espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15616 - No Iraque, a Igreja ajuda a reconstruir a vida dos cristãos afetados pela guerra civil
Artigo visto 1386




Visto: 1386
Postado em: 21/12/19 às 00:10:10 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15616
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


A grande maioria dos cidadãos cristãos de Karemlesh foi dizimada ou forçada a fugir pelo Estado Islâmico. Hoje, a cidade está passando por um renascimento

Estas não são apenas construções. São a nossa identidade, nossa cultura, nossa memória.” Padre Thabet Habib é pároco em Karemlesh, uma pequena cidade de cerca de 3.000 habitantes que foi arrasada por terroristas do Estado Islâmico durante a guerra civil do Iraque, em 2014. Hoje, apenas cerca de 1.000 pessoas moram lá. Elas passam muitas dificuldades.

Mortos ou perseguidos pelo Estado Islâmico

Karemlesh fica a sudeste de Mosul, no planalto de Nínive. Durante a guerra civil, a cidade foi quase totalmente destruída, pois o Estado Islâmico pretendia aniquilar sua população católica.

Hoje, enquanto o padre Thabet caminha pelas ruas antigas de sua cidade, encontra principalmente ruínas de construções desmoronadas e pedaços de concreto e asfalto reduzidos a poeira por bombas.

O berço da civilização será o berço da paz

Mas os católicos sobreviventes decidiram retornar e reconstruir suas vidas no lugar em que nasceram, o “berço da civilização”. A história nos ensina que o Iraque já foi uma terra fértil entre os rios Tigre e Eufrates, onde as primeiras civilizações conhecidas floresceram (os sumérios) e onde povos posteriores se estabeleceram e prosperaram (os assírios, por exemplo).

Os católicos em Karemlesh vêm principalmente de famílias que se converteram à fé nos séculos 18 e 19. Agora que a guerra finalmente acabou, eles rezam juntos para elevar o ânimo e recuperar a esperança. Alguns deles perderam uma perna ou um braço durante a guerra. Outros perderam familiares e amigos.

“Eles não podem destruir nossa fé”

“Graças a Deus, o que os terroristas não puderam destruir foi a nossa fé”, afirma o padre Thabet. Ele é responsável por ajudar seus paroquianos, acompanhá-los na oração e administrar os sacramentos. Mas eles também conseguiram trazer de volta o Centro Católico São José.

Deus está nas coisas simples

“Do que mais gosto é ver meu povo sorrir”, diz o sacerdote, “e ver que encontramos Deus nas coisas mais simples da vida cotidiana”.

Além de rezar por eles, podemos ajudar os cristãos perseguidos e que sofrem em todo o mundo, incluindo esses católicos iraquianos, oferecendo-lhes um Presente de Fé: uma doação que chega até eles graças a graças à Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).

Neste Natal, todos nós podemos ajudar os católicos que vivem em graves dificuldades a experimentar um renascimento de suas comunidades e famílias.

Você pode oferecer o seu Presente de Fé em seu próprio nome ou em nome de outra pessoa. Com este gesto simples, mas generoso, você não apenas estará ajudando a reconstruir muitos lugares devastados pela guerra, mas também a vida daqueles que sofreram perseguição.

Se você está oferecendo seu Presente de Fé do Brasil, use este link: https://bit.ly/2YJzVcp

Se você está oferecendo seu Presente de Fé de Portugal, use este link: https://bit.ly/2rIGxf1  



Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.826.591
Visitas Únicas Hoje: 980
Usuários Online: 244