plenária. Para isso é preciso viver bem esse mistério nos próximos dias e atender a alguns requisitos. Confira:

Quinta-feira Santa: Neste dia se revive a Instituição da Eucaristia, tem lugar uma Missa comemorativa da Última Ceia de Nosso Senhor Jesus Cristo, com o lava-pés, se celebra a Ordem Sacerdotal e o “Mandamento do Amor”, que é a própria Eucaristia.

É possível ganhar a indulgência plenária se, após a Missa da Ceia do Senhor, se rezar piedosamente o hino eucarístico ‘Tantum ergo’, escrito por São Tomás de Aquino:

Tantum ergo Sacramentum
Veneremur cernui:
Et antiquum documentum
Novo cedat ritui:
Præstet fides supplementum
Sensuum defectui.

Genitori, Genitoque
Laus et jubilatio,
Salus, honor, virtus quoque
Sit et benedictio:
Procedenti ab utroque
Compar sit laudatio.
Amen.

***

Tão sublime Sacramento,
adoremos neste altar,
Pois o Antigo Testamento
deu ao Novo seu lugar.
Venha à fé por suplemento
os sentidos completar.
Ao eterno Pai cantemos
e a Jesus, o Salvador.
Ao Espírito exaltemos,
na Trindade eterno amor.
Ao Deus uno e trino demos
a alegria do louvor. Amém.

Também é possível obter a indulgência plenária se neste dia se visita por espaço de meia hora o Santíssimo Sacramento que tenha sido reservado no monumento Eucarístico.

Sexta-feira Santa: Na Sexta-feira Santa, relembramos a Paixão e Morte de Jesus. Tem lugar a celebração da Paixão do Senhor com a adoração da Cruz, ato litúrgico que não se realiza com Eucaristia.

Neste dia, concede-se indulgência plenária aos fiéis cristãos que assistirem piedosamente a adoração da Cruz na solene ação litúrgica.

Também se pode ganhar a indulgência realizando o exercício piedoso da Via Sacra diante das estações legitimamente estabelecidas e meditando a Paixão e Morte de Jesus Cristo.

Sábado Santo: Durante o Sábado Santo, não há celebrações litúrgicas até a Vigília Pascal. É um dia de grande silêncio, para intensificar a oração em memória da morte de Cristo e acompanhar Nossa Senhora em sua dor.  Concede-se indulgência plenária quando duas ou mais pessoas rezam juntos o Santo Rosário.

Vigília Pascal: Esta é a celebração mais importante do ano litúrgico e dos fiéis cristãos, já que se faz em memória da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Vigília ocorre na noite do sábado, e, em alguns lugares, se estende até o amanhecer do Domingo da Ressurreição.

Os fiéis podem obter a indulgência plenária se participarem na celebração da Vigília Pascal e renovarem nela as promessas batismais.

Requisitos para obter indulgência plenária: Para que os fiéis ganhem a indulgência plenária é necessário ter em conta várias condições: exclusão de todo afeto para qualquer pecado, inclusive o venial; confissão sacramental, comunhão Eucarística e orar pelas intenções do Santo Padre.

As condições podem ser cumpridas alguns dias antes ou depois da ação para ganhar a indulgência, mas se recomenda que a comunhão e a oração pelo Sumo Pontífice ocorram no mesmo dia.

Toda indulgência plenária pode ser obtida somente uma vez por dia e pode ser aplicada aos fiéis defuntos.


Fonte: www.aleteia.org

 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 6.571.400
Visitas Únicas Hoje: 1.028
Usuários Online: 428