Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 7506 - São José pode ser considerado Padroeiro da evangelização da América
Artigo visto 1762 vezes




Visto: 1762
Postado em: 18/03/11 às 21:11:22 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=7506
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

REDAÇÃO CENTRAL, 18 Mar. 11 / 12:49 pm (ACI)

Na véspera da festa de São José que aIgreja celebra no dia 19 de março, Irma Barriga, autora do livro "Patrocinio, monarquia y poder: el glorioso patriarca señor San Joseph en el Perú virreinal", assinalou à agência ACI Prensa que o Santo Custódio também pode ser considerado Padroeiro da Evangelização da América.


Em diálogo telefônico a autora explicou que "todo o continente descoberto pode ser posto sob sua advocação" a propósito do livro recentemente publicado pelo Instituto Riva-Aguero da Pontifícia Universidade Católica do Peru no qual ela analisa o papel de São José na idade Média, no barroco e no Peru na época colonial.

A historiadora explicou que aqueles que chegavam ao princípio da evangelização da América o faziam com a idéia de que "neste mundo pode-se partir de zero sem os defeitos do mundo anterior, do velho mundo e pode-se partir, com os princípios primitivos do cristianismo: austeridade, laboriosidade, simplicidade".

"A figura de São José que fala de obediência, humildade, é apropriada para as ordens que chegavam à América de evangelizar e que passam um processo de reforma no qual procuram todos estes princípios".

A perita disse também à ACI Prensa que na época colonial "existia um discurso absolutamente rico e sugestivo em torno de São José. Quando chegam os espanhóis e a evangelização, a imagem que se promove é a do santo artesão, do santo obediente, humilde e se promove a ereção de confrarias dedicadas a seu patrocínio e devoção".

Esta perspectiva, explica, vai evoluindo e faz que São José, Padroeiro da boa morte, converta-se também no Padroeiro de todas as atividades humanas: "isso em boa medida distinguia São José de todos os outros Santos, porque na época medieval o comum era que havia um santo para cada atividade".

São José, disse, também é apresentado como "um pai capaz de unificar uma Igreja dividida, como o pai por excelência, como um santo capaz de proteger de tudo e nesse sentido é mais moderno"

O livro mostra esta evolução, indicou a perita à ACI Prensa. Ao princípio a iconografia colonial mostra São José como "personagem secundário, um tanto relegado na Sagrada Família. Pouco a pouco seu lugar vai ser mais importante e vai tender a aparecer mais presente em temas onde antes não aparecia e também vai aparecer em temas que o têm como protagonista principal: o São José coroado, a glorificação de São José", entre outros.

Assim se aprecia que "o humilde carpinteiro se converte no nobre descendente da linhagem de David com o qual também se podem identificar as elites".

No prólogo do livro, escrito pelo Teófanes Egido, o catedrático de história moderna da Universidade de Valladolid (Espanha), assinala que "Irma Barriga não é nenhuma novata nestes temas históricos e artísticos sobre São José" mas uma perita que tem em seu haver "trabalhos muito sérios; quer dizer, este livro nos chega depois da preparação e investigação que pode ser advertida em suas páginas".


Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=21374



LEIA TAMBÉM
Corte européia: Crucifixos permanecerão nas escolas públicas
Programa da beatificação da Irmã Dulce divulgado hoje
Mil jovens na Missa de desagravo após profanação gay em Madri
INICIATIVAS DIPLOMÁTICAS PARA PROTEGER OS CRISTÃOS
SOLIDARIEDADE COM O JAPÃO: ORAÇÃO CONTÍNUA EM LOURDES
Brasileiros rezam à Virgem de Aparecida pelos japoneses e seus familiares no Brasil
Religiosas no Japão acompanham a dor com silêncio respeitoso
O aborto está fora de controle em Cuba
Corte européia promulgará sentença sobre crucifixos nas escolas no próximo 18 de março



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.337.043
Visitas Únicas Hoje: 294
Usuários Online: 361