espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 7399 - Por que Deus permite o mal?
Artigo visto 3367




Visto: 3367
Postado em: 02/03/11 às 21:40:55 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=7399
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Pois esse poderia ser o tema da Veja dessa semana. Ao colocar a resposta, um tanto elementar demais para o meu gosto, de Santo Agostinho, o artigo minimiza o entendimento cristão do assunto. Segundo Jerônimo Teixeira, Santo Agostinho, por exemplo, dizia que, se bons e maus sofrem igualmente, é para que os primeiros possam provar sua virtude. Assim como o fogo "transforma a palha em cinza e faz brilhar o ouro", o infortúnio purifica os virtuosos e destrói os perversos, diz Agostinho em A Cidade de Deus.

Pois é, acho que a resposta passa longe do conceito bíblico do assunto. Quer você acredite ou não na história que está no livro sagrado, o fato é que dentro da estrutura narrativa bíblica a coisa se deu assim: A humanidade - representada por Adão e Eva - escolheu não viver mais debaixo do governo divino. Adão e Eva, ao comerem do fruto proibido, se rebelaram contra o Criador e decidiram por um governo independente de Deus. Sendo seres de livre arbítrio (afinal, Deus não poderia predestiná-los ao pecado.), Deus concedeu a eles o que queriam: Independência total. Contudo, não poderia mais sustentá-los. E por isso passaram a envelhecer e morrer.

Pois bem, a partir daí tem prevalecido a lógica do "homem dominando homem para seu prejuízo" (Eclesiastes 8:9). Deus não pode interferir nos assuntos humanos em função disso. Contudo, ele fez um programa de governo para que os que não estivessem de acordo com a independência e rebeldia de Adão e Eva pudessem aderir. É o chamado Reino (i.e. governo) de Deus - tema principal da pregação de Cristo e um dos mais importantes pedidos feitos na oração do Pai-Nosso. "Venha a nós o vosso Reino".

A Bíblia conta a história das pessoas que aderiram a esse governo apesar de o mundo a sua volta rejeitá-lo (consciente ou inconscientemente).

Segundo a Bíblia, por enquanto, Deus nada pode fazer em relação à maldade. Não que ele não tenha poder ou má vontade. O ponto é que ele tem de permitir o mal por um tempo para que fique claro que o homem não pode governar a si mesmo sem Ele.

Essa é basicamente a mensagem de toda a Bíblia.


Fonte: http://sal.zip.net/arch2008-11-01_2008-11-30.html



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.826.350
Visitas Únicas Hoje: 739
Usuários Online: 300