Espacojames


Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 6056 - O Martírio de Santo Inácio
Artigo visto 2178 vezes




Visto: 2178
Postado em: 27/08/10 às 00:07:53 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=6056
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos

O bispo de Antioquia foi devorado pelos leões no anfiteatro Flávio, hoje chamado de Coliseum, situado no início da Via Sacra, caminho triunfal das legiões vitoriosas desde o Arco de Tito, entre os muitos templos que a ladeavam, terminando na “Cúria” e no templo de Saturno. Trajano conseguiu acabar com a guerra dos dácios, na atual Iugoslávia.

O fim da guerra foi celebrado com pompa inaudita até então. Trajano inaugurou um fórum, (tipo de praça) levantando uma coluna em que estavam seus feitos, esculpidos numa espiral desde a base até o alto. Terminada a guerra em 106, as festas duraram 123 dias. Dez mil gladiadores pereceram nesses dias, para diversão do povo romano. Doze (12) mil feras foram mortas nas famosas “venationes” (caças).

No dia 18 de dezembro de 107 foram lançados às feras, os dois companheiros de Inácio, Zósimo e Rufo. Dois dias depois chegou a vez de Inácio. No dia 20 de dezembro ele alcançou a graça que tanto desejava: dar a sua vida em testemunho por Cristo. Eram os dias em que os romanos celebravam a Saturnália. Saturno era o deus romano da sementeira, semelhante ao Cronos, deus grego, ou deus da agricultura.

O seu nome deu origem ao Saturday, (sábado) em inglês. Seu templo, situado ao final da Via Sacra, servia como banco do erário (tesouro) público. As festas em sua homenagem, chamadas de Saturnália, começavam em 17 de dezembro e demoravam até uma semana.

Era o carnaval romano. Todo trabalho era suspenso. Os escravos tinham uma liberdade temporária para fazer, durante esses dias, o que desejassem. As restrições morais eram suspensas e presentes eram trocados, de modo geral.

Foi no dia 20 que Inácio, junto com outros cristãos e alguns prisioneiros dácios, foi devorado pelas feras. De acordo com as atas de seu martírio, os restos do corpo de Inácio foram levados à Antioquia e depositadas numa urna, que no tempo de Teodósio, o Jovem, foi colocada na basílica que leva seu nome.


www.inacianos.org.br




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!


LEIA TAMBÉM
O temor a Deus
Bancor: O nome da moeda global que um chocante relatório do FMI propõe
O APÓSTOLO PAULO
A experiência do perdão
Mandamentos impressos no coração do homem
As Sinagoga
MASTURBAÇÃO, pecado?
Pedófilos – Quem?
SEXO, um Pecado? (sexo oral & Anal, masturbação)



 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.211.908
Visitas Únicas Hoje: 499
Usuários Online: 191