Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 8887 - BENTO XVI AOS CARTUXOS: “IGREJA PRECISA DE VOCÊS”
Artigo visto 1629 vezes




Visto: 1629
Postado em: 10/10/11 às 17:42:57 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=8887
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Afirma que toda vocação é importante no Povo de Deus

SERRA SAN BRUNO, segunda-feira, 10 de outubro de 2011 (ZENIT.org) – “A Igreja precisa de vocês”: esta foi a mensagem que Bento XVI deixou, neste domingo, aos monges da Cartuxa de Serra San Bruno, na região italiana de Calábria, onde realizou uma visita pastoral de um dia.

O Pontífice chegou à Cartuxa dos Santos Estêvão e Bruno, após a manhã transcorrida em Lamezia Terme, e presidiu a celebração das Vésperas com os monges. Em sua homilia, ele quis sublinhar a importância da vida cartuxa para a Igreja universal.

“A Igreja precisa de vocês e vocês precisam da Igreja – afirmou. Seu lugar não é marginal: nenhuma vocação é marginal no Povo de Deus; somos um único corpo, no qual cada membro é importante e tem a mesma dignidade, e é inseparável do todo.”

“Também vocês, que vivem em um isolamento voluntário, estão na verdade no coração da Igreja e fazem correr pelas suas veias o sangue puro da contemplação e do amor a Deus”, sublinhou.

A comunhão eclesial, explicou, “precisa de uma força interior” e “o ministério dos pastores toma das comunidades contemplativas uma seiva espiritual que vem de Deus”.

O núcleo da espiritualidade cartuxa, explicou o Papa, é “o forte desejo de entrar em união de vida com Deus, abandonando todo o resto, tudo aquilo que impede esta comunhão, e deixando-se aferrar pelo imenso amor de Deus, para viver somente desse amor”.

“Todo mosteiro – masculino ou feminino – é um oásis no qual, com a oração e a meditação, se penetra incessantemente no poço profundo do qual se toma a água viva para a nossa sede mais profunda.”

Mas a Cartuxa “é um oásis especial, onde o silêncio e a solidão são protegidos com particular cuidado, segundo a forma de vida iniciada por São Bruno e que permaneceu sem mudanças no curso dos séculos”, sendo ainda “atual e significativa no mundo de hoje”.

“Precisamente nisso consiste a beleza de toda vocação na Igreja – sublinhou Bento XVI: em dar tempo a Deus de agir com o seu Espírito e à própria humanidade de formar-se, de crescer, segundo a medida da maturidade de Cristo, nesse particular estado de vida.”

Para o Papa, pode considerar-se “um caminho de transformação no qual se realiza e se manifesta o mistério da ressurreição de Cristo em nós”.

“Às vezes, aos olhos do mundo, parece impossível permanecer durante toda a vida em um mosteiro, mas, na verdade, toda uma vida é apenas suficiente para entrar nessa união com Deus, nessa realidade essencial e profunda que é Jesus Cristo”, destacou.

Terminada a celebração das Vésperas, o Papa se dirigiu ao refeitório, para saudar a comunidade. Após assinar o Livro de Ouro dos hóspedes ilustres, visitou uma cela e a enfermaria, despedindo-se dos monges no pátio.


Fonte: http://www.zenit.org/article-29026?l=portuguese



LEIA TAMBÉM
EUA: aluna é proibida de usar rosário por ser símbolo de gangue
Como Jesus, os fiéis devem viver a humildade, a conversão e a fé em Deus
Cientistas afirmam ter encontrado Arca de Noé na Turquia
Morre Steve Jobs, fundador da Apple
Anglicanos retornam ao seio da Igreja, clérigos austríacos rumam ao cisma
Lágrima da santa vai ser investigada por cientistas
Relato de santa que teria chorado em igreja do Leblon será investigado por Diocese do Rio
Entenda a crise econômica mundial
Que dor senti ao ver este video. Bispos alemães não cumprimentam o Papa



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 7.314.834
Visitas Únicas Hoje: 1.213
Usuários Online: 354