espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 3298 - CATEQUESE SOBRE A ORAÇÃO n.8
Artigo visto 3114




Visto: 3114
Postado em: 08/10/09 às 20:04:15 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=3298
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


COMO OBTER A ORAÇÃO DO CORAÇÃO?

CAROS AMIGOS:



A PAZ!
 
Maria Santíssima nos deu a chave para chegarmos a oração do coração, caso pensamos não saber fazê-la. Para rezar com o coração, é necessário um diálogo amigável com Deus, um ato espontâneo de oferecer-se a Deus, uma conversa sincera, sem máscaras, verdadeira e confiante na ação de Deus em minha vida, um colocar-se em Deus, doando-se a Ele em tudo o que faço, em tudo o que fiz e em tudo o que devo fazer, de modo que no fim do meu dia, a minha conversa com o Senhor, seja uma conversa atenta, de agradecimento, de entrega, de desabafo, de partilha.

Devemos lembrar que as dificuldades de concentração surgem na oração, e quando isto acontece, devemos fazer destas distrações oração. Contudo, se estas distrações não nos deixam em paz, não podemos desistir da oração, abandoná-la, devemos ser fortes e obrigar o corpo a rezar, a ficar na presença de Deus, mesmo que não sintamos nada.

Se durante a oração somos atacados por inúmero distrações, devemos fazer delas oração, oferecendo-as ao Senhor, rezando sobre os pensamentos que temos, pedindo que o Senhor nos mostre o que Ele deseja nos dizer com tais pensamentos, mas, nunca nos acomodar com as distrações, para que elas não venham a destruir a nossa oração, pois quando deixamos de lutar por uma oração mais profunda, caímos no comodismo espiritual, e este é uma doença para a nossa alma. Devemos sim, fazer uma oração forçada para adquirir uma disciplina, para rezar quando não temos vontade, mas esta também deve se transformar em uma oração profunda, pois, a oração é a alegria do encontro com o Senhor, é paz, é desejo de Deus, é amor. É isto que Maria deseja nos ensinar nesta escola de oração, para que possamos colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

Em suas mensagens Maria nos indica alguns pontos importantíssimos para rezarmos com o coração.

Na mensagem de 25 de novembro de 2001, Ela diz: “Queridos filhinhos: (...)convido-os a oração, para que por meio dela, vocês coloquem Deus em primeiro lugar.”.

Este como já vimos anteriormente, é o primeiro passo para rezarmos com o coração, pois, se não colocamos Deus em primeiro lugar nas nossas vidas, se não deixamos tudo aquilo que aparentemente é urgente de lado, não conseguimos tempo para rezar, não conseguimos tempo para estar com Aquele que nos ama infinitamente, não conseguimos tempo para dar a Deus, para nos encontrar com Ele. Se não nos colocamos na presença de Deus, não poderemos rezar com o coração, pois, seremos como dois amigos que se encontram para conversar, e um deles diz: “ Com licença, meu celular está tocando, devo ir para resolver assuntos mais importantes do que esta nossa conversa”.

Na mensagem de 25 de fevereiro de 2001, Nossa Senhora nos diz: “Queridos filhinhos, (...)rezem até que compreendam o amor de Deus por cada um de vocês”.

Rezar com o coração é mergulhar no amor de Deus, sentir este amor em minha vida, a ponto de sentir a necessidade de transmiti-lo aos outros. Rezar com o coração é se deixar amar pelo Senhor, é deixar o nosso coração em um total abandono em Deus, é deixar-se consumir pelo amor de Deus.
São Felipe Neri, um grande Santo do século XVI, que em seu Oratório em Roma, cuidava dos filhos bastardos dos Cardeais, bispos e padres, quando estava em oração, sentia o seu coração ser consumido pelo amor de Deus, a tal ponto que a sua batina queimava, pegava fogo, pois ao contrários daqueles clérigos, ele vivia a santidade e se encontrava verdadeiramente com o Senhor.
Se não me sinto amado, se me sinto frustrado, triste, preocupado, decepcionado com a vida e também com Deus, é porque ainda não estou rezando com o coração, porque ainda, não me encontrei com o amor de Deus por mim. Por isso que Maria disse: “queridos filhinhos: Hoje vos convido a uma oração alegre, a fim de que nestes dias tristes nenhum de vocês sinta tristeza quando rezar, mas sim a alegria do encontro com Deus(...). Mensagem de 25/07/92.

No dia 25 de junho de 1999, a Virgem Santa disse: “Queridos filhinhos(...)sejam fortes e rezem para que a oração vos de força e alegria”.

Quando rezamos com o coração, encontramos força para superar todas as dificuldades.
A oração do coração, deve nos fortalecer, deve ser o nosso combustível para amar, para nos doar, para sofrer aceitando todas as dificuldades e sofrimentos, com paz no coração.

“Queridos filhinhos(...) se rezarem estarão próximos a Deus e Ele vos conduzirá pela estrada da paz e da salvação. Mensagem de 25/01/00.

A oração do coração, nos ensina a abandonarmo-nos nas mãos de Deus, a confiar Nele, a ver os nossos problemas e frustrações, com os olhos do Senhor, esperando que Ele nos salve dos abismos em que nos encontramos.

“Queridos filhinhos(...) somente com a oração poderão vencer a vontade própria e descobrirem a vontade Deus, mesmo nas coisas mais pequeninas do dia a dia. Mensagem de 25/03/98.

Muitas vezes, diante do evangelho, ou de algo que sintamos que Deus nos pede, não encontramos forças para cumprir a vontade do Senhor, e é também nesta circunstancia que entra a oração do Coração, como a oração dedicada ao Espírito Santo, feita com a potência do Espírito Santo, para que a nossa vontade seja conformada por amor a vontade do Senhor. Quando pedimos a potência do Amor Deus, pedimos o Espírito Santo, que é a dínames, a potência de Deus, e Deus age com a potência de seu amor.

Por isso a Oração deve ser algo constante em nossa vida, em nossas famílias. Maria disse também: “Queridos filhinhos: (...)renovem a oração em suas famílias e seus corações glorificarão o santo nome de Deus, e o paraíso reinará dentro de vós”. Mensagem de 25/05/97.

Se a nossa oração for dura, árida, forçada, mas nela conter o desejo de encontro com Deus, o desejo de modificar a nossa vontade na do Senhor, esta será oração do coração, será semelhante à oração de Jesus no Horto das Oliveiras. Percebemos então que a oração, muitas vezes não é só alegria, é dor, é assimilação da vontade de Deus que nem sempre é a nossa, é também perseverança contra o nosso mau humor, contra a nossa vontade, é parar, deixar tudo para trás e estar com Deus.

É importantíssimo rezar com amor, é o amor que transforma uma oração dura, árida, disciplinada, sem desejo de rezar, em uma oração do coração. A oração do coração, é a oração do Amor, é rezar com amor, por amor, e mergulhado no amor de Deus, de maneira que todo o nosso ser, e tudo o que está dentro do nosso coração, possa ser colocado no coração de Jesus, abandonado em Suas mãos.

Quando mergulhamos em profundidade na oração, percebemos que o desejo de rezar, de encontrarmo-nos com o Senhor aumenta, aí a oração não se torna mais um peso, mais uma graça, uma alegria. Podemos ter períodos de aridez, de tribulações espirituais, de escuridão, mas estes dificilmente serão longos, pois são poucos os místicos que o viveram de forma prolongada, são poucos os agraciados a tal união com o crucificado, e se caso formos um dia um desses escolhidos à dedo pelo Senhor, devemos ter muito mais que uma oração forçada para perseverarmos, devemos ter o despojamento total de nós mesmos para fazer deste sofrimento, uma oblação agradável a Deus, doando-lhe a vida com amor e alegria.

Madre Tereza de Calcutá passou dezenas de anos sem sentir a presença de Deus e o seu amor, a tal ponto que dizia: “Se o inferno existe, e se o inferno é a falta de Deus, eu vivo o inferno!”. Isto para dizer que a sua oração era feita apenas de um ato de amor de se colocar na presença de Deus, e confiar que Ele estava ali, escutando-a, mesmo que ela não sentisse nada.

 Maria disse: "Rezai, rezai, rezai!", É necessário começarmos a rezar, a qual não deve ser uma monótona repetição de palavras, que repito, pronuncio e nem presto atenção ao que estou falando e com quem estou falando. Devemos rezar sempre mais, sabendo que só rezo com o coração quando vivo a paz com os irmãos que vivem comigo, com o meu próximo, que muitas vezes é o marido grosso, a esposa que fala mais que um rádio, o filho mal educado e etc..., só assim, conciliando a oração com a vida cotidiana, com meus atos, é que se experimenta a oração do coração, para isso devemos pedir o dom da oração do coração, mas fazê-lo com todo o coração, desejando este imenso dom.

Se meditarmos sobre a parábola do filho pródigo, entenderemos que o Pai Nosso, nos espera com um imenso amor e paciência, e que está pronto para nos perdoar e dar-nos dons de imensa riqueza; neste momento me recordo que Nossa Senhora das Graças, certa vez aparecendo a Santa Catarina de Labourie, disse: "tenho tantas graças para derramar à humanidade, mas ninguém as pede." Peçamos estas graças que Maria deseja dar-nos.

Muitas vezes é difícil para nós crermos que não somos apenas um produto do mundo, mas um produto de Deus que possui uma existência eterna. Diante dos olhos de Deus, não há importância se somos pecadores, porque no seu imenso amor, Ele está ali a nos esperar, pronto a perdoar e a trabalhar em nós todas as nossas fraquezas e culpas.
8/ Rezemos então caríssimos irmãos, para podermos receber os dons do Espírito Santo, pois Ele pode nos ajudar de modo particular, comunitário, direto e potente, para nos tornarmos imagem e semelhança de Deus, a qual hoje é um pouco embaçada em nós, por causa do nosso querer pecar.

Deseje e peça o Dom do Espírito Santo, e tenha consciência que Ele quer fazer uma obra nova em sua vida, fazer de você um homem, uma mulher, cheio de Deus, cheio do amor, cheio do Espírito e da graça santificadora.

Por Intercessão da Toda Santa e Toda Pura, a Bem-Aventurada  e Sempre Virgem Maria Rainha da Paz, abençoe-vos o Deus Todo-Poderoso e Misericordioso: "Em nome do Pai  e do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
 
 UNIDOS EM ORAÇÃO COM MARIA RAINHA DA PAZ!

Pe. Mateus Maria, FMDJ
Mosteiro Menino Jesus
paniejezuufamtobie@terra.com.br


Visite o nosso site: www.mosteiroreginapacis.org.br
Visite a nossa página de espiritualidade Mariana http://rainhadapaz.blog.terra.com.br/

Panie Jezu Ufam Tobie!



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.831
Visitas Únicas Hoje: 1.287
Usuários Online: 379