espacojames



Página Inicial
Listar Artigos James




Artigo N.º 9637 - O que faz um Obelisco na Praça de São Pedro, em Roma? Conheça a verdadeira história...
Artigo visto 18657




Visto: 18657
Postado em: 15/04/12 às 06:49:42 por: James
Categoria: Artigos James
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=104&id=9637
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos James


Por James - www.espacojames.com.br

Como falei no artigo 1312, o obelisco é um símbolo da nova era (paganismo), então por qual motivo existe um no meio da praça de São Pedro no Vaticano?

Lendo alguns artigos protestantes, citam que Roma é a Grande Babilônia do Apocalipse e o obelisco na praça de São Pedro representa prova de que o Vaticano pertence a Nova Era. Que tolice! Isso com certeza foi criado por uma mente podre e preguiçosa que não conhece internet ou não sabe pesquisar. Em poucos segundos, encontrei o verdadeiro significado da permanência do obelisco no vaticano. Leia abaixo o resumo:

"Em memória desses mártires a Igreja conserva o monumento por ter sido a última coisa que eles (São Pedro, cristãos) viram no mundo antes de morrerem estraçalhados pelas feras. Ele (Obelisco) está lá, testemunha silenciosa de 40 séculos de História. Sobre ele, foi colocada uma cruz contendo uma relíquia da verdadeira Cruz de Cristo. "

Observe na foto abaixo, no alto do obelisco a Cruz de Cristo que vence todas as obras do mau, inclusive o paganismo. O obelisco encontra-se ai por estes dois motivos: Em memória a São Pedro e muitos outros cristãos que foram mortos naquele local e pelo fato da Cruz vencer o paganismo.

"Durante séculos, a Cruz foi vencendo o paganismo, aplacando as injustiças e formando a mentalidade dos homens e das instituições, que vieram a constituir, posteriormente, a realidade conhecida como o mundo ocidental e cristão. Em memória disso, no centro da Praça de São Pedro, no Vaticano, há um grande obelisco encimado pela Cruz de Cristo, representando o triunfo da Fé sobre o paganismo. "

--

História do obelisco no centro da Praça de São Pedro, em Roma

O Obelisco do Vaticano é um obelisco no centro da Praça de São Pedro no Vaticano, Roma. Originalmente do Egito, levado para o Vaticano por Calígula para decorar a "espinha" de seu novo Circo, onde posteriormente seria martirizado São Pedro, motivo pelo qual o obelisco foi mantido, por estar próximo ao local do martírio do apóstolo.

É constituída de granito vermelho vindo de Assuão, sua base possuí quatro leões de bronze (de Prospero Antichi) e sua altura é de 40 m contando até a cruz, sendo o segundo maior obelisco de Roma, após o Obelisco Laterano, transportado para Roma três séculos mais tarde. A cruz em cima do obelisco guarda um dos pedaços originais provavelmente da cruz de Jesus Cristo, colocadas ali pelo Papa

Obelisco da praça de S.Pedro tem 4 mil anos, foi esculpido no Egito cerca de 20 séculos antes de Cristo e levado para Roma como troféu de guerra pelo Imperador Calígula, que mandou colocá-lo no circo romano que existia próximo, onde hoje é a Praça de S.Pedro.

Neste circo, ou arena, morreram milhares de cristãos pela causa do Cristo, deram seu sangue, suas vidas pelo Senhor, inclusive Pedro e Paulo.

Em memória desses mártires a Igreja conserva o monumento por ter sido a última coisa que eles viram no mundo antes de morrerem estraçalhados pelas feras. Ele está lá, testemunha silenciosa de 40 séculos de História. Sobre ele, foi colocada uma cruz contendo uma relíquia da verdadeira Cruz de Cristo.

Isto foi feito assim para simbolizar o triunfo do Cristianismo sobre o paganismo. Há mesmo, na base desse obelisco, palavras do exorcismo contra os demônios. O Papa concede indulgência a quem reza para a Cruz Vitoriosa, que está fincada como vitoriosa sobre o obelisco pagão.

Origem do obelisco

O obelisco do Vaticano é desprovido de qualquer registro hieróglifo egípcio, mas possuí em duas das suas faces uma dedicação aos imperadores romanos Augusto e Tibério, feitos por Calígula. O obelisco provavelmente é nativo de Heliópolis (do Templo pilone de Rá), durante o reinado do faraó Amenemhat II.

Transportado para Roma

Ele foi transportado para Alexandria por Augusto, para um recém-construído Forum Iulii, pois após a conquista do Egito, obeliscos foram erguido em frente de templos e fóruns. Sendo poucos os registros dessa época.

Em seguida, os dados tornam-se seguros, sendo que Calígula em 37, transporta o obelisco para Roma, para se tornar a "espinha" do circo do Vaticano, ou circo de Calígula, então em construção. A localização do circo de Calígula antes da sua demolição é bem conhecida: a sua espinha, incluindo o obelisco que marca o centro, foi localizado a apenas poucos metros a sul da Velha Basílica de São Pedro, construída por doações do imperador Constantino I, toda a parte norte pertence à basílica. O obelisco em si é uma das construções mais antigas de Roma, sendo que nunca caiu. Ele permaneceu erguido em seu lugar de origem, de acordo com a imemorial tradição, próximo ao local do martírio do apóstolo Pedro.

No Centro da Praça de São Pedro



A máquina de Domenico Fontana para mover o Obelisco.

Durante a Idade Média, a bola dourada no topo do obelisco possuía as cinzas de Júlio César. O Papa Sixto V removeu o obelisco em 1586 para o centro da Praça de São Pedro, o arquiteto Domenico Fontana construiu máquinas de madeira para transportar o obelisco cerca de 300 metros, sendo preciso mais de novecentos homens para erguê-lo, demorando quatro meses, sendo considerada uma façanha técnica não vista desde a antiguidade. Fontana removeu a antiga bola de metal com as cinzas de César, colocando-a no Museu de Roma, onde está até a atualidade. Um século mais tarde, em 1660, Bernini construiria a Praça de São Pedro no aspecto atual, com duas séries de colunas idênticas no norte e no sul, com o obelisco no centro.



Por James - www.espacojames.com.br
Fonte consultada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Obelisco_do_Vaticano



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.862.978
Visitas Únicas Hoje: 1.022
Usuários Online: 360