Papa a fiéis africanos: ser sal e luz do continente
 
 
 
Recorde de acesso em:
23/03/2016
é de 7.940
Total Visitas Únicas: 5.777.315
Visitas Únicas Hoje: 757
Usuários Online: 214
Sistema de Busca



Qual a aparição de Nossa Senhora mais importante na História?

Medjugorje

Fátima














Newsletter Espacojames
Receba nossas atualizações diretamente no seu Email - Grátis!
 

Destaque




Salvar no Instagram

Salvar em PDF






Visto: 1474 - Impresso: 67 - Enviado: 15 - Salvo em Word: 35
Postado em: 26/10/09 às 21:20:04 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3473
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Intervenção por ocasião do Ângelus dominical

CIDADE DO VATICANO, domingo, 25 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- Em sua intervenção por ocasião do Ângelus deste domingo, Bento XVI convidou os fiéis africanos a serem sal e luz em seu continente.

O Papa dirigiu a oração mariana ao término da Missa celebrada em São Pedro para a conclusão da 2ª Assembleia Especial para a África, do Sínodo dos Bispos, que supôs "três semanas de oração e de escuta recíproca, para discernir o que o Espírito Santo diz hoje à Igreja que vive no continente africano, mas ao mesmo tempo, à Igreja universal".

Os padres sinodais, afirmou o pontífice, apresentaram "a rica realidade das Igrejas locais" e "suas alegrias pelo dinamismo das comunidades cristãs, que continuam crescendo em qualidade e quantidade".

"Estamos agradecidos a Deus pelo estímulo missionário que encontrou terreno fértil em numerosas dioceses e que se expressa no envio de missionários a outros países africanos e a diversos continentes", prosseguiu.

Desafios e propostas

Entre os temas tratados nas discussões do sínodo, recordou o Papa, "particular relevância foi dada à família, que também na África constitui a célula primária da sociedade, mas que hoje está ameaçada por correntes ideológicas procedentes também do exterior"

"O que dizer, além disso, dos jovens expostos a esse tipo de pressão, influenciados por modelos de pensamento e de comportamento que contrastam com os valores humanos e cristãos dos povos africanos?", perguntou-se.

Frente a estes problemas e à "grande necessidade de reconciliação, de justiça e de paz" no continente, a Igreja "responde voltando a propor, com renovado vigor, o anúncio do Evangelho e a ação de promoção humana".

"Animada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, ela se esforça para fazer que ninguém se veja privado do necessário para viver e que todos possam ter uma existência digna do ser humano", acrescentou o pontífice.

Convite aos povos africanos

Bento XVI se dirigiu "a todas as populações africanas, em particular a quem compartilha a fé cristã, para entregar-lhes idealmente a Mensagem Final da assembleia sinodal".

"É uma mensagem que parte de Roma, sede do sucessor de Pedro, que preside a comunhão universal, mas pode dizer-se, em um sentido verdadeiro, que esta tem sua origem na África, de onde recolhe as experiências, esperanças, projetos, e agora volta à África, levando a riqueza de um acontecimento de profunda comunhão no Espírito Santo", declarou.

"Queridos irmãos e irmãs que me escutais da África! Confio de modo especial à vossa oração os frutos do trabalho dos padres sinodais e vos animo com as palavras do Senhor Jesus: sede sal e luz na amada terra africana!"

O Papa concluiu sua intervenção recordando que, para o próximo ano, está prevista uma Assembleia Especial para o Oriente Médio, do Sínodo dos Bispos. Por ocasião de sua visita ao Chipre, programada para junho de 2010, Bento XVI entregará o Instrumentum laboris (documento de trabalho) desse encontro.



Fonte: www.zenit.org











Postado por: James - www.espacojames.com.br em: 26/10/09 às 21:20:04 h.


Saiba como contribuir com nosso site:

1) O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!   [ Leia + ]

2) - Receba diariamente os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui! é grátis!
 
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por aqui!

4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações clique no botão abaixo.




LEIA TAMBÉM











Copyright 2006 - 2015 - www.espacojames.com.br - Todos os Direitos Reservados - Santarém - Pará - Brasil
Desenvolvido por: ESPACOJAMES