espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 7111 - Vaticano cria estrutura católica para ex-anglicanos e a confia ao Beato Cardeal Newman
Artigo visto 2724




Visto: 2724
Postado em: 15/01/11 às 22:40:25 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=7111
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


VATICANO, 15 Jan. 11 / 08:35 pm (ACI).- O Vaticano anunciou hoje o estabelecimento do Ordinariato Pessoal, uma estrutura da Igreja Católica na Inglaterra para acolher aos ex-anglicanos conversos, confiando-o ao cuidado do Cardeal John Henry Newman, também converso do anglicanismo beatificado pelo Papa Bento XVI em setembro do ano passado.


O Escritório de Imprensa da Santa Sé assinala neste comunicado 15 de janeiro que a Congregação para a Doutrina da Fé tomou a decisão de criar esta estrutura, de acordo ao que havia sido previsto pela constituição apostólica Anglicanorum coetibus do Papa
Bento XVI, logo depois de atentas consultas com a Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales.

Esta estrutura levará o nome de Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham e estará sob o amparo do Beato John Henry Newman, elevado aos altares pelo Papa Bento XVI no dia 19 de setembro de 2010 em sua visita oficial ao Reino Unido.

Naquela oportunidade o Santo Padre assinalou que o lema do Cardeal Newman "cor ad cor loquitur" (o coração fala com coração), "nos dá a perspectiva de sua compreensão da 
vida cristã como uma chamada à santidade, experimentada como o desejo profundo do coração humano de entrar em comunhão íntima com o Coração de Deus".

O comunicado de hoje explica que o Ordinariato Pessoal, onde os novos católicos poderão seguir o exemplo do Cardeal Newman em seu caminho para a santidade, "é uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos possam ingressar na plena comunhão com a
Igreja Católica preservando elementos de seu patrimônio anglicano".

O texto indica mais adiante que o Santo Padre designou como primeiro Ordinário Pessoal a cargo desta estrutura para ex-anglicanos, o reverendo Keith Newton, ex-bispo anglicano e um dos três que foi ordenado hoje sacerdote católico em Londres.

Seguidamente o comunicado precisa que "por razões doutrinais a Igreja não permite, sob nenhuma circunstância, a ordenação de homens casados como
Bispos. Entretanto a constituição apostólica indica, sob certas premissas, que possam ser ordenados como sacerdotes católicos ex-membros do clero casado anglicano".

Dom Vincent Nichols, Arcebispo de Westminster, também ordenou sacerdotes católicos na Catedral de Londres outros dois ex-bispos anglicanos: o reverendo Andrew Burnham e o reverendo John Broadhurst.

O comunicado assinala ademais que o novo Ordinário Pessoal Keith Newton contará com a ajuda destes dois agora sacerdotes católicos para supervisionar a preparação catequética dos primeiros grupos de anglicanos na Inglaterra e Gales que serão recebidos na Igreja Católica, junto a seus pastores na 
Páscoa, e acompanharão aos clérigos em sua preparação para sua ordenação como presbíteros na solenidade de Pentecostes.

O texto precisa que a criação do Ordinariato Pessoal "é coerente com o empenho pelo diálogo ecumênico, que continua a ser uma prioridade para a Igreja Católica”. 

“A iniciativa que levou à publicação da Constituição Apostólica e à ereção deste Ordinariato Pessoal partiu de diversos grupos de Anglicanos que declararam compartilhar da comum fé católica assim como expressa no
Catecismo da Igreja Católica (CIC) e reconhecer o ministério petrino como desejado por Cristo mesmo para a Igreja. Para esses, chegou o momento de expressar tal unidade implícita na forma visível da plena comunhão", conclui o comunicado.

A comunhão anglicana sofreu uma importante ruptura interna depois de que algumas de suas comunidades aprovassem a ordenação de bispos homossexuais e mulheres "bispos". Em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, em que estabelece o modo em que os anglicanos que assim o desejem possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica.


Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=20967



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.847.722
Visitas Únicas Hoje: 998
Usuários Online: 251