Recorde de acesso em:
23/03/2016
é de 7.940
Total Visitas Únicas: 5.171.589 Visitas Únicas Hoje: 1.119
Usuários Online: 256
Sistema de Busca
Documento sem título

Qual a aparição de Nossa Senhora mais importante na História?

Medjugorje

Fátima














Newsletter Espacojames
Receba nossas atualizações diretamente no seu Email - Grátis!
 

Destaque




Salvar em PDF






Visto: 1410 - Impresso: 51 - Enviado: 14 - Salvo em Word: 38
Postado em: 13/01/10 às 07:11:24 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=4054
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

É o que afirma César Barta, físico do Centro Espanhol Sindologia

Por Nieves San Martín

MADRI, terça-feira, 12 de janeiro de 2010 (ZENIT.org). – A “Tumba do Sudário”, recentemente descoberta em Jerusalém, confirmaria a autenticidade do Santo Sudário. É o que afirma o físico do Centro Espanhol Sindologia, César Barta.

 

Arqueólogos da Universidade Hebraica encontraram, recentemente, fragmentos de um sudário numa tumba da primeira metade do século I, no cemitério de Haceldama, o “Campo de Sangue” que teria sido comprado com as 30 moedas recebidas por Judas. A tumba está localizada no vale inferior do Hinnon, ao lado do túmulo de Anna, sogro de Caifás, o que parece indicar que se tratava de uma pessoa de família nobre ou sacerdotal.

Segundo o especialista em tecidos antigos Orit Shamir, os tecidos utilizados para envolver o corpo são de boa qualidade, condizentes com uma pessoa de posses, mas ainda assim muito menos elaborado que o tecido do Santo Sudário de Turim.

O estudo foi publicado no periódico PloS ONE Journal, apresentando a descoberta como uma evidência que colocaria em dúvida a autenticidade do Sudário de Turim. Os autores “concluem que este último não corresponde à mesma época dos fragmentos encontrados na tumba.

Mas César Barta discorda. “Somente uma interpretação parcial e tendenciosa poderia levar a essa conclusão”, explicou o físico a ZENIT.

Os autores do artigo intitulado “Molecular Exploration of the First-Century Tomb of the Shroud in Akeldama, Jerusalem” são de origem canadense, israelense, austrialiana, inglesa, norte-americana, e não mencionam o Sudário de Turim em seu estudo.

O objetivo principal do artigo foi demonstrar o sucesso de uma técnica experimental que, aplicada aos restos mortais encontrados na tumba, foi capaz de demonstrar que três dos corpos eram de tuberculosos e um deles era leproso.

Para Barta, tudo não passa de um mal-entendido, provocado pela identificação do material arqueológico das tumbas pelo rótulo “the tomb of the shroud”, “a tumba do sudário”, que faz menção ao fato de haver sido encontrado material têxtil – uma ocorrência muito rara.

A idéia de que o corpo de Jesus Cristo tenha sido envolto em um manto, de acordo com o costume judaico, não estava apoiada por qualquer evidência arqueológica. No entanto, no “túmulo do Sudário", foram encontrados indivíduos cobertos no interior da câmara, confirmando a prática, bem como o caráter definitivo da preparação mortuária.

A análise de traços de material orgânico presentes em todas as amostras de tecido confirma que estes cobriam todo o corpo. Vestígios de cabelos também confirmam a prática de cobrir a cabeça do morto.

De qualquer modo, o professor Shimon Gibson, um dos autores, disse à National Geographic que as diferenças nas confecções eram uma evidência de que o Sudário de Turim seria falso.

“Estes dados, ao contrário, suportam a autenticidade da relíquia de Turim”, disse Barta, acrescentando, ainda, que as diferenças na trama e textura dos tecidos quando comparados “não são suficientes para que se questione sua autenticidade”, até porque  “o tecido que constitui o Sudário de Turim é um exemplar único, não tendo sido encontrados tecidos similares nem da época de Cristo nem da Idade Média”.

 



Fonte: zenit.org











Postado por: James - www.espacojames.com.br em: 13/01/10 às 07:11:24 h.


Saiba como contribuir com nosso site:

1) O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!   [ Leia + ]

2) - Receba diariamente os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui! é grátis!
 
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por aqui!

4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações clique no botão abaixo.




LEIA TAMBÉM











Copyright 2006 - 2015 - www.espacojames.com.br - Todos os Direitos Reservados - Santarém - Pará - Brasil
Desenvolvido por: ESPACOJAMES