Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 6772 - Igreja Católica é a instituição que mais ajuda os doentes de AIDS no mundo
Artigo visto 1829 vezes




Visto: 1829
Postado em: 02/12/10 às 20:38:22 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=6772
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Roma, 02 Dez. 10 / 05:25 pm (ACI).- Do total de pessoas infectadas no mundo com o HIV/AIDS, aproximadamente 25 por cento é atendida por alguma instituição daIgreja Católica, o que a converte na instituição mais importante em nível mundial neste tema. Esta porcentagem aumenta no caso da África, onde a Igreja cuida de quase 50 por cento dos afetados por este flagelo.

Em entrevista concedida à plataforma multimídia da organização Ajuda à Igreja que Sofre, Wheregodweeps.org, o Pe. Michael Czerny, fundador da Rede Jesuíta para luta contra a AIDS na África, precisa que em alguns lugares afastados das grandes cidades, a quantidade de pessoas que sofrem esta enfermidade e que são atendidas pela Igreja chega inclusive ao 100 por cento.

"Com freqüência os únicos serviços para lutar com a AIDS em áreas remotas com as clínicas da Igreja", acrescenta o sacerdote jesuíta que dirige a mencionada rede na cidade de Nairobi, Quênia.

O sacerdote ressalta logo que "a Igreja no mundo é a entidade que mais cuida de doentes de HIV, dos que já padece a AIDS e cuida ademais dos que são afetados por este flagelo: as viúvas, os órfãos e demais pessoas que têm que lutar com este problema".

"Dado que o HIV e o AIDS não são somente uma infecção ou doença mas também um problema pessoal, familiar, social e espiritual, o que a Igreja pode fazer e o que efetivamente faz que me orgulha é acolher à pessoas de maneira integral, considerando sua dimensão psicológica e espiritual, basicamente, e não só no nível médico", explica.

A AIDS e o preservativo

Depois de comentar que se luta contra a AIDS com espírito de família, levando a Cristo a todos os afetados, amigos e parentes, o Pe. Czerny recorda o que foi afirmado pelo Papa em sua viagem a África em 2009 sobre o fato de que o preservativo não resolve o problema, e sim uma autêntica humanização da sexualidade.

Esta afirmação secundada pelo Dr. Edward Green, então Diretor do programa para a prevenção da AIDS da Universidade do Harvard. Este perito explicou, dias depois da viagem do Santo Padre, que "o preservativo não previne a AIDS, só a conduta sexual responsável pode responder a esta pandemia".

Logo depois de explicar que a chave para a luta contra a AIDS está na promoção da abstinência e a fidelidade, que permitem viver a sexualidade de maneira sã e bela, o sacerdote denuncia que na África, "a massiva promoção do preservativo é sinônimo de destruição".

"Isso não está fazendo frente ao problema, mas infelizmente não é o único exemplo de aproximações equivocadas impostas à África às quais este continente sobreviveu", acrescenta.

Finalmente o Pe. Czerny expressa sua esperança de que "com o ensinamento que o Santo Padre proferiu progridamos. O êxito real está em que os jovens sejam capazes de viver sua sexualidade mais responsavelmente. Quando os casais casados vivem sua sexualidade desta forma, e quando a AIDS se enfrenta todos juntos como a família de Deus, então avançamos na África".

Mais informação, em inglês, www.WhereGodWeeps.org   


Fonte: http://www.acidigital.com/noticia.php?id=20749




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!


LEIA TAMBÉM
Autoridade vaticana reitera que os cristãos são os mais perseguidos do mundo
Igreja Católica não aceita leis que admitam alternativas à família natural, reitera Bento XVI
Papa Bento XVI é artífice de reforma penal na Igreja contra abusos sexuais
BOLÍVIA: GOVERNO DE MORALES PRETENDE COBRAR IMPOSTOS DA IGREJA
PAPA PEDE ORAÇÕES PELA IGREJA NA CHINA
Palestinos reivindicam para si o local mais sagrado do judaísmo
CRISTÃOS ENFRENTAM EXTINÇÃO SISTEMÁTICA NO IRAQUE
BENTO XVI AOS RELIGIOSOS: SEJAM “BUSCADORES DE DEUS”
Acolhendo o pedido do Papa arquidioceses brasileiras realizarão vigílias pela vida nascente



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.213.724
Visitas Únicas Hoje: 495
Usuários Online: 297