ARTIGOS ESPACOMARIA


Voltar



No Calvário com Nossa Senhora
Artigo visto 1445 vezes


O modelo mais perfeito de participação no o Sacrifício nos é oferecido por Maria Santíssima, João Evangelista e por Madalena junto com as nossas mulheres que estavam ao pé da Cruz (Jo 19,25). Assistir à Missa, de fato, é como estar presente Calvário. O Papa João Paulo 11, em um discurso jovens, disse numa frase simples e admirável: "Ir à Missa quer dizer ir ao Calvário para encontrar­ com Ele, o nosso Redentor"" Um encontro de dor com Jesus crucificado: isto é que é participar da Missa.

"Não se pode separar a Santíssima Eucaristia da Paixão de Jesus", assim gemia entre . as Santo André Avelino.
Um dia, um de seus filhos espirituais perguntou São Pio de Pietrelcina: "Padre, como é que devemos participar na Santa Missa?" E o Padre respondeu: o Nossa Senhora, São João e as piedosas Mulheres no Calvário, unidos a Ele no amor e no sofrimento". E no Missalzinho de um outro de seus filhos espirituais São Pio escreveu: "Quando assistires • Santa Missa, concentra-te todo no tremendo mistério que está acontecendo diante dos teus : a Redenção de tua alma e a Reconciliação Deus". Outra vez lhe perguntaram: "Padre por que é que o Senhor chora tanto durante a Missa?" “Minha filha - respondeu ele - que são aquelas poucas lágrimas, diante do que acontece sobre o Altar? Seriam necessárias torrentes de lágrimas!" E ainda outra vez lhe disseram: "Padre, o Senhor deve sofrer muito por ficar em pé durante toda a Missa, apoiado sobre as chagas sangrentas dos pés!" E ele respondeu: "durante a Missa, não estou em pé. Estou suspenso". Que resposta! As duas palavras "estou suspenso" exprimem viva e fortemente aquelas outras palavras "crucificado com Cristo" ditas por São Paulo (Gal 2,19) e que distinguem a verdadeira e plena participação na Missa de uma participação vazia, acadêmica e talvez até ruidosa.
Muito belo é também o pequeno episódio, que se lê na vida de São Bento. Um dia, durante a Santa Missa, logo que pronunciou as palavras "Este é o meu Corpo", São Bento ouviu uma resposta que vinha da Hóstia, que acabava de ser Consagrada: "E o teu também, Bento!" A verdadeira participação na Santa Missa deve fazer de nós vítimas com a Vítima.
Bem dizia Santa Bernadette Soubirous a um jovem sacerdote: "Lembra-te de que o Sacerdote no Altar é sempre Cristo na Cruz". E São Pedro de Alcântara se vestia para a Missa como para ir ao Calvário, pois todas as vestes sacerdotais têm alguma referência à Paixão e Morte de Jesus: a alva recorda a túnica branca com que Herodes fez vestir a Jesus, como se ele fosse um louco; o cíngulo nos lembra a flagelação; a estola nos lembra as cordas com que o ataram; a tonsura recordava a coroa de espinhos; a casula, trazendo a figura de uma cruz, recorda a Cruz posta sobre os ombros de Jesus.
 
(Jesus, Nosso Amor Eucarístico – Pe. Estevão M. Manelli, FI)

 
 

 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Total Visitas Únicas: 5.892.866
Visitas Únicas Hoje: 643
Usuários Online: 235