Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 6756 - BENTO XVI AOS RELIGIOSOS: SEJAM “BUSCADORES DE DEUS”
Artigo visto 1467 vezes




Visto: 1467
Postado em: 30/11/10 às 21:51:51 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=6756
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Audiência no vaticano a superiores e superioras gerais

ROMA, segunda-feira, 29 de novembro de 2010 (ZENIT.org) – “Passem das coisas secundárias às coisas essenciais, àquilo que é verdadeiramente importante; busquem o definitivo, busquem Deus, mantenham o olhar voltado para Ele. Diante do provisório busquem aquilo que permanece, aquilo que não passa... Sejam sempre apaixonados buscadores e testemunhas de Deus!"

Foi o convite do Papa Bento XVI aos participantes da Assembleia geral semestral da União dos Superiores Gerias (US) e ao Comitê diretivo da União internacional das Superioras gerais (UISG), recebidos em audiência na última sexta-feira.

No discurso de saudação ao Papa, o presidente da USG, Pascual Chávez Villanueva, afirmou que para a vida consagrada este é “um tempo difícil, com um contexto social e cultural que não favorece a estima e a atenção a uma eleição tão bela e comprometida como é a de seguir a Jesus através da prática dos conselhos evangélicos”.

“A vida consagrada está chamada a um esforço por recuperar uma voz própria dentro da sociedade europeia. Não é questão de fascinação, mas de fidelidade”. E isto através de um compromisso triplo: “encontrar novamente a profundidade da experiência espiritual; construir comunidade onde se vive com alegria o dom da fraternidade; recuperar a centralidade da missão e servi-la com mais transparência”.

Bento XVI se referiu ao forte descenso das vocações religiosas, especialmente na Europa.

Como apresentou frei José Rodríguez Carballo, ministro geral da Ordem dos Frades Menores durante a assembleia, entre 1997 e 2005 o número de sacerdotes na Europa passou 64.803 a 59.787; enquanto que as religiosas, de 388.693 a 322.995.

"A profunda renovação da vida consagrada – afirmou – parte da centralidade da Palavra de Deus" ouvida e colocada em prática. “O Evangelho vivido diariamente é o elemento que dá fascínio e beleza à vida consagrada e os apresenta diante do mundo como uma alternativa confiável. A sociedade atual precisa disso, a Igreja espera isto de vocês: ser Evangelho vivo”.

Outro aspecto fundamental da vida consagrada é a fraternidade, "elemento profético importante" no contexto de “uma sociedade fortemente individualista”.

O Papa ressaltou “as dificuldades que a vida comunitária comporta”, convidando a buscarem os meios para “favorecer a comunhão nas relações recíprocas”.

É necessário, também, prosseguiu, “um sério e constante discernimento para reconhecer aquilo que vem do Senhor e aquilo que lhe é contrário”. E continuou: “Sem o discernimento, acompanhado da oração e da reflexão, a vida consagrada corre o perigo de adequar-se aos critérios deste mundo: o individualismo, o consumismo, o materialismo; critérios que prejudicam a fraternidade e fazem perder seu fascínio e penetração à própria vida consagrada”.

“Bento XVI ressaltou que a missão faz parte da própria identidade da vida dos consagrados, que são chamados “a levar o Evangelho a todos: “Podem ir, portanto, e na fidelidade criativa assumam o desafio da nova evangelização. Renovem a presença de vocês nos areópagos de hoje para anunciar, como fez São Paulo em Atenas, o Deus ‘desconhecido’”.


Fonte: http://www.zenit.org/article-26669?l=portuguese



LEIA TAMBÉM
Acolhendo o pedido do Papa arquidioceses brasileiras realizarão vigílias pela vida nascente
“SE A EUROPA SE ENVERGONHAR DO CRISTIANISMO, NÃO TERÁ FUTURO
CARDEAL BRANDMÜLLER: ATEÍSMO É IRRACIONAL
Identidade com chip começará a ser emitida ainda neste ano
BRASIL: JOVEM PADRE É ASSASSINADO NO MARANHÃO
Vida terrena é peregrinação para a eternidade, afirma o Papa
PAPA EXPRESSA “PROFUNDA AMARGURA” COM ORDENAÇÃO NA CHINA
VIDA CRISTÃ DEVE TER CRISTO NO CENTRO, AFIRMA PAPA
200 MILHÕES DE CRISTÃOS SÃO PERSEGUIDOS NO MUNDO



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.315.955
Visitas Únicas Hoje: 2.334
Usuários Online: 488