Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 6944 - NATAL: CONTEMPLAR O MISTÉRIO DE DEUS QUE VEM
Artigo visto 1484 vezes




Visto: 1484
Postado em: 23/12/10 às 19:55:14 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=6944
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Comentário do arcebispo de São Paulo

SÃO PAULO, quinta-feira, 23 de outubro de 2010 (ZENIT.org) – O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer, convida os católicos a vivenciarem o Natal como uma experiência interior e pessoal do amor de Deus e não apenas com uma preocupação racional.

“Quando a preocupação, diante do fato religioso, é unilateralmente racional, acaba-se caindo na aridez e na atrofia religiosa, na angústia pessimista e asfixiante, ou no moralismo, que reduz a resultados práticos e verificáveis a reação diante do Mistério insondável”, afirma o arcebispo, em artigo desta semana no jornal O São Paulo.

Ou então – prossegue Dom Odilo –, “vem a tentação da magia, a vontade de dominar e de se apossar do Mistério, para colocá-lo debaixo do nosso controle e manipular seu uso em função de nossas decisões ou desejos”.

“A magia, nas suas variadas expressões, é uma forma bastante primitiva de religiosidade que, no entanto, também está presente amplamente hoje, nas camadas intelectualizadas”, afirma.

O cardeal Scherer recorda que o Advento “nos coloca diante do Mistério do Deus que vem e manifesta, de maneira surpreendente, seu desígnio de amor e misericórdia para com a humanidade”.

“Quem poderia imaginar que Deus, em vez de enviar um anjo de fogo, para combater o mal e fulminar tudo o que se opõe a seus desígnios, enviaria ao mundo seu Filho, nascido pequena criança? Que o Filho de Deus quisesse experimentar em tudo a nossa frágil e precária condição humana?”

“Que o desejo de salvação tão presente no coração humano e manifestado em todas as religiões e culturas dos povos tivesse uma tal resposta de Deus?! Que os sinais da salvação anunciados pelos profetas e experimentados nas contradições da história do Povo de Deus, tivessem uma realização tão surpreendente?!” 

“Maravilhas, sim! O Senhor fez conosco maravilhas, santo é seu nome!” “Como deveria estar cheia a vida de quem crê profundamente em Deus”, afirma Dom Odilo. 

A fé cristã católica – prossegue o arcebispo –, além de se traduzir em doutrina e preceitos morais, é também “rito, mística, poesia; é música, arte, encantamento; é adoração, oração, louvor e busca de captar e traduzir o belo e amoroso daquilo que cremos e esperamos”.

“É dor e arrependimento, é conforto e esperança. É experiência pessoal do amor de Deus, é emoção e alegria. É cultura e rito social, que expandem essa experiência interior e pessoal para os modos de viver e conviver, em expressões simbólicas como as que são abundantes neste tempo de Advento e Natal.” 

Na noite do Natal – afirma Dom Odilo –, “a Igreja reza, agradecida: ‘hoje o céu e a terra trocam seus dons’: a terra entrega ao céu o que tem de mais importante, nossa pobre humanidade, assumida pelo Filho de Deus; e o céu entrega à terra o que tem de mais precioso: o próprio Filho único do Pai eterno”.


Fonte: http://www.zenit.org/article-26872?l=portuguese



LEIA TAMBÉM
IRAQUE: NÃO HAVERÁ MISSA DO GALO
Coreia do Norte se diz pronta para "guerra santa" nuclear
Bento XVI: Esperar contentes o Menino Jesus que surpreende e ilumina ao mundo no Natal
PADRE SOFRE ATAQUE VIOLENTO NA ÍNDIA
Cristãos são presos no Irã por evangelizar
Cristãos são presos no Irã por evangelizar
NO ROSTO DOS ENFERMOS ESTÁ O DE CRISTO, AFIRMA PAPA
Natal é Jesus e não os presentes, recorda Arcebispo peruano
PAPA CONVIDA LUTERANOS A REFLETIREM SOBRE CONQUISTAS DO ECUMENISMO



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.259.113
Visitas Únicas Hoje: 2.403
Usuários Online: 443