espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 7363 - SÃO JOSÉ DE CUPERTINO, FRANCISCANO: "o irmão burro"
Artigo visto 4148




Visto: 4148
Postado em: 24/02/11 às 12:20:04 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=7363
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


- Celebrado no dia 18 de setembro -

Franciscano Conventual, nasceu muito pobre, em Púglia, no ano de 1603. É actualmente o protector dos estudantes.

Aos 17 anos, José tinha o desejo de se tornar frade, mas, infelizmente, por causa de sua ignorância, não pôde entrar para o convento. Em lugar algum o queriam. Foi então que os frades menores conventuais de Grotella finalmente lhe abriram as portas do seu convento, confiando-lhe os mais humildes serviços, como tomar conta de uma mula.

José se autodefiniu "irmão burro" e, não obstante isso, queria estudar para ser padre. Nos exames, foi sorteada a única questão que ele sabia: comentar um trecho do Evangelho. Mas, desde aquele momento, começaram a aparecer na vida desse estranho frade os sinais de predilecção divina e dos fenómenos que atestam a sua santidade interior.

Frequentemente, encontravam-no em êxtase diante da imagem de Nossa Senhora, suspenso da terra a alguns palmos.

Quase sem nenhum estudo teológico, tinha o dom da ciência infusa e era consultado por teólogos a respeito de questões delicadas de doutrina e exegese e dava respostas claras e sábias.

"O frade mais ignorante de toda a Ordem Franciscana" foi convocado para ir a Roma. Recebido em audiência por Urbano VIII, o frade caiu em êxtase diante do papa. A fama de seus prodígios fez afluir a ele gente de toda a parte e seus superiores faziam-no mudar continuamente de convento. José Cupertino aceitou tudo com transparente simplicidade. Só lamentava não poder rever a imagem de Nossa Senhora do seu convento de Grotella, cujo pensamento o levava ao êxtase.

Finalmente, os seus confrades designaram-no para o convento de Assis, mas desta vez foi o papa em pessoa que desaconselhou este destino:

"Em Assis - comentou - um São Francisco é mais que suficiente". Assim, José de Cupertino morreu em Osimo, aos sessenta anos, em 1663. "Frade burro", que na vida tinha tido sérios problemas para superar os exames, é invocado pelos estudantes no momento de enfrentar as provas e exames escolares.

(fonte: franciscodeassis.no.sapo.pt - o texto está escrito em português de Portugal)

ORAÇÃO - Ó Deus, que por disposição admirável de vossa sabedoria quisestes atrair todas as coisas do vosso Filho exaltado da terra, fazei que, na vossa bondade, livres dos desejos terrenos, pela intercessão e exemplo de São José de Copertino, possamos conformar-nos em tudo ao vosso Filho que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.


Fonte: http://www.cantodapaz.com.br/blog/2008/10/04/sao-jose-cupertino/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.863.294
Visitas Únicas Hoje: 1.338
Usuários Online: 448