espacojames



Página Inicial
Listar Artigos Medjugorje




Artigo N.º 3160 - O JEJUM A PÃO E ÁGUA - 1ª Parte
Artigo visto 24868




Visto: 24868
Postado em: 21/09/09 às 07:23:11 por: James
Categoria: Artigos Medjugorje
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=18&id=3160
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos Medjugorje


Abaixo transcrevemos cinco questões que nos foram apresentadas recentemente por emails ao site ‘queridosfilhos’

O jejum é um dom de Deus” Mirjana   
 

           

            “Estou fazendo jejum há pouco mais de 4 semanas e gostaria de te perguntar em quais os horários tu fazes teu jejum nas quartas e sextas-feiras .”

            “Fico um pouco confuso quando vou fazer jejum. O que oferecer? Qual o objetivo a ser atingido?”

            “Quando a Mãe pede que jejuemos a pão e água às quartas e sextas-feiras é para se fazer 24 horas ou pode ser até a hora que acharmos melhor. Exemplo: do amanhecer até 18:00 h ?”

             “Realmente, quando fazemos o jejum, sentimos uma força diferente que envolve nossa alma. Mas é um desafio muito grande para mim que trabalho na área de faturamento.”

            “Gostaria particularmente de lhe convidar para orientar nossos jejuns e penitencias!”

            Diante destas e outras perguntas entendemos que os que as fazem representam os questionamentos de muitas pessoas que, de boa vontade, querem responder ao pedido de Nossa Senhora de Medjugorje para o jejum a pão e água. Porém, têm algumas dúvidas de como realizá-lo. Por isso elegemos o tema “jejum a pão e água” para artigo principal do Boletim nos meses de abril e maio.


Parte I

            Foi em 1981, no primeiro ano das aparições, que Nossa Senhora pediu para que as sextas feiras fossem dias de jejum. Então, em agosto de 1984 ela também acrescentou as quartas feiras como dias inteiros de jejum. Tal jejum deveria ser assumido com firmeza.

            Quando os videntes perguntaram qual a melhor forma de jejuar ela disse : "o melhor jejum é o jejum a pão e água”

            "Queridos filhos,...o melhor jejum é a pão e água. Através do jejum e da oração se pode parar uma guerra e se pode suspender as leis da natureza. A caridade não pode substituir o jejum. Apenas aqueles que não são capazes de jejuar podem algumas vezes substituí-lo  com oração, caridade e confissão, mas todos, com exceção dos doentes, devem jejuar” (21 de julho de 1982)

            Como se faz o jejum a pão e água? No jejum a pão e água come-se pão quando se está com fome e bebe-se água quando se tem sede. Apenas isso e nada mais.

No quarto capítulo do Evangelho de São Mateus lemos que Jesus jejuou por 40 dias sem nada comer. Jesus foi capaz de jejuar 40 dias. Cada um de tem capacidade de oferecer a Deus um dia de jejum a pão e água.

            Nas bem aventuranças Jesus simplesmente presume a prática do jejum pelos seus discípulos. Ao afirmar “e quando jejuarem”,  prevê que vai acontecer. Ele diz:


16. Quando jejuardes, não fiqueis com um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
17.Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto.
18.Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, recompensar-te-á.  (Mt6,16-18). 

Jejuar às quartas e sextas-feiras não é fácil, mas exige de cada um o desejo de oferecer a Deus um sacrifício e isto requer uma disciplina.

Os doentes estão dispensados do jejum a pão e água, mas devem substituí-lo por uma outra abstinência deixando de fazer algo de que gostam. Sobre isto os videntes explicaram várias vezes. Eles dizem que, embora o jejum a pão e água seja o melhor, se alguém por um motivo justo não puder fazê-lo que o substitua por uma outra abstinência.

            Alguém nos escreveu dizendo que trabalha na área financeira de um hospital e por ele passam valores e cálculos elevados. Assim se sente inseguro porque se cometer algum erro será responsabilizado. Nesta situação, o bom senso aconselha a se começar de forma gradativa em direção ao jejum de um dia inteiro. Mas, após tentar com sinceridade fazer o jejum a pão e água se ainda sentir dificuldades poderá optar por uma outra forma de abstinência.  O importante é o esforço sincero e decidido.

            Nossa Senhora nos pede para aceitarmos esta mensagem: “com uma vontade firme perseverem no jejum.” (25 de junho de 1982).
          

 Falando sobre o jejum a pão e água no 16º Encontro Internacional da Juventude em Medjugorje em 2006, Mirjana esclareceu:

“Nossa Senhora, Rainha da Paz, recomenda o jejum às quartas e sextas feiras, a pão e água. Sabe-se que é difícil e que não agrada a muitas pessoas. Também a esse respeito aqui em Medjugorje verifico que as pessoas das mais diferentes nações dizem a mesma coisa, o quanto é difícil para elas o jejum e a oração”.

“Nossa Senhora pediu o jejum a pão e água. Os americanos perguntam se podem tomar café pela manhã. Eu lhes digo: que seja antes de Nossa Senhora acordar, pois assim Ela não verá o café que tomam... Os italianos: podemos almoçar ou jantar ? Cada um procura contornar... Também indagam: quantas horas de jejum ? Como se não soubessem que o dia tem 24 horas ! Nossa Senhora disse: "Pão e água". Somente para os doentes não é recomendado. Ela disse que os doentes saberão como substituí-lo. Todos os demais devemos rezar, pedindo ajuda a Deus para conseguirmos jejuar. O jejum é um dom de Deus”.


            É importante que o jejum passe a fazer parte de nossas vidas. Algo assumido semanalmente.

            Também a Bíblia nos ensina que ao fazermos o jejum cuidemos de nossa aparência, sem demonstrarmos melancolia ou sofrimento. Pelo contrário, poderíamos sorrir até mais do que nos outros dias, pois o jejum que nos deixa sem o alimento habitual nos enche da presença de Deus. Portanto, demonstraremos alegria e não tristeza.

            Em Medjugorje Nossa Senhora diz que aqueles que jejuam não devem anunciar aos outros que estão jejuando e aqueles que não jejuam não devem falar sobre o jejum. E ainda que:

“Quem não faz o jejum, não deve propagar o jejum”

            São muitos os benefícios do jejum: ajuda a nos reconhecermos frágeis e limitados, tornando-nos humildes. Purifica a alma. Com o jejum oferecemos sacrifícios pela conversão dos pecadores. Pode modificar o curso da natureza e conceder graças especiais àqueles que praticam este sacrifício.

             “Vocês se esqueceram que com o jejum e a oração pode-se evitar as guerras e suspender-se  as leis da natureza” (25/12/1982)

            e, “ Queridos filhos, hoje novamente eu os convido à oração. Somente com a oração e o jejum a guerra poderá parar. Portanto, meus filhinhos, rezem, e com a sua vida dêem  o testemunho que vocês pertencem a mim, porque Satanás deseja nestes dias turbulentos seduzir tantas almas quanto for possível”. (25/04/1992 – durante a guerra da Bósnia)

            Nossa Senhora diz que o jejum é necessário, tem um papel importante, para que se realize o plano de Deus em Medjugorje integralmente.

                                                                                        
 “Nossa Senhora nos suplicou para que rezássemos e jejuássemos. Esta é a única arma contra Satanás que quer destruir tudo de bom que há em nós. ‘Através da oração e do jejum nós podemos vencer o mal e resistir às tentações’ (Aparição anual à Ivanka Ivankovic em 25/06/1992 - aniversário das aparições). 
 
Jejum às quartas e sextas-feiras

Nossa Senhora nos pede jejum às quartas e sextas-feiras e isso parece ser uma  novidade. Às sextas-feiras tudo bem, mas às quartas?  Por que?

Na verdade, isto não é uma novidade na Igreja. O documento chamado ‘Didache’ foi escrito entre os anos 60 e 120dC sendo também chamado de “Ensinamentos dos Doze Apóstolos” . É considerado o primeiro documento que procura ensinar de forma sistemática a vivência da fé cristã, a mensagem de Jesus Cristo, a doutrina dos Apóstolos. Pois bem, no item 8,1 da ‘Didache’  se lê : “ Não jejuem como os hipócritas nas segundas e quintas, mas vocês (cristãos) jejuem  no quarto dia (quarta-feira, pois o domingo era o primeiro) e nas sextas- feiras”. Era uma referência aos fariseus e queria definir a diferença entre o modo de vida deles e o da Igreja. Mas, o importante naquele documento é que a prática do jejum às quartas e sextas-feiras corresponde ao costume mais antigo na História da Igreja.
            Ainda daquela época temos a informação de que era oferecida uma última refeição aos mártires antes de sua execução. Quando oferecida às quartas ou sextas recusavam-na porque eram dias de jejum na Igreja.

            Sexta-feira sempre foi o principal dia de penitência por memória à Paixão de Cristo. Sobre o jejum da Igreja primitiva na quarta-feira não se tem certeza do motivo. A explicação mais freqüente é que quarta-feira lembrava os primeiros cristãos o dia da traição de Judas, quando negociou a venda de Jesus por 30 moedas de prata para entregá-lo no dia seguinte no Monte das Oliveiras.

            Assim, Nossa Senhora de Medjugorje  não está inventando um novo dia para penitência,mas, está resgatando a prática da Igreja primitiva, a Igreja dos Apóstolos, a Igreja dos santos mártires. Para a Igreja daquela época ser cristão era um estado permanente de vida e assim o jejum se constituía numa prática regular de todo batizado. Significava um modo profundo e coerente de viver o seguimento de Jesus.

"Queridos filhos. Hoje eu lhes peço para começarem a jejuar a partir do seu coração. Existem muitas pessoas que jejuam, mas somente porque as outras pessoas estão jejuando. Tornou-se um costume que eles não querem parar. Eu peço a esta paróquia para jejuarem como Ação de Graças a Deus por me permitir permanecer um longo tempo nesta paróquia. Queridos filhos, jejuem e rezem com o seu coração. Obrigada por terem respondido  ao meu chamado”  (20/09/1984)

O que significa jejuar com o coração? Jejuar com o coração significa que não estamos jejuando só porque muita gente está jejuando , não significa que estamos numa prática para perder peso ou para purificar o corpo de toxinas. Jejuar de coração significa que , em primeiro lugar, estamos fazendo um sacrifício oferecido a Deus por intercessão de Maria e em segundo lugar que  o estamos praticando como um ato de amor a Deus. É este o jejum do coração.
É de se notar a perspicácia e sabedoria de Nossa Senhora em nos advertir para que se tome cuidado de ‘não tornar o jejum algo com que a gente se acostumou’. Eu consigo jejuar e faço o jejum porque ‘tenho que fazer’. Mas é um jejum que não significa uma maior busca de Deus, de conversão, de mais oração. É jejuar por jejuar. É um jejum estéril. Se for para fazê-lo assim, melhor seria para aquele que jejua estar comendo do que se submeter a uma privação sem objetivo.

            Para Medjugorje o jejum de coração é um ato de amor a Deus e à humanidade. Resposta de amor ao pedido de Nossa Senhora que Deus nos tem enviado por quase  27 anos.
 
 
 
 
Para a elaboração de algumas partes deste artigo se utilizou o texto do livro” “Medjugorje e a família: ajudando as famílias a viverem as mensagens”( Medjugorje and the Family: Helping Families to Live the Message)reimpresso por Queenpeace Publishing (2005).


Fonte: www.queridosfilhos.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.565
Visitas Únicas Hoje: 1.021
Usuários Online: 459