Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 8357 - Exposição recolhe foto de ator representando Cristo nu
Artigo visto 3092 vezes




Visto: 3092
Postado em: 02/08/11 às 07:21:07 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=8357
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

A direção do Festival de Mérida, Espanha, cedeu a pressões de católicos e retirou de exposição uma foto do ator Asier Etxeandía na qual ele está caracterizado como Jesus seminu.

Com 56 mil habitantes, Mérida foi fundada 25 a.C. A exposição se chama “Camerinos” e se realiza em diferentes pontos da cidade.

A foto em preto e branco censurada pelos religiosos foi feita por Sérgio Parra quando Etxeandía se preparava para a peça “Inferno”, de Dante Alighieri e versão do esloveno Tomaz Pandurem. Na foto, a genitália do ator está coberta por um crucifixo – “uma blasfêmia”, na avaliação dos cristãos.

Em nota, Blanca Portillo e Chusa Martín, responsáveis pelo festival, afirmaram que o propósito da exposição não é insultar ou ofender quem quer que seja. Acrescentaram que se trata de um “espaço de liberdade” para estimular a reflexão a partir da arte.

Elas informaram que uma pesquisa apurou que mais de 90% dos que viram a foto não se sentiram ofendidos. Mesmo assim, a obra foi censurada, e a direção do festival agradeceu “a compreensão” de Parra.
A Bíblia diz que a Jesus foi acoitado nu (Mt 27,28) e talvez por isso a sua representação sem roupa não tenha causado tanta comoção em outras épocas. O Museu Arqueológico de Madri, por exemplo, tem um Cristo nu crucificado esculpido em madeira por Michelangelo (1475-1564). É uma das obras mais visitadas.

Cristo de Michelangelo

 


Fonte: http://www.paulopes.com.br

 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 6.945.820
Visitas Únicas Hoje: 1.454
Usuários Online: 527