espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 3339 - Satanás existe e atua
Artigo visto 3274




Visto: 3274
Postado em: 11/10/09 às 20:04:53 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=3339
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


3º Congresso Nacional de Exorcistas no México

A Arquidiocese do México realizará o 3º Congresso Nacional de Exorcistas de 16 a 20 de julho na sede da Conferência Episcopal Mexicana em Cuatitlán Izcalli (DF), que contará com a presença de especialistas internacionais. (fonte acidigital.com).

O evento está dirigido a exorcistas, sacerdotes em geral e auxiliares da pastoral de libertação. No caso dos leigos, devem apresentar uma carta expedida por um sacerdote que certifique seu trabalho ativo no Ministério dos exorcistas.Entre os apresentadores destacam o presidente da Associação Internacional de Exorcistas, Pe. Gian Carlo Gramolazzo; Pe. Gabrielle Nanni, autor do livro “O exorcismo“; e o Pe. Francisco Bamonte, autor de “Possessões demoníacas e exorcismo”.

Os temas a serem tratados são “Demonologia e satanismo segundo o magistério da Igreja: O que são? O que podem fazer? E o que podem fazer Satanás e os demônios?”, “Critérios práticos para o exercício da pastoral da cura, a pastoral da libertação e do exorcismo propriamente dito”, entre outros. Além disso, será analisada a Instrução Pastoral dada em 2000 pelo então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Joseph Ratzinger, sobre as orações para pedir a cura dos doentes.

O que O Catecismo da Igreja nos ensina sobre o demônio:

§414- Satanás ou o Diabo, bem como os demais demônios, são anjos decaídos por terem se recusado livremente a servir a Deus a seu desígnio. Sua opção contra  Deus é definitiva. Eles tentam associar o homem à sua revolta contra Deus. 

§391 – Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus (Gen 3,1-5) e que, por inveja, os faz cair na morte (Sab 2,24). A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser um anjo destronado, chamado Satanás ou Diabo (Jo 8,44; Ap 12,9). A Igreja ensina que ele tinha sido anteriormente um anjo bom, criado por Deus.  – “Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em (sua) natureza, mas se tornaram maus por sua própria iniciativa.” (IV Conc. Latrão, 1215)§392 – A  Escritura fala de um pecado desses anjos (2Pe 2,4). Esta “queda” consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. Temos um reflexo desta rebelião nas palavras do Tentador ditas a nossos primeiros pais: “E vós sereis como deuses” (Gn 3,5). O Diabo é pecador “desde o princípio” (1Jo 3,8), “pai da mentira” (Jo 8,44).§393 – É o caráter irrevogável de sua opção, e não uma deficiência da infinita misericórdia divina, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado. “Não existe arrependimento para eles depois da queda, como não existe para os homens após a morte.” (S. João Damasceno; De fide orthodoxa. 2,4).§394 – A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de “o homicida desde o princípio” (Jo 8,44) e que até chegou a tentar desviar Jesus da missão recebida do Pai (Mt 4, 1-11). “Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo” (1Jo 3,9). A mais grave dessas obras, devido às suas conseqüências, foi a sedução mentirosa que introduziu o homem a desobedecer a Deus.

§395 – Contudo, o poder de Satanás não é infinito. Ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre uma criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. Embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino
em Jesus Cristo, e embora a sua ação cause graves danos – de natureza espiritual e, indiretamente, até de natureza física – para cada homem e para a sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da atividade diabólica é um grande mistério, mas “nós sabemos que Deus coopera em tudo  para o bem daqueles que o amam” (Rm 8,28).

 



Prof Felipe Aquino
Site: www.cleofas.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.770
Visitas Únicas Hoje: 1.226
Usuários Online: 407