espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 5514 - Descobrem os ícones mais antigos dos Apóstolos em catacumbas de Roma
Artigo visto 2837




Visto: 2837
Postado em: 24/06/10 às 07:57:46 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=5514
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Roma, 23 Jun. 10 / 12:52 pm (ACI).- O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e Presidente da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra, Dom Gianfranco Ravasi apresentou ontem pela manhã em conferência de imprensa na Basílica de São Paulo Extramuros os novos descobrimentos nas catacumbas romanas da Santa Tecla, onde se descobriram os ícones mais antigos, que se calculam dos últimos anos do século IV, dos Apóstolos Pedro, Andrés e João.

A Rádio Vaticano assinala que graças às novas técnicas que incluem os raios laser, foi possível descobrir estas imagens nas que se aprecia o busto de Pedro, "reconhecível pela barba, o rosto enquadrado e o semblante típico de um homem ancião. As outras duas imagens mostram André, e o outro (...) o aspecto juvenil de João".

Os investigadores acreditam que estas imagens seriam parte de uma tumba de uma nobre mulher, provavelmente da aristocracia romana, que conhecia bem as escrituras. A tumba parece ser dos últimos anos do século IV, quando nasce o culto aos apóstolos, a quem a mulher teria escolhido como seus protetores.

Dom Ravasi disse sobre estes descobrimentos que "devemos proceder de modo que todos os monumentos deste tipo tenham a capacidade de falar com a cultura contemporânea, fazendo que suas vozes ressoem com seus valores e com toda sua beleza".

A Rádio Vaticano conclui a nota ressaltando que com o laser também se descobriu uma imagem de Cristo Mestre e um majestoso colégio apostólico, com um especial caráter devocional.


Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=19311



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.826.232
Visitas Únicas Hoje: 621
Usuários Online: 434