Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 8874 - Como Jesus, os fiéis devem viver a humildade, a conversão e a fé em Deus
Artigo visto 1660 vezes




Visto: 1660
Postado em: 07/10/11 às 19:21:08 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=8874
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Na homilia da Missa o Papa Bento XVI explicou que Deus nunca força ao homem a segui-lo apesar de ser Todo-poderoso, e que cada fiel deve viver sua vida cristã como Jesus: com humildade, conversão e profunda fé em Deus.

Diante dos milhares de fiéis presentes vindos também de outros países vizinhos como a Polônia, a Rússia, França e Suíça, e na presença dos bispos das 27 dioceses alemãs, o Santo Padre disse que Deus exerce seu poder de maneira diferente da dos homens:

“Ele próprio impôs um limite ao seu poder, ao reconhecer a liberdade das suas criaturas. Sentimo-nos felizes e agradecidos pelo dom da liberdade; mas, quando vemos as coisas tremendas que sucedem por causa dela, assustamo-nos”, prosseguiu.

Deus, que quer a salvação de todos e cada um, necessita que as pessoas abram seus corações para que sua misericórdia obre nas pessoas, é preciso “a disponibilidade de abandonar o mal, levantar-se da indiferença e dar espaço à sua Palavra. Deus respeita a nossa liberdade; não nos constrange”.

Sobre a parábola do Evangelho de Mateus na qual se vê a resposta dos filhos do dono da vinha, na que o que disse “sim” termina por não ir, e o que disse “não”, ao final vai trabalhar na vinha, o Papa explicou que a mensagem desta passagem “é clara: Não são as palavras que contam, mas o agir, os atos de conversão e de fé”.

As duras palavras de Jesus aos fariseus nas que adverte que as prostitutas estão mais adiantadas na fé que eles, continuou o Papa, podem traduzir-se agora “agnósticos que, por causa da questão de Deus, não encontram paz e pessoas que sofrem por causa dos nossos pecados e sentem desejo dum coração puro estão mais perto do Reino de Deus de quanto o estejam os fiéis rotineiros, que na Igreja já só conseguem ver o aparato sem que o seu coração seja tocado pela fé”.

“Assim, a palavra de Jesus deve fazer-nos refletir; antes, deve abalar a todos nós. Isto, porém, não significa de modo algum que todos quantos vivem na Igreja e trabalham para ela se devam considerar distantes de Jesus e do Reino de Deus. Absolutamente, não!”

O Papa agradeceu logo pelo imenso trabalho de ajuda que realiza a Igreja na Alemanha, de maneira altamente eficaz em todo mundo, e precisou que este serviço exige um “coração aberto, que se deixa tocar pelo amor de Cristo, e deste modo é prestado ao próximo, que precisa de nós, mais do que um serviço técnico: o amor, no qual se torna visível ao outro o Deus que ama, Cristo”.

“Queridos amigos, em última análise, a renovação da Igreja só poderá realizar-se através da disponibilidade à conversão e duma fé renovada”, acrescentou o Santo Padre.

Bento XVI disse que na parábola também se pode ver um “terceiro filho” que não se menciona, que responde “sim” e que “sim” faz a vontade de Deus: Cristo.

O Senhor é exemplo de humildade e obediência a Deus. Como Ele, explicou o Papa, “assim também os seus discípulos devem obedecer a Deus e manter entre si um mesmo sentir. Queridos amigos, com Paulo ouso exortar-vos: Tornai plena a minha alegria, permanecendo firmemente unidos em Cristo!”

O Pontífice disse também que “a Igreja na Alemanha superará os grandes desafios do presente e do futuro e seguirá sendo fermento na sociedade” se é que os fiéis “têm alta a tocha de uma fé inalterada e deixam que ela ilumine seus ricos conhecimentos e capacidades”.

“A Igreja na Alemanha vencerá os grandes desafios do presente e do futuro e continuará a ser fermento na sociedade, se os sacerdotes, as pessoas consagradas e os leigos que acreditam em Cristo, na fidelidade à vocação específica de cada um, colaborarem em unidade; se as paróquias, as comunidades e os movimentos se apoiarem e enriquecerem mutuamente; se os batizados e os crismados, em união com o Bispo, mantiverem alta a chama de uma fé intacta e, por ela, deixarem iluminar a riqueza dos seus conhecimentos e capacidades”.

O Santo Padre deu logo uma definição da vida cristã afirmando que esta “uma “existência-para”: um viver para o outro, um compromisso humilde a favor do próximo e do bem comum”.

“Amados fiéis, a humildade é uma virtude que hoje não goza de grande estima. Mas os discípulos do Senhor sabem que esta virtude é, por assim dizer, o óleo que torna fecundos os processos de diálogo, fácil a colaboração e cordial a unidade”.

Bento XVI referiu logo que “Humilitas, a palavra latina donde deriva “humildade”, tem a ver com humus, isto é, com a aderência à terra, à realidade. As pessoas humildes vivem com ambos os pés na terra; mas sobretudo escutam Cristo, a Palavra de Deus, que ininterruptamente renova a Igreja e cada um dos seus membros”.

Finalmente o Papa animou a pedir “a Deus a coragem e a humildade de prosseguirmos pelo caminho da fé, de nos saciarmos na riqueza da sua misericórdia e de mantermos o olhar fixo em Cristo, a Palavra que faz novas todas as coisas, que é para nós “o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 6), que é o nosso futuro. Amém”.


Fonte: ACI Digital



LEIA TAMBÉM
Cientistas afirmam ter encontrado Arca de Noé na Turquia
Morre Steve Jobs, fundador da Apple
Anglicanos retornam ao seio da Igreja, clérigos austríacos rumam ao cisma
Lágrima da santa vai ser investigada por cientistas
Relato de santa que teria chorado em igreja do Leblon será investigado por Diocese do Rio
Entenda a crise econômica mundial
Que dor senti ao ver este video. Bispos alemães não cumprimentam o Papa
Padre defende o pecado do homossexualismo na TV
Ilhas Canárias em alerta amarelo devido a risco de erupção vulcânica



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.321.268
Visitas Únicas Hoje: 979
Usuários Online: 344