Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 8060 - Só em Cristo estão as respostas fundamentais da vida, disse o Papa aos jovens
Artigo visto 1674 vezes




Visto: 1674
Postado em: 21/06/11 às 06:43:39 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=8060
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Vaticano, 20 Jun. 11 / 02:29 pm (ACI/EWTN Noticias)

Em seu discurso aos jovens de San Marino ontem pela tarde, o Papa Bento XVIressaltou que só em Cristo, na adesão da própria vida a Ele, encontram-se as respostas fundamentais da vida e do coração humano que sempre tem fome de infinito.


No encontro com os jovens na Praça Vittorio Emanuele, e depois das palavras do Bispo de San Marino-montefeltro, Dom Luigi Negri, e a saudação de um jovem, o Papa refletiu sobre a parábola do jovem rico que pergunta ao Senhor "Bom mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna? Talvez hoje não diríamos assim, mas o sentido da pergunta é precisamente: o que devo fazer, como devo viver para viver de verdade, para encontrar a vida?".

"Precisamente –prosseguiu– examinando-nos sinceramente e com valentia intuímos a beleza, mas também a precariedade da vida e sentimos uma insatisfação, uma inquietação que nada pode encher. Ao final todas as promessas são freqüentemente insuficientes".

Bento XVI convidou os jovens a não ter medo a expor-se às “perguntas fundamentais sobre o sentido e o valor da vida. Não se detenham nas respostas parciais, imediatas, sem dúvida as mais fáceis e cômodas, que podem lhes oferecer momentos de felicidade, exaltação e embriaguez, mas que não levam à verdadeira alegria de viver, de quem não constrói sobre a areia, mas sim sobre a rocha sólida".

Segundo a nota da Rádio Vaticano, Bento XVI pediu aos jovens que aprendam a refletir, a “ler” em profundidade as suas próprias experiências humanas, na certeza de que terão a alegria de descobrir que “o coração é uma janela aberta sobre o infinito”.

"Mesmo na era do progresso científico e tecnológico, o homem permanece um ser aberto à verdade integral da sua existência, que não se detém nas coisas materiais, mas se abre a um horizonte muito mais vasto", afirmou.

Bento XVI alertou os jovens sobre o risco de "permanecer encerrados no mundo das coisas, do imediato, do relativo, do útil, perdendo a sensibilidade por nossa dimensão espiritual. Não se trata de modo algum de desprezar o uso da razão ou de rejeitar o progresso científico, bem pelo contrário. Trata-se, isso sim, de compreender que cada um de nós não é feito apenas de uma dimensão horizontal, mas compreende também a dimensão vertical". 

"Os dados científicos e os instrumentos tecnológicos não podem substituir o mundo da vida, os horizontes de sentido e de liberdade, a riqueza das relações de amizade e de amor", acrescentou.

O Papa Bento XVI ressaltou logo aos jovens presentes que "em Cristo podem encontrar as respostas às perguntas que acompanham seu caminho, não de um modo superficial, fácil, mas caminhando com Jesus, vivendo com Jesus. O encontro com Cristo não se resolve na adesão a uma doutrina, a uma filosofia, mas o que Ele lhes propõe é compartilhar sua própria vida e assim aprender a viver, aprender o que é o homem, o que sou eu".

O Papa alentou os jovens a "não ter medo de fazer frente às situações difíceis, momentos de crise, provas da vida, porque o Senhor os acompanha, está convosco!"

"Eu os animo a crescer na amizade com Ele através da leitura freqüente do Evangelho e de toda a Sagrada Escritura, da participação fiel na 
Eucaristia como um encontro pessoal com Cristo, o compromisso dentro da comunidade eclesiástica, o caminho com um guia espiritual válido".

Finalmente o Papa convidou os jovens a deixarem que "o mistério de Cristo ilumine toda sua pessoa. Então, poderão levar aos distintos ambientes aquela novidade que pode mudar as relações, as instituições, as estruturas, para construir um mundo mais justo e solidário, animado pela busca do bem comum".

Terminado o encontro, o Papa se transladou em automóvel ao campo de esportes de Pennabilli, onde tomou o helicóptero de volta ao Vaticano.


Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=22019





LEIA TAMBÉM
Casal de ativistas ecologistas cometem sacrilégio na Catedral de Oslo
Ladrões maniataram fiéis e roubaram uma custódia com a Eucaristia em uma igreja nicaragüense
BENTO XVI: DEIXAR CRISTO ILUMINAR A PRÓPRIA VIDA
ONU aprova resolução histórica sobre homossexuais. Dom Aloísio avisou.
Menina de 3 anos com buracos no coração e apenas um pulmão se torna milagre
PAQUISTÃO: PROPOSTA DE PROIBIR A BÍBLIA NO PAÍS
Pastoras lésbicas querem fazer evangelização na Parada Gay de SP
Assembleia Nacional da França rejeita “casamento” homossexual em votação histórica
Massacre na Nigéria deixa 528 cristãos mortos



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.581.331
Visitas Únicas Hoje: 3.242
Usuários Online: 544