ARTIGOS ESPACOMARIA


Voltar



O sonho da pérgula de rosas
Artigo visto 1275 vezes



O sonho da pérgula de rosas (I)
"Por meio da linguagem figurada do sonho", comenta P. Stella, "Dom Bosco sentia que era

destinado a ter sob si muitos jovens, vários dos quais se transformariam em pastorzinhos e o

teriam ajudado na obra educativa".



Em certo dia de 1847, tendo meditado muito sobre o modo de fazer o bem à juventude, a Rainha do Céu apareceu-me e levou-me a um jardim admirável. Havia ali um belíssimo pórtico, com plantas trepadeiras carregadas de folhas e flores. O pórtico levava a um caramanchão encantador, rodeado e coberto de roseiras maravilhosas, em plena floração. (...) O mesmo terreno estava todos coberto de rosas. A Bem-aventurada Virgem disse-me: - "Tira os sapatos! Esse é o caminho que deves percorrer."



Tirei os sapatos: não teria prazer em pisar calçado sobre as rosas. Comecei a caminhar, mas logo senti que as rosas escondiam espinhos, agudíssimos. Fui obrigado a parar e a voltar.



- Aqui os sapatos são necessários - disse à minha guia.

- Certamente - respondeu-me - são necessários bons sapatos.

Calcei-me e continuei o caminho com certo número de companheiros que surgiram

naquele momento, pedindo para caminhar comigo.



Muitos ramos desciam como guirlandas. Eu não via a não ser rosas por todos os lados, rosas em cima, rosas à frente dos meus passos. (...) Minhas pernas prendiam-se nos ramos estendidos pelo chão, que deixavam feridas; eu removia algum ramo atravessado e me pungia, sangrava nas mãos e em todo o corpo. As rosas escondiam todas elas uma enorme quantidade de espinhos. Apesar disso, encorajado pela Bem-aventurada Virgem, continuei o meu caminho. (...)



Todos os que me viam caminhar diziam: "Dom Bosco sempre caminha sobre rosas! Ele caminha em plena tranqüilidade; tudo vai bem para ele!" Essas pessoas não viam que os espinhos dilaceravam meus pobres membros.





Dom Bosco
Narrado em 1864 (relatado por Dom Lemoyne, em publicação de 1903)
Submitting your vote...




Total Visitas Únicas: 5.777.206
Visitas Únicas Hoje: 648
Usuários Online: 226
2006 - 2018: www.espacojames.com.br - Todos os Direitos Reservados - Santarém - Pará - Brasil