Espacojames

Artigos
Listar Itens dessa Categoria





5 lições de Nossa Senhora de Fátima para 2020
Artigo visto 88 vezes


A Igreja aprendeu lições valiosas com as aparições de Fátima. São ensinamentos que o mundo, mais do que nunca, precisa colocar em prática

13 de maio é o dia da festa de Nossa Senhora de Fátima. É o dia em que a Igreja celebra a primeira das aparições de Maria aos três pastorinhos portugueses em 1917.

Essas aparições trouxeram grandes lições para toda a Igreja.  E são esses os ensinamentos que o mundo mais precisa agora:

1 - NOSSA SENHORA DE FÁTIMA PRECISA SER SEMPRE LEMBRADA: Frequentemente, Fátima me faz pensar em velhos recortes de jornal sobre o Milagre do Sol, fotografias granuladas dos pastorinhos carrancudos ao lado de uma casa em ruínas e o cartão sagrado que minha avó mexicana tinha na mesa de cabeceira, ao lado do Rosário. Mas o que aconteceu em Fátima, Portugal, continua se reafirmando na vida da Igreja. O Papa João Paulo II agradeceu a Nossa Senhora de Fátima por tê-lo poupado do assassinato em 1981; a Igreja revelou o “Terceiro Segredo” de Fátima em 2000; O Papa Francisco propôs os videntes de Fátima como modelos para toda a Igreja em 2017 e Santa Jacinta Marto morreu trancada durante a pandemia de gripe espanhola em 1920 – exatamente 100 anos antes da pandemia de Covid-19 começar a trancar o mundo em suas casas. A verdade é que quando Deus permite que o céu entre no mundo, isso é eternamente relevante.

2 - A FIDELIDADE É MAIOR QUE A PROSPERIDADE: Nossa Senhora apareceu para três crianças que viviam nas piores circunstâncias que podemos imaginar. Francisco, Jacinta e Lúcia não tinham acesso a saneamento básico ou atendimento médico adequado (a penicilina não havia sido inventada) e suas famílias conviviam com incertezas econômicas. E quando Nossa Senhora apareceu a eles, ela não lhes deu nada disso. Ela pediu que eles rezassem o Rosário todos os dias e “suportassem todos os sofrimentos que Deus lhe enviasse – como expiação dos pecados que o ofendem e pela conversão dos pecadores”.

Na pandemia de 2020, muitos estão terrivelmente preocupados com nossa saúde e a saúde da economia. Mas Nossa Senhora de Fátima nos lembra gentilmente que devemos ficar ainda mais preocupados com a nossa fidelidade a Deus.

3 - A GUERRA É IMAGEM (E CONSEQUÊNCIA) DO PECADO: Em um dia terrível de julho, os pastorinhos receberam uma dura lição da realidade da vida: Nossa Senhora mostrou-lhes como é o inferno e alertou sobre uma guerra, caso os pecadores não se arrependessem. O fato é que os seres humanos são feitos à imagem e semelhança de Deus, e quando desrespeitamos um ao outro (e a nós mesmos) desrespeitamos a Deus. Como o pecado gera mais pecado, não demora muito para que o pecado resulte em conflitos terríveis.

A condenação é o resultado final da nossa oposição à imagem de Deus – mas ouvimos ecos do inferno em todos os conflitos, incluindo a violência doméstica e o ódio racial, infelizmente tão frequentes hoje em dia.

4 - DEUS ANSEIA POR NÓS: É fácil ter uma ideia errada sobre Fátima. As crianças ouviram o quanto Deus estava ofendido por nós e queria ver “Penitência! Penitência! Penitência!”. Mas pense por outro lado: quando uma mãe vê filhos desrespeitando o pai e destruindo as coisas que ele lhes deu, ela deve dizer exatamente o que Nossa Senhora de Fátima disse ao mundo em 1917. O comportamento deles não é apenas de desobediência, é uma rejeição de amor. Porém, se Deus não gostasse de nós, ele daria de ombros para a nossa autodestruição. Mas ele anseia pelo nosso amor, então sua mãe pede que voltemos a ele.

5 - A ORAÇÃO EM FAMÍLIA PODE REMODELAR O MUNDO: “As crianças podem mudar o mundo”, é um tema recorrente no livro Fatima Family Handbook (“Manual da Família de Fátima”) que eu escrevi. Isso é algo que as crianças sabem instintivamente, mas que muitas vezes leva a um ativismo equivocado. As crianças não mudarão o mundo com seus conselhos sobre políticas, pela pressão dos colegas ou pelo poder de seus testemunhos, por mais eficazes que sejam às vezes. Elas mudarão o mundo pelos “três Cs” de Fátima: consolar Deus através da oração, converter pecadores através de sacrifício e comprometer-se a Jesus através de Maria no Rosário. De fato, os pastorinhos de Fátima já remodelaram o mundo dessa maneira. A oração que eles acrescentaram ao Rosário interrompeu a propagação do comunismo e provocou um crescimento da consagração mariana em todo o mundo.

A festa de Nossa Senhora de Fátima está no calendário da Igreja para nos lembrar que o trabalho deles não está concluído.

Fonte: www.aleteia.org



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.006.061
Visitas Únicas Hoje: 724
Usuários Online: 187