Lágrima da santa vai ser investigada por cientistas
 
 
Recorde de acesso em:
23/03/2016
é de 7.940
Total Visitas Únicas: 6.142.577
Visitas Únicas Hoje: 1.266
Usuários Online: 277
Sistema de Busca

 

Destaque




Salvar no Instagram

Salvar em PDF






Visto: 2047 - Impresso: 72 - Enviado: 9 - Salvo em Word: 52
Postado em: 05/10/11 às 16:13:15 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=8863
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Peritos do ICCE e especialistas de universidades vão analisar imagem de gesso e fotos

POR FRANCISCO EDSON ALVES

Rio - A comissão que será instituída pela Arquidiocese do Rio para investigar o ‘choro’ da Nossa Senhora da Conceição, no Leblon, deverá contar com ajuda de peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), cientistas de universidades cariocas, além de especialistas em fotografia. A lágrima teria saído do olho direito da imagem de gesso durante celebração sábado à noite, na Igreja dos Santos Anjos.

Nesta terça-feira, a visitação à “santa que chorou” cresceu 50% em relação ao dia anterior, calculam funcionários da paróquia. Só pela manhã, mais de 100 fiéis foram até lá.

Monsenhor Sérgio e as imagens de N. Srª. da Conceição. Segundo ele, somente peritos experientes vão decifrar enigma do ‘choro’ | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia

De acordo com o monsenhor Sérgio Costa Couto, 52 anos, mestre em Teologia e em Direito Canônico e um dos maiores conhecedores de causas semelhantes, a colaboração desses profissionais é primordial em fenômenos como o do Leblon, quando se tem como prova apenas depoimentos e fotos.

“Como nenhum vestígio da suposta lágrima para análise foi recolhido na hora, outras minuciosas pesquisas, como pequenas raspagens da face e do olho, terão que ser feitas. Geralmente, dependendo da disponibilidade, esses tipos de profissionais são requisitados”, explica Sérgio.

À espera de Dom Orani

O arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, chega ao Rio de viagem nesta quarta-feira, quando deverá se pronunciar sobre o assunto e, possivelmente, instituir a comissão para apurar o caso.

Monsenhor Sérgio adianta, porém, que a prudência é o fator principal na condução dos trabalhos, que não têm prazo para terminar. “Não vamos sair por aí gritando: ‘É milagre, é milagre!’ A Igreja condena o histerismo. Tudo tem que ser muito bem investigado, com calma, mas também sem morosidade para não se perder a memória dos depoimentos”, pondera.

Depoimentos de crianças submetidos a consenso

Além de colher o depoimento do fotógrafo que fez a fotografia da lágrima no rosto da imagem para a diocese local, o monsenhor Sérgio adiantou que os investigadores terão que “chegar a um consenso” sobre o depoimento das três crianças que viram primeiro o choro da santa (João Victor Ferreira Oliveira, Carolina Matias Barroso, ambos de 11 anos, e Alexandre Pinheiro da Silva, 10).

Foto revela o exato instante em que meninos e meninas da Paróquia dos Santos Anjos, no Leblon, se surpreendem com uma lágrima que teria brotado do olho direito da imagem de Nossa Senhora da Conceição | Fotos: Divulgação e Paula Beatriz Brasil

“Olhando por um lado, crianças são sempre sinceras. Por outro, crianças também costumam ser fantasiosas. Então, terão que equacionar os dois lados e chegar a um consenso”.

Ainda segundo o monsenhor, é até positivo que alguns peritos tenham uma dose de ceticismo e aconselhável que não sejam nem fanáticos nem rejeitem completamente o sobrenatural. “É importante haver isenção de sentimentos”, explica. Para ele, mesmo que não configure milagre, as crianças da diocese receberam um presente de Deus: “Pode ter sido um sinal, num momento de comunhão fraterna, através de Maria Santíssima”.

Fé que faz crer em milagre

A aposentada Wilma Vasconcelos, 80 anos, e a filha, Rosane, 43, foram duas das cerca de cem pessoas que foram ver de perto a imagem de Nossa Senhora da Conceição na manhã desta terça-feira, na Igreja dos Santos Anjos, no Leblon.

“Nossa fé nos leva a acreditar que um milagre realmente aconteceu. Aumentamos ainda mais o fervor pela santa”, disse Wilma.

O suposto fenômeno aconteceu às 18h30 de sábado, durante a coroação de Nossa Senhora da Conceição. Desde então, o assunto não sai das paróquias do Rio.

“O santo sinal que as crianças perceberam está servindo para unir ainda mais os fiéis e despertar os pequeninos quanto às suas responsabilidades como filhos e estudantes”, garante o padre Marcos Belizário.



Fonte:

http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/10/lagrima_da_santa_vai_ser_investigada_por_cientistas_197036.html





Postado por: James - www.espacojames.com.br em: 05/10/11 às 16:13:15 h.


Saiba como contribuir com nosso site:

1) O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!   [ Leia + ]

2) - Receba diariamente os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui! é grátis!
 
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por aqui!

4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações clique no botão abaixo.


Visite o espacojames nas redes sociais:



LEIA TAMBÉM











Copyright 2006 - 2015 - www.espacojames.com.br - Todos os Direitos Reservados - Santarém - Pará - Brasil
Desenvolvido por: ESPACOJAMES