Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 1579 - Nível dos oceanos pode subir 25% a mais do que o esperado
Artigo visto 2072 vezes




Visto: 2072
Postado em: 12/05/09 às 06:32:10 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=1579
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Cientistas da Universidade Estadual do Oregon (EUA) descobriram que, caso as previsões sobre o derretimento da camada de gelo na Antártida ocidental se confirmem, o aumento do nível do mar será maior que o esperado. Segundo pesquisas do grupo liderado pelo geofísico Jerry Mitrovica, pela física Natalya Gómez e pelo geocientista Peter Clark, os oceanos podem subir 25% a mais.

Segundo Mitrovica, até pouco tempo atrás, acreditava-se que o derretimento do gelo faria o nível do mar subir cinco metros. Ele explicou que os cálculos feitos transformaram o volume total da calota de gelo em água e consideravam que a água seria distribuída por igual no mundo.

Mas, para os pesquisadores, esta é uma estimativa “muito simplista”, que não leva em conta outros efeitos fundamentais. Em primeiro lugar, quando uma placa de gelo derrete, perde sua força gravitacional e faz com que a água se afaste. Assim, quando uma calota de gelo se funde, o volume de água diminui em um raio de dois mil km e, consequentemente, aumenta nas áreas mais afastadas.

“Se a placa de gelo no oeste antártico derreter, o nível do mar perto da Antártida diminuirá, mas aumentará muito mais do que o esperado no hemisfério norte, por causa deste efeito gravitacional”, disse o especialista.

O estudo, que será publicado no dia 6 de fevereiro pela revista Science, acrescenta que outro fator ignorado nas outras simulações é o buraco que ficará no lugar da placa.

Os cientistas afirmam que a região encherá de água. Porém ainda prevêem que, depois que o gelo desaparecer, o buraco diminuirá de tamanho, empurrando parte da água em seu interior de volta para o mar, contribuindo para aumento do nível dos oceanos.

Os autores do artigo dizem também que, se a placa de gelo desaparecer totalmente causará uma mudança no eixo de rotação da Terra. Isso provocaria um deslocamento na água dos oceanos Atlântico e Pacífico, do sul para o norte, afetando as áreas da América do Norte e do Oceano Índico meridional.

“O efeito de todos estes processos é que, se a placa de gelo da Antártida ocidental derreter, o aumento no nível do mar em muitas regiões litorâneas será pelo menos 25% maior que o esperado”, alertou Mitrovica.

Isto se traduziria em um aumento de seis a sete m do nível do mar, “uma grande quantidade de água adicional, sobretudo ao redor de áreas urbanas como Washington DC, Nova York e a costa da Califórnia”, disse.

A comunidade científica ainda está debatendo que quantidade de gelo desapareceria se a placa ocidental derretesse, mas segundo o cientista, aconteça o que acontecer, “o trabalho comprova que o aumento do nível do mar que se produz em muitas zonas litorâneas povoadas seria muito maior” do que o indicado pelas primeiras estimativas.


fonte: EFE




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!


LEIA TAMBÉM
Cerca de 700 quilômetros quadrados de gelo da Antártida já caíram no oceano
Gripe suína poderá causar 30.000 mortos na França
As letras no Heavy Metal: anticristo superstar!
G24 estudará proposta da China sobre nova moeda global
A Nova Ordem Mundial avança em seus planos
Século 21: Liberdade sob Controle
Bíblico - NASA COMPROVA QUE O SOL PAROU SIM
Decreto voluntário de Obama proíbe instrução religiosa nas escolas
Lula defende nova ordem mundial "ética"



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.209.074
Visitas Únicas Hoje: 979
Usuários Online: 222